1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

O DELÍRIO (Machado de Assis)

Tópico em 'Literatura Estrangeira' iniciado por Anica, 12 Out 2010.

  1. Anica

    Anica Usuário

    Machado de Assis é com certeza um dos maiores escritores brasileiros, e Memórias póstumas de Brás Cubas, um de seus maiores livros. Lançado em 1881, o romance conta a vida de um homem comum da elite do Rio de Janeiro do século XIX, um sujeito destinado ao fracasso tanto pela má educação que recebeu dos pais como pela natureza preguiçosa.
    Mas a originalidade da obra está no fato de o próprio Brás Cubas narrar suas memórias depois de morto. Ele começa falando de seu enterro e, depois, da agonia que antecedeu a sua morte. É nesse momento que acontece o delírio no qual Brás Cubas se vê, inicialmente, como um barbeiro chinês e, em seguida, como a Suma teológica de São Tomás de Aquino.
    Essa viagem vertiginosa e galopante da mente febril de Brás Cubas em seu delírio, contada no sétimo capítulo do livro de Machado, é riquíssima em imagens lúdicas, misturando bichos, homens e objetos. Ilustrada por Marilda Castanha, artista premiada, é uma ótima introdução ao nosso grande escritor. A presente edição, idealizada para os jovens leitores, traz também uma introdução da historiadora Isabel Lustosa.

    http://www.companhiadasletras.com.br/detalhe.php?codigo=40599

    Alguém chegou a ver imagens? Pela capa parece tão lindo +_+ Quero um para o Arthur!! :grinlove:
     

Compartilhar