1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

O dedo do Anel...

Tópico em 'J.R.R. Tolkien e suas Obras (Diga Amigo e Entre!)' iniciado por Galahan, 18 Set 2003.

1. Link

Link The Hero of Time

Deixa eu aproveitar e perguntar outra coisa...

O Anel tornava as pessoas invisíveis quando elas colocavam-o no dedo... mas a pessoa tinha que colocar ele totalmente no dedo (até o final do dedo...) ou só até a metade, por exemplo, já os tornava invisíveis? Tolkien explica isso em algum lugar ou em alguma carta?

2. Máscara Negra

Máscara Negra Usuário

Não sei de referências a isso.

Nem sempre ele usava nesse dedo, até porque Frodo não "usava" o Anel. Ele o colocava casualmente em caso de necessidade ou quando era atraído pelo Um.
    Veja esta outra passagem:
    "Fechou os olhos e lutou por uns minutos, mas a resistência se tornou insuportável, e finalmente tirou a corrente devagar e colocou o Anel no dedo indicador da mão esquerda."
    (A Sociedade do Anel - Uma faca no escuro)

Ou seja, antes de Gollum cair, ele usava no dedo médio da mão direita. Mas isso não exclui que em outras ocasiões ele mudasse a posição do Anel.

3. Amhar

Amhar Usuário

Bom num sei se isso responde sua pergunta mas....

"Depois Tom colocou o Anel na ponta de seu dedo mínimo, levantando-o para perto da luz da vela. Por um momento, os hobbits não perceberam nada de estranho a respeito disso. Então ficaram pasmos. Nenhum sinal de tom desparecer."

4. Riff

Riff Usuário

Mas Tom controlava o Anel, como eu não sei :roll:

5. Lord Tar-Palantir §

Lord Tar-Palantir § 24° Monarca de Númenor

Mas isso de fato responde à pergunta "Até onde o Anel tinha que estar no dedo para funcionar?".
    Se os hobbits se surpreenderam por ele estar com o Anel na ponta do dedo e não desaparecer, colocar só um pouquinho o Anel já era suficiente.
    8-)

6. ÉWONY

ÉWONY Usuário

eu acredito que só do anel entrar um pouco no dedo já faz com que apessoa fique invisivel.Quanto ao dedo que Frodo usava o anel eu não sei,mas tenho a impressào que em qualquer um.

7. Prime Nazgûl

Prime Nazgûl Usuário

O Frodo colocava o Anel no dedo q estivesse mais a mão. :mrgreen:

(Desculpa, não resisti... :roll: )

8. LEoGOLAS

LEoGOLAS Usuário

Só uma coisa: Gollum tinha 5 dedos??

9. Link

Link The Hero of Time

Sim... no livro fala que quando ele era "normal", ou melhor, Smeagol, ele não era muito difirente de um hobbit... os hobbits tem 5 dedos, logo o Gollum também...

10. Ivan

Ivan Vai passar do joelho

Gollum era um hobbit, feio, mas um hobbit. Só não teria cinco dedos se tivesse comido algum na fome.

11. Linda Sacola

Linda Sacola Usuário

É eu sempre pensei sobre isso tbm, ainda mais pq no filme o Frodo usa no inticador da mão direita e fiquei me perguntando se era ai mesmo q ele usava, não havia achado nada no SDA indicando isso. (acho q passei resto pelo paragrafo ai descrito :osigh: ) Mas Bilbo usava no indicador, isso é dito no Hobbit, por isso deduzi q Frodo usava no mesmo dedo.

12. Swanhild

Swanhild Usuário

Riff, não é que o Tom controlasse o Anel, ou melhor, tivesse algum poder sobre o Anel. O Anel é que não tinha efeito sobre Tom. Acho que Elrond explica precisamente isso no Conselho.

13. Ivan

Ivan Vai passar do joelho

Sim, Swan, mas ele ativa o Anel. Ele o torna invisível. Então essa não funcionalidade do Anel com relação a Bombadil aparentemente dependia da vontade dele. Acho que Tom poderia usar os poderes do Anel se desejasse.

14. Pippintfc

Pippintfc Usuário

onde vc viu isso?

15. Lord Tar-Palantir §

Lord Tar-Palantir § 24° Monarca de Númenor

Num dos livros History of Middle-Earth, cujo volume eu esqueci ( :lol: ).

Mas você pode ler esse ensaio traduzido na Valinor,
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    . :wink:

16. Vëon Alcarohtar

Vëon Alcarohtar Usuário

Realmente, o dedo do livro eh omédio, mas jáno filme... E eu vi o boneco do Sauron, e ele usa o anel no indicador direito...

Compartilhar