• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

O Destino dos Eruhíni

<P class=CorpoTexto>
spacer.gif
A mortalidade foi dada aos Atani como um dom/presente "o qual com o passar do Tempo até os Poderes deverão invejar" [Silmarillion]. Aevidência para isto bem do seguinte: as palavras de Ilúvatar, os costumes Numenorianos relativos à morte, as advertências dos Elfos a Númenor, as palavras de Gandalf sobre o Um Anel, a escolha de Lúthien, e a escolha dada aos Peredhil. </P>
<P class=CorpoTexto>

spacer.gif
Mortalidade foi dada como um dom/presente, como provado pelos seguintes trechos das palavras de Ilúvatar e dos Valar referentes às decisões de Ilúvatar. ""Mas para os Atani eu darei um novo dom/presente." Então ele desejou que os corações dos Homens deveriam procurar algo além do mundo e não encontraria descanso dentro dele"" [Silmarillion]. Este é o dom/presente da Mortalidade, o qual também é visto como um sofrimento pelo Homens que caíram sob o domínio de Morgoth e aqueles que invejaram a vida dos Eldar. "Pois não é permitido aos Valar evitar a Morte deles, a qual é o dom/presente de Ilúvatar aos Homens" [Silmarillion]. Com a morte, os Atani deixam os Círculos do Mundo para sempre. Onde eles vão, apenas Mandos e Manwë dentre os Valar sabem. "Morte é seu destino, o dom/presente de Ilúvatar, o qual com o passar do Tempo até os Poderes deverão invejar". [Silmarillion] </P>
<P class=CorpoTexto>

spacer.gif
Os costumes relativos à morte para os Atani não corrompidos por Morgoth eram para o Homem em questão abrir mão de sua vida quando sentisse que era o momento. "Mas Bëor ao final abriu mão de sua vida voluntariamemte e morreu em paz." [Silmarillion] Este costume permaneceu verdadeiro para os Numenorianos até meados da Segunda Era do Sol, quando eles começaram a invejar os Eldar e os Valar, desejando vida sem fim. Para os Reis Numenorianos, este tempo era usualmente por volta do seu quarto século, até que opcorreu a diminuição de suas sabedorias e o aumento de seus orgulhos. O primeiro dos Reis Numenorianos a romper este costume foi Tar Atanamir, "pois ele foi o primeiro dos Rei a se recusar a abrir mão de sua vida, ou a renunciar ao cetro; e ele viveu até a morte tomou-o forçosamente na senilidade." [Unfinished Tales] Parece que ao tempo do Exílio, significando os reinos de Arnor e Gondor, esta tradição não era mais seguida. "Não, senhora, eu sou o último dos Numenorianos e o último Rei dos Dias Antigos; e para mim foi dado não apenas um período de vida três vezes maior que dos Homens da Terra-média, mas também a graça de partir à minha vontade e devolver o dom/presente." [Aragorn, "O Retorno do Rei"]. Ao tempo da Terceira Era era sabido que apenas a Aragorn e àqueles dos Peredhil que tivessem escolhido o destino dos Atani foi dado este dom/presente. </P>
<P class=CorpoTexto>

spacer.gif
Conforme os Numenorianos foram crescendo em orgulho e tornando-se mais invejosos da vida dos Eldar, eles começaram a falar contra a Proibição e tornaram ansiosos por vida eterna, como a vida dos Eldar. "Pois os Elfos não morrerão até o mundo morrer, a menos que sejam assassinados ou extinguam-se em tristeza [a ambas estas mortes aparemente eles estão sujeitos]; nem a idade diminuirá suas forças, a menos que atinjam a idade de dez mil séculos; e morrendo eles são conduzidos aos salões de Mandos em valinor, de onde eles podem, no momento apropriado, retornar" [Silmarillion] O vigésimo-quinto Rei de Númenor, Ar-Pharazôn, enviou uma esquadra para a Terra-média, para conquistar os exércitos de Sauron. De fato, o poder dos exércitos Numenorianos era tão grande que as hordas de Sauron fugiram, e Sauron teve que usar um estratagema para conseguir o afundamente de Númenor. Então ele humilhou-se ao Rei e foi levado para Númenor como prisioneiro. Contudo, Sauron logo se tornou o conselheiro chefe e Ar-Pharazôn começou a perseguir os Fiéis ainda mais do que antes, inclusive sacrificando-os a Morgoth na esperança de vida eterna."Mas por tudo isto a Morte não afastou-se da terra, pelo contrário ela vinha mais cedo e mais freqüentemente, e de muitos modos terríveis. Pois enquanto que no tempo passado so homens ficavam idosos lentamente, e deitavam-se no final para dormir, quando eles finalmente se cansavam do mundo, agora loucura e tristeza assolava-os; e agora eles tinham medo de morrer e partir para a escuridão do senhor que eles tinham tomado"[Silmarillion] </P>
<P class=CorpoTexto>

spacer.gif
Conforme este o orgulho crescia e os Numenorianos tornavam-se mais arrogantes e invejosos dos Eldas e dos Valar, a eles foi mandado avisos do que poderia acontecer. Estas mensagens foram mandadas pela primeira vez no tempo de Tar-Atanamir. "Isso [essa mensagem] que nós portamos é verdadeira, que sua morada não é aqui, tampouco na Terra de Aman nem em lugar algum dentro dos Círculos do Mundo. E o Destino do Homem, o qual diz que eles devem partir, era inicialmente um dom/presente de Ilúvatar. Ele tornou-se um dofrimento apenas porque indo sob a sombra de Morgoth pareceu-lhes que estavam cercados por uma grande escuridão." [SIlmarillion]. Pois Morte foi dada como um dom/presente aos Atani, mas se eles não devolvessem as suas vidas no tempo certo lhes seria dado este aviso. "E os Valar aconselha-os ardentemente que não evitem a verdade para a qual foram chamados, a fim de que não se torne novamente uma ligação à qual vocês sejam forçados"[Silmarillion] Nós invejamos os eldar, porque a mesmo que fossem assassinados, eles viveriam tanto quando a Terra, e eles nos invejam porque não estamos amarrados aos Círculos do Mundo por bem ou mal, e quando morremos a deixamos para sempre. </P>
<P class=CorpoTexto>

spacer.gif
A cada um dos Eruhíni foi dado uma duração de anos, a qual ele não pode naturalmente ultrapassar. Para Hobbits, esta duração é de cerca de um século. Para os Dunedáin, próximo ao final da Terceira Era do Sol, entre cem e cento e cinquenta anos , [Aragorn foi uma excessão a isto, vivendo até cento e noventa anos e entregando sua vida livremente] e para o resto dos Atani, cerca de um século. Os Quendi vivem tanto quanto a Terra existir, a menos que mortos por armas ou por tristeza. A duração de vida para um dos Khazâd era cerca de dois séculos e meio, mas eles foram feitos para ter uma vida longa. Os Grandes Anéis podiam exapandir este tempo, mas eles tinham muitos efeitos negativos, a maioria dos quais causados por Sauron e o Um Anel. "Um mortal, Frodo, que mantenha um dos Grandes Anéis não morre, mas ele não cresce ou obtém mais vida, ele meramente continua, até que finalmente cad minuto seja um cansaço" [A Sociedade do Anel]. A razão para isto era porque quanto mais um portador de um dos Grande Anéis o mantivesse, mas ele era "esticado" além da duração normal de sua vida. "Com certeza é um tipo pobre de vida longe a que o Anel proporciona, um tipo de vida estica ao invés de um crescimento contínuo - uma espécie de afinamento e afinamento." [Sociedade do Anel] Um bom exemplo disto poderia ser Bilvo, ou melhor ainda, Gollum, que teve o Um Anel por quase seis séculos. Gollum não mais possuía o Anel, mas ao contrário o Anel o possuía, pois ele era completamente ligado a ele. Bilbo certamente notou o efeito "esticador" do Anel, pois ele disse a Gandalf: "Porque, eu sinto-me todo fino, de alguma maneira esticado, se você entende o que eu quero dizer: como manteiga espalahada em uma fatia muito grande de pão" [Sociedade do Anel] </P>
<P class=CorpoTexto>

spacer.gif
A escolha de Lúthien Tinúviel foi uma excessão especial, feita esclusivamente pelo grande destino de seus descendentes. Lúthien seguiu Beren na morte, quando ele morreu dos ferimentos recebidos na Busca pela Silmaril. "Estas foram as escolha que ele deu a Lúthien. Devido aos seus feitos e sua tristeza, ela seria liberta de Mandos, e iria para Valimar, morando ali até o fim do mundo, entre os Valar, esquecendo todos os sofrimentos que sua vida teve conhecimento. Para lá Beren não poderá ir. Pois não é permitido aos Valar evitar a Morte dele, a qual é o dom/presente de Ilúvatar aos Homens. Mas a outra escolha é esta: que ela poderia retornar para a Terra-média, e levar com ela Beren, para morar lá novamente, mas sem a certeza de uma vida de felicidades. Então ela deverá tornar-se mortal, e sujeitar-se a uma segunda morte, assim como ele; e sem muito tardar ela deverá abandonar o mundo para sempre e sua beleza se tornará apenas uma lembrança em uma canção"[Silmarillion] Lúthien escolheu a mortalidade, como dito no O Senhor dos Anéis, e de seu casamento com Beren surgiram os Meio-Elfos, que tiveram um grande papel no destino do Mundo. Dos Peredhil vieram Elros, que foi o primeiro Rei de Númenor e Elrond, que teve uma grande participação nos eventos da Terceira Era. Da linha de Elros vieram os Reis dos Reinos no Exílio, Arnor e Gondor. Daquela linha era Aragorn, o primeiro Rei do Reino Reunificado. Foi em parte seu trabalho a distração de Sauron, o que permitiu a destruição do Anel e a vitória do Oeste sobre o Senhor Escuro e as forças de Mordor. </P>
<P class=CorpoTexto>

spacer.gif
Arwen Undómiel fez a mesma escolha, q qual para ela foi uma das escolhas dadas aos Meio-Elfos, como ela disse a Frodo em sua despedida. "Eu não deverei ir com ele agora quando ele parte para os Portos; pois minha é a escolha de Lúthien, e como ela eu escolhi, tanto o doce quanto o amargo."[O Retorno do Rei] O doce, porque ela amava Aragorn e estava agora casada com ele, e o amargo, porque ela nunca mais veria seu pai ou sua mãe novamente pois eles tinham ido aos Portos muito antes, e também como um dos Peredhil, ela tinha vida longa, mesmo com essa escolha. Elros Tar-Monyatur viveu por cinco séculos, quatrocentos e dez deles como o primeiro Rei de Númenor, antes de entregar sua vida. Arwen entregou sua vida um ano após a morte de Aragorn, de sua própria vontade, na Quarta Era, ano 121. Em sua partida ela ganhou mais entendimento sobre o Dom/PResente de Ilúvatar. Mesmo com seu conhecimento, ela pediu a ele para esperar antes de fazer sua escolha pois "ela não estava ainda cansada de seus dias, e dessa forma ela experimentou o amargor da mortaluidade que escolheu para si" [O Retorno do Rei]. "Poderia você então, senhor, antes de seus tempo, partir e deixar seu povo que vive pela sua palavra?" ela disse. "Não antes do meu tempo," ele respondeu. "Pois se eu não quiser ir agora, então eu deverei ir logo forçosamente. E Eldarion nosso filho é um homem completamente maduro para o trono."[O Retorno do Rei] </P>
<P class=CorpoTexto>

spacer.gif
O Dom/Presente dos Homens é também chamado de Maldição dos Homens, pois como Arwen disse em dua despedida final de Aragorn: "Agora não existe navio que me levasse portanto eu devo de fato obedecer ao Maldição dos Homens, deseje eu ou não: a perda e o silêncio. Mas eu digo a você, Rei dos Numenorianos, não antes de eu ter compreendido a história de seu povo e sua queda. Como tolos mal intencionados eu os desprezei, mas tive piedade deles finalmente. Pois se isto é realmente, como os Eldar dizem, o dom/presente do Um para os Homens, é margo de receber." [O Retorno do Rei] O dom/presente de Ilúvatar mais tarde recebeu este nome, pois para a maioria dos Atani morte não era um dom/presente, mas sim uma maldição, a ser afastada tanto quando possível, de forma que ao invés de morrer de livre vontade, eles morriam de idade como Aragorn disse. "Aconselhe-se consigo mesma, amada, e pergunte se você realmente deseja que eu espere até encolher e cair do meu alto trono senil e não mais homem." [O Retorno do Rei] </P>
<P class=CorpoTexto>

spacer.gif
Dada a escolha dos Peredhil que escolheram a Mortalidade, algumas vezes chamada de "escolha de Lúthien", as palavras de Ilúvatar, a evidência dos Anéis de Poder, e os avisos dados os Numenorianos, Mortalidade foi dada aos Atani como um dom/presente. Como provado acima, Mortalidade foi dada como um dom/presente "que mesmo os Poderes irão invejar" [Silmarillion]. Morte é o destino dos Atani, que é deixar os Círculos do Mundo para sempre.</P>
Tradução de Fábio Bettega
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo