1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

O destino de Undómiel

Tópico em 'J.R.R. Tolkien e suas Obras (Diga Amigo e Entre!)' iniciado por Fingon, 8 Nov 2003.

  1. Fingon

    Fingon Usuário

    o destino de arwen nao eh deixado mto claro nos apendices do senhor dos aneis....

    lah, apenas eh contado que após a morte de Aragorn ela vai para as florestas de... hmm.. axu que Lothlorien naum? mais perai, ela vai vive lah pra sempre?! triste como foi contado nos apendices?!

    q finalzin mais triste meu...
    100 anos com o aragorn, não compensam uma eternidade de sofriemento e de exclusão.

    sera que os valar deixaram, por compaixao Arwen partir para a terra abençoada? mas como se Cirdan fora embora, e com ele todas as embarcações?
     
  2. Cildraemoth

    Cildraemoth Usuário

    Re: o destino de undomiel

    Sim e não. Ela vai para lá, mas não vive para sempre. Como ela escolheu a mortalidade, depois de um tempo ela morre e tem o mesmo destino de todos os humanos (seja lá qual for...)

    Não é uma questão de os Valar deixarem. Ela abdicou do seu direito de ir para lá, pois se fosse, certamente não encontraria Aragon no "afterlife". Sendo mortal, talvez eles se encontrem no equivalente dos salões de Mandos para humanos, caso haja algo assim. É importante ressaltar que não se sabe qual o destino dos humanos após a morte.
     
  3. Fory

    Fory Usuário

    Re: o destino de undomiel

    Isso é contado nos Apêndces sim (Final da História de Arwen e Aragorn):
    "Então, por fim, quando as folhas de mallorn estavam caindo, mas a primavera ainda não chegara, ela se deitou para descansar em Cerin Amroth, e lá está seu túmulo verde, até que o mundo se altere (...)"
    E segundo o contos dos anos ela morreu no ano seguinte a Aragorn. Lembrando que nessa época não existia mais nenhum elfo em Lothórien.
     
  4. Lady of Valinor

    Lady of Valinor Usuário

    eu li em algu lugar que ela morreu aproximadamente 1 ano depois de aragorn, mas eu nao tenho certeza, e acho 1 ano muito pouco... sei lá... :roll:
     
  5. Fory

    Fory Usuário

    Foi o que eu disse no tópico anterior.

    Segundo o Conto dos Anos no Apêndice de SdA, Arwen morreu uma ano após Aragorn, em Lothórien, mas precisamente em Cerin Amroth, onde ficou o túmulo verde dela, morreu sozinha, pois lá não haviam mais elfos. Provavelmente o útimo (Celeborn) tinha ido para Valfenda.
     
  6. Athena Sagara Black

    Athena Sagara Black Angel of the Music

    pobre mulher...
    sofreu tanto..
    lutou com Deus e o mundo par ficar com o aragorn e este morre antes dela....

    eu num lembrva dessa parte..
    justa hora q emprestei o livro :x
     
  7. Fory

    Fory Usuário

    Pobre mulher nada!
    Ela abdicou do destino de Elfa, de viver para sempre, justamente para se juntar a Aragorn após a morte, pois se ela permanecesse elfa, ela continuaria vivendo por toda a eternidade, e nunca mais encontraria Aragorn.
    E ela não lutou com Deus e todo mundo para ficar com Aragorn, foi o contrário! Aragorn que fez tudo o que fez para ficar com Arwen (uma exigência de Elrond).
    Se não fosse a imposição de Elrond, provavelmente não teríamos o Rei Elessar.
    Ah... e ela não "morre antes do cara" por assim dizer. Aragorn resolveu deixar a vida após governar por 120 anos, Arwen, um ano depois também deixou a vida, não antes de rever Lothórien, a morada que tanto amava, para depois se juntar a ele novamente.
     
  8. Elindrah_Gigi

    Elindrah_Gigi Usuário

    Mas sabe uma coisa que eu não entendo: quando Aragorn e Arwen estão conversando, ele diz que ela poderia se arrepender e voltar para o Oeste, ou então se conformar com o destino dos homens. Mas, será que ele não sabia que não havia mais barcos nos portos cinzentos?
     
  9. Fory

    Fory Usuário

    Barcos sempre houveram...
    Legolas e Gimli, depois Sam... Os elfos ainda permaneceram muito tempo na TM, indo gradativamente para o oeste.

    Mas voltando... não me lembro de Aragorn ter dito isso e a ela... :think: mas.
     
  10. Elindrah_Gigi

    Elindrah_Gigi Usuário

    Ele diz nesse trecho:

    "Não lhe direi palavras de consolo, pois não há consolo para uma dor assim nos circulos do mundo. A escolha suprema se coloca diante de você: arrepender-se e ir para os Portos, levando para o Oeste a lembrança dos dias que passamos juntos, que lá serão sempre verdes, embora não passem de uma lembrança, ou conformar-se com o Destino dos homens."

    Bom pelo menos foi isso que eu entendi... o que vocês acham? :think:
     
  11. NIMRODEL

    NIMRODEL Usuário

    Mas a própria Arwen responde q ela nao pode mais se arrepender de sua escolha , entao certamente nao dava para voltar atrás e se transformar novamente numa elfa para entrar em valinor.
     
  12. *Artanis*

    *Artanis* Siga as borboletas!

    Eu acho q nessa época nem todos os elfos tinham partido da TM, e o Aragorn sabia disso por isso ele diz pra ela se arrempender e partir para os Portos Cinzentos. Mas minha dúvida é: sera q ela poderia se arrepender e voltar a ser imortal ?
     
  13. .:Padme:.

    .:Padme:. Usuário

    Uma coisa que eu fiquei pensando sobre essa parte do livro: quem eram os filhos e filhas de Aragorn e Arwen? Não se fala muito sobre quando eles nasceram, ou algo mais a respeito?
     
  14. NIMRODEL

    NIMRODEL Usuário

    Não sei se estou enganada mas acho q não dava para voltar atrás, por q se não um descendente de um imortal q decidiu ser humano e consequentemente nasceu humano podia escolher ser elfo, o q não podia acontecer.
     
  15. Fory

    Fory Usuário

    Creio fortemente que não. A escolha é feita uma única vez, não tem porquê "ficar trocando". Aquelas foram as palavras de Aragorn, porém a escolha já havia sido feita, não daria para voltar atrás, e nem se pudesse Arwen iria querer voltar a ser imortal.
     
  16. kilson Viegas

    kilson Viegas Usuário

    Realmente eu acho o final de Arwen muito triste, mas foi ela que escolheu mas com pertencia uma linhagem superior a de Aragorn, acho que podemos comparar ela com Elros, mas com certeza ela viveu alguns seculos antes de morrer........
     
  17. Fingon

    Fingon Usuário

    a naum ser pelo fato de que arwen eh bem mais elfa do que seu tio
     
  18. *Artanis*

    *Artanis* Siga as borboletas!

    Quando eu li o livro foi isso q eu pensei, q foi apenas um modo do Aragorn falar e a resposta da Arwen foi q ela não tinha escolha pois ela ja tinha escolhido ser mortal e não tinha nenhum navio q poderia levar uma mortal para Valinor.

    Pois é, a morte do Rei e a separação dos dois é muito triste, mas por um outro lado é o unico jeito deles ficarem juntos pra sempre no "além vida" .
    A cena dela se despedindo de Lothlorien é triste porque significa um adeus a todos os elfos mas esta foi sua escolha, dizer adeus ao mundo dos elfos pelo Aragorn.
     
  19. a-dri

    a-dri Usuário

    primeiro q jah eh mto injusto o aragorn morrer.

    o sacrificio dela acabou sendo meio q em vao..
    mas qdo ela morrer talvez encontre ele.. sei lah..
     
  20. Deriel

    Deriel Administrador

    Aragorn era Humano e iria morrer. Isso é natural, e ela sabia disso.

    Aliás, você está tirando todo o signficado do sacrifício dela, na verdade :(
     

Compartilhar