• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

O destino de Saruman foi.... ???

.... qual foi realmente????
Afinal ele era um imortal. Um deus ou semi-deus na verdade. Aquele final trágico sempre me pareceu muito pouco para deter um ser que inicialmente era qualificado como o mais poderoso dos Istari e foi escolhido pelos próprio Valar como o líder dos cinco (apesar de controvérsias).
O que realmente aconteceu com Saruman após a sua morte física no Condado? Seu espírito não foi aceito de volta pelos Valar e ele foi varrido pelos "ventos do oeste"... certo. Mas e depois o que????
Ele continuou na Terra-Média??? Foi efetivamente anulado da existência???
O que tem de realmente concreto sobre o fim do espírito imortal desse Maia????
 
Como você bem disse, o espírito de Saruman era imortal, então ele não teve fim. Saruman em sua ânsia por conseguir poder através do Anel acabou dispersando muito do seu próprio, além da sua destituição da Ordem por Gandalf, impedindo que depois de perder seu corpo, pudesse formar um novo. Assim, debilitado e impedido pelos Valar de voltar à Terra Sagrada, Saruman deve estar perambulando em sua forma fraca e incorpórea pela Terra Média até hoje. :wink:
Creio que não exista mais informações do que as fornecidas no SDA, Simarillion e Contos a respeito do assunto.
 
Concordo com Galahan a respeito de Saruman não poder morrer.
O que me intriga é: o que daria aos Valor o direito de aceitar ou não um maia?
Assim como Sauron quando foi destruído pela primeira vez na queda de Númenor, e não foi recolhido a Mandos (de preferência para, após um julgamento, ser longamente punido), Saruman ficaria vagando por aí até conseguir reunir forças novamente?
 
Acho que ele não conseguiria forças de novo, estava com o corpo físico, devia ser mais complicado... depois de um tempo aqui na TM ele deve ter ido pra Mandos. Mas é só achismo mesmo...
Com os balrogs é a mesma coisa, não dá pra saber o que aconteceu com eles.
 
Adicionando mais alguns "achismos" aqui à discussão...

Com respeito ao post do Olwë,
Acho que faz sentido imaginar que os Valar poderiam rejeitar um Maia (como Saruman, Sauron ou os Balrogs) no meio deles, na casa deles (no fundo Valinor era isso, certo?) Não sei se com os Maiar acontecia o mesmo que com os Elfos, cujos espíritos *deviam* se recolher a Mandos. Parece que os Valar não podiam se recusar a aceitar um Elfo em Mandos; devia haver um tipo de compromisso deles em sempre aceitar os Elfos ali, já que era da natureza do espírito dos Elfos ir para Mandos quando estivessem sem corpo.

Mas acho que eles podiam perfeitamente se recusar a aceitar um Maiar. Então Sauron e companhia provavelmente ficaram mesmo vagando por aí, e sem poder adquirir outro corpo.
 
Quer dizer que existe toda uma prole de semi-deuses renegados, maléficos e absolutamente putos e irados conosco vivendo entre nós hoje????????? :-) :-) :-)

Isso dá medo....
 
deviam fazer uma continuação em que sauron,morgoth e saruman conseguissem voltar a vida!
ia ser irado!
 
Durin disse:
deviam fazer uma continuação em que sauron,morgoth e saruman conseguissem voltar a vida!
ia ser irado!
Morgoth não morreu, ele foi jogado através dos portões da noite, e Earëndil o vigia. E existe a Segunda Profecia de Mandos...
O que aconteceu com Saruman?A mesma coisa que aconteceu com
Sauron, ora bolas. O fëa dele ficou vagando por aí, já que não tinha uma forma física. Sauron só recuperou a dele através de necromancia.
 
Na realidade Sauron fugiu dos Valar justamente para não ser julgado se não me falha a memoria.........mostrando falta de arrependimento e rebeldia.

Sarumam foi enviado junto com os outros para acabar com a ação de Saurom na TM ao se rebelar contra essa designação ele se pos contra os Valar como Saurom e os Balrogs tbm.......

Então acho logico deduzir q els foram proibidos de retornar e desprovidos de um fana ficaram vagando pela TM
 
Sauron é muito mais forte que Saruman, isso eu garanto.
Acho que, ao contrário dos Valar e outros maiar, os Istari não usavam somente uma fána, mas tinha corpos viventes, realmente, assim como Melian. Saruman pode ter ido para Mandos, e lá ter sido aprisionado. Poder para isso aos Valar não falta. Mas é difícil dizer realmente.
Tolkien disse que os elfos não morriam e só deixavam a Terra-média se assassinados, OU se estivessem já nas "Terras Mortais" a mais de 1 milhão de anos, e nesse caso, definhariam e se tornariam meros espectros sem força. Pode ser que isso tenha ocorrido a Saruman e/ou os Balrogs e Sauron. Assim como podem estar todos presos em Mandos.

Aliás, acho q os Valar para, por exemplo fazer com que Sauron fosse a Mandos, teriam de vir buscá-lo pessoalmente. Lembrem-se que, ao final da Guerra da Ira Sauron pediu perdão a Eonwë, mas este disse que ele deveria ir a Valinor pois perdoá-lo estava acima de seus deveres. E Sauron não foi, e os Valar não foram buscá-lo.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo