• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

O Destino da fortaleza de Bolg

Elessar Hyarmen

Senhor de Bri
Como muitos sabem, Bolg foi morto na Batalha dos Cinco Exércitos.

Ele liderou uma campanha de orcs oriundas da Montanha Gundabad, onde havia ali uma fortaleza muito poderosa.

Bom, com o fim da Guerra do Anel muitos orcs remanescentes desse conflito se "refugiaram" em diversas montanhas e vivendo como que "exilados".

Como era natural, ali os orcs se multiplicaram, principalmente nas Montanhas da Névoa em várias regiões e teoricamente a fortaleza orc ainda estava lá nos anos finais da Terceira Era.

Mas, afinal de contas, qual foi o destino da grande Montanha de Gundabad e a fortaleza orc?

A quem pertencia a Montanha de Gundabad? Aos orcs? Anões? ou homens? Quem por direito poderia reclamar aquela região do "extremo" norte da Terra média?

Última edição por um moderador:
Monte Gundabad ainda continuou sob domínio dos orcs, visto que os anões não se adiantaram para retomar a antiga fortaleza. Gundabad fora uma mina de anões (tal qual Moria), mas que foi tomada deles acho que na Primeira Era ainda (não tenho certeza disto, é suposição). Desde aquela época foi liderada pelos orcs, ajudando inclusive nas guerras de Angmar contra Arthedain e Cardolan, e mesmo depois da morte de Azog. Ainda haveriam lá orcs suficientes para guarnecer aquele local, creio eu, visto que não só de Gundabad vieram orcs para a Batalha dos Cinco Exércitos: Eles vieram das Montanhas Cinzentas, do Monte Gram nas Montanhas Nevoentas, da Caverna dos Orcs do Grão-Orc, e provavelmente de Moria também (apesar desta estar um pouco distante, haveria tempo de as notícias da morte do Grão-Orc se espalharem).

Mas a tarefa de retomar Gundabad seria continuamente mais árdua, nos anos que se seguiram à Batalha em que Azog morreu, porque o poderio de Sauron se erguia em Mordor, e os orcs rapidamente passaram a se multiplicar uma vez mais. Mas é possível que com a morte da Ruína de Durin, a derrota de Sauron e a sobrevivência do Reino Sob a Montanha teriam dado ao Povo Nanico novas razões para tentar retomar suas antigas fortalezas, como Monte Gundabad, por exemplo. Mas isso com certeza teria sido feito durante a Quarta Era.

Bem, o Monte Gundabad era de enorme importância para a história Anã. É dito que Dúrin, o Imortal despertou neste monte do Norte e nenhum anão esqueceria esse facto, ainda que passassem centenas de vidas de homens!

Os Factos são que o Monte Gundabad foi uma fortaleza Anã durante muito tempo, durante a segunda era, os orcs, provavelmente sobre ordens de Sauron conquistaram a fortaleza e expulsaram os anões daquelas terras! Na terceira era, foi aí que Azog reuniu os orcs para a Batalha dos Cinco Exércitos e daí partiu a grande hoste!

Eu acredito que na quarta era, se realmente é verdade (e eu acredito que sim) que os Anões reconquistaram Mória, com certeza conquistaram primeiro este Monte de enorme importância estratégica e histórica! Não nos podemos esquecer que entre Gundabad e Isengard apenas haviam três passagens pelas montanhas nebulosas, que eu me lembre: O Corno Vermelho, a passagem pelas montanhas atrás de Rivendell/Valfenda e as próprias Minas de Moria!

Com certeza, os anões reconquistaram esta fortaleza, acho que existem poucas dúvidas!

;D

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.734,79
Termina em:
Back