• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

O dedo do Anel...

Deixa eu aproveitar e perguntar outra coisa...

O Anel tornava as pessoas invisíveis quando elas colocavam-o no dedo... mas a pessoa tinha que colocar ele totalmente no dedo (até o final do dedo...) ou só até a metade, por exemplo, já os tornava invisíveis? Tolkien explica isso em algum lugar ou em alguma carta?
 
Não sei de referências a isso.

E porque que ele usava no dedo médio da mão direita?
Nem sempre ele usava nesse dedo, até porque Frodo não "usava" o Anel. Ele o colocava casualmente em caso de necessidade ou quando era atraído pelo Um.
Veja esta outra passagem:
"Fechou os olhos e lutou por uns minutos, mas a resistência se tornou insuportável, e finalmente tirou a corrente devagar e colocou o Anel no dedo indicador da mão esquerda."
(A Sociedade do Anel - Uma faca no escuro)


Ou seja, antes de Gollum cair, ele usava no dedo médio da mão direita. Mas isso não exclui que em outras ocasiões ele mudasse a posição do Anel.
 
Deixa eu aproveitar e perguntar outra coisa...

O Anel tornava as pessoas invisíveis quando elas colocavam-o no dedo... mas a pessoa tinha que colocar ele totalmente no dedo (até o final do dedo...) ou só até a metade, por exemplo, já os tornava invisíveis? Tolkien explica isso em algum lugar ou em alguma carta?

Bom num sei se isso responde sua pergunta mas....

"Depois Tom colocou o Anel na ponta de seu dedo mínimo, levantando-o para perto da luz da vela. Por um momento, os hobbits não perceberam nada de estranho a respeito disso. Então ficaram pasmos. Nenhum sinal de tom desparecer."
 
Mas isso de fato responde à pergunta "Até onde o Anel tinha que estar no dedo para funcionar?".
Se os hobbits se surpreenderam por ele estar com o Anel na ponta do dedo e não desaparecer, colocar só um pouquinho o Anel já era suficiente.
8-)
 
eu acredito que só do anel entrar um pouco no dedo já faz com que apessoa fique invisivel.Quanto ao dedo que Frodo usava o anel eu não sei,mas tenho a impressào que em qualquer um.
 
LEoGOLAS disse:
Só uma coisa: Gollum tinha 5 dedos??

Sim... no livro fala que quando ele era "normal", ou melhor, Smeagol, ele não era muito difirente de um hobbit... os hobbits tem 5 dedos, logo o Gollum também...
 
Gollum era um hobbit, feio, mas um hobbit. Só não teria cinco dedos se tivesse comido algum na fome.
 
Gildor disse:
Sendo um Anel de Poder, faz sentido que se use num dedo mais "forte". Uma outra opção seria o indicador, mas o dedo médio realmente é mais condizente com o contexto.

Inclusive, na HQ o Lanterna Verde usa o anel no dedo médio. :mrgreen:

É eu sempre pensei sobre isso tbm, ainda mais pq no filme o Frodo usa no inticador da mão direita e fiquei me perguntando se era ai mesmo q ele usava, não havia achado nada no SDA indicando isso. (acho q passei resto pelo paragrafo ai descrito :osigh: ) Mas Bilbo usava no indicador, isso é dito no Hobbit, por isso deduzi q Frodo usava no mesmo dedo.
 
Riff, não é que o Tom controlasse o Anel, ou melhor, tivesse algum poder sobre o Anel. O Anel é que não tinha efeito sobre Tom. Acho que Elrond explica precisamente isso no Conselho.
 
Sim, Swan, mas ele ativa o Anel. Ele o torna invisível. Então essa não funcionalidade do Anel com relação a Bombadil aparentemente dependia da vontade dele. Acho que Tom poderia usar os poderes do Anel se desejasse.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo