• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

O Curioso Caso de Benjamin Button (The Curious Case of Benjamin Button, 2008)

Sua nota para o filme:


  • Total de votantes
    36

Quickbeam

Rock & Roll
The Curious Case of Benjamin Button


Direção: David Fincher
Roteiro: Eric Roth
Elenco: Brad Pitt (Benjamin Button), Cate Blanchett (Daisy), Tilda Swinton (Elizabeth Abbott), Julia Ormond (Caroline), Taraji P. Henson (Queenie), Jason Flemyng (Thomas Button), Elias Koteas (Monsieur Gateau)

Sinopse oficial: "Nasci sob circunstâncias incomuns". Assim começa Benjamin Button, adaptado do clássico conto de 1922 de F. Scott Fitzgerald, sobre um homem que nasce com seus oitenta e poucos anos e passa a rejuvenescer. Um homem, como qualquer um de nós, incapaz de parar o tempo. Acompanhamos sua história passada na Nova Orleans ao fim da Primeira Guerra Mundial em 1918 até chegarmos ao século 21, uma jornada tão incomum quanto pode ser a vida de qualquer homem. É um conto sobre a passagem do tempo, sobre as pessoas e lugares que ele encontra pelo caminho, os amores que perde e reencontra, os prazeres da vida e a tristeza da morte, sobre o que perdura além-tempo.

Estréia: 19/12/2008 (EUA)

Teaser Trailer

Teaser Trailer em Alta Definição


Texto original de F. Scott Fitzgerald (parte de 'Tales of the Jazz Age')
 
Última edição:
Re: The Curious Case of Benjamin Button (2008)

Fincher dirigindo fantasia com um elenco assim, uia. Tá bonito.

Zodíaco estreou longe das premiações e não foi lembrado por nenhuma delas, já esse aqui virá na hora certa.
 
Última edição:
Re: The Curious Case of Benjamin Button (2008)

O conto é fabuloso, mas nem consigo imaginar como vai ficar a adaptação.

Mas creio no Fincher, e no elenco.
 
Vocês viram o trailer internacional?


To tremendo com esse trailer. Sério, me lembrem de levar umas três caixas de lenço de papel pra ver esse filme.
 
Última edição por um moderador:
O conto na íntegra: http://www.readbookonline.net/read/690/10628/

Tô MUITO ansioso. Os trailers são lindos.

Pela trilha, pela premissa e pelo estilo do filme, daria pra pensar que é do Burton. Mas aí seria o Johnny Deep, não o Brad Pitt.

Sim.

O primeiro comentário do trailer ali de cima foi 'reminds a bit of Big Fish', olhem. Só espero que não lembre Big Fish tanto assim, pq Big Fish não agradou muito a nata dos críticos (nota 57 no Metacritic e só 64% no Top Critics do RT), não teve lá a bilheteria que se esperava e só conseguiu uma indicação ao Oscar, apesar de eu considerá-lo excelente e de ter espaço garantindo no top250 do IMDb p. ex.

David Fincher e Tim Burton são mesmo um tanto parecidos em termos de crítica, fandom e premiação. Mas considerando que é o Brad Pitt em vez do Johnny Depp, que bom que é o Fincher aqui.
 
Última edição:
Estreou ontem, alguém já viu? O que acharam??
Tô doido pra assistir logo, mas só chego de viagem no final do mês. :/
 
Eu gostei do filme, achei lindo e bem triste, fala sobre perdas e etc. Me emocionou. Com certeza leva alguns Oscars especialmente de maquiagem e efeitos visuais.

Só achei um pouco longo demais. Talvez poderia ter uns 20 minutos a menos.
 
Eu gostei do filme. Ao contrário da maioria dos detratores não o achei cliché, não me importei com a longa duração - podia ter alguns minutos a menos na reta final, talvez, mas até que é escorreito, só quem estiver desinteressado se cansa a sério - nem achei um problema que faltasse "razão de ser" à história. (Porque alguma "crítica" sempre precisa de grandes motivos para os filmes? E curiosamente, no caso deste, são os mesmos que costumam acusá-lo de auto-importância. Vai entender.)

Os aspetos técnicos são tão fabulosos quanto dizem. Não se coloca em questão o rejuvenescimento do protagonista seja em que momento for. A caracterização é impecável, o CGI idem (com grandes chances de roubar o Oscar de efeitos visuais aos grandes blockbusters). Os adereços e direção artística também estão num nível altíssimo.

Ainda assim acho que não é um dos melhores trabalhos do Fincher. Arriscaram pouco. O roteiro é bastante bem trabalhado (passei os olhos pelo conto original e é diferente, bem menos sério), mas, não chegando a ser cliché, tem de fato partes um tanto formulaicas, principalmente quando o casal principal está junto durante o "meio termo" e começam discorrendo sobre como o tempo passa e não conseguimos fazer nada, etc. Preferi Zodiac, por exemplo, mas é natural que o Benjamin Button esteja tendo mais reconhecimento, é um filme muito mais acessível, como a moral bem óbvia.

E mesmo tendo moral óbvia é incrível como continua havendo "críticos" completamente obtusos. Um que li no RT dizia que o filme era frio e desencorajava as pessoas de se envolverem em qualquer tipo de relação. Alguém que acha isso depois de os personagens insistirem no "aproveitar cada momento ao máximo" durante duas horas e meia não devia escrever para nenhuma publicação séria.

Enfim, é um bom filme que lida com os temas existênciais de forma interessante e menos ligeira que o habitual, além de ser um portento visual, o perfeito exemplo de como usar os efeitos em favor da história e não o contrário. Não é uma obra-prima, mas de grandes produções de Hollywood não nos chegam coisas muito melhores.
 
Não curti tanto.

É um filme bonito, sem dúvidas, mas não me emocionou. Ao contrário dos outros filmes do Fincher, onde fiquei sempre absorto, envolvido na sensação que ele queria passar (fosse ela tensão, medo ou whatever).
 
Sim! Apesar de ter gostado, acho que faltou o "algo mais", entende? Algum estalo que o fizesse inesquecível.
 
eu gostei do filme mas não é nada demais. várias partes são emocionantes mas foi oq a galera disse, faltou algo q deixasse a marca.
outro ponto ruim é q o filme é mtooooo longo, tava me dando sono...

É isso, o filme é mais ou merda
 
É um belo filme, que carrega bons e convincentes efeitos visuais, mas em vários momentos tive a impressão de que a história foi disperdiçada.
 
É um filme bonito, sem dúvidas, mas não me emocionou.

acho que faltou o "algo mais", entende? Algum estalo que o fizesse inesquecível.

Exatamente isso. O filme é lindo. Principalmente a segunda metade. Tem uma parte técnica fantástica. O Brad Pitt está muito bem, mesmo as horas em que ele está inexpressivo (tipo a Morte em Encontro Marcado) não estragam a sua performance. Cate Blanchett está normal. Apesar de que o normal dela é semrpe acima da média.

A história é boa. Mas a primeira metade é muuuuuito cansativa. Até a hora da guerra o filme não rende. É muita enrolação pra falar que a vida tem que ser aproveitada. Mas ainda bem que tem a segunda metade que consegue salvar o filme com cenas lindas, e segurar o público.
 
O filme é legal mas sei lá não foi muito além disso não (apesar de que eu não me incomodei muito com o tempo não, o que mais me irritou foram os cortes pro hospital e a narração). O Fincher já fez melhores.
Exatamente isso. O filme é lindo. Principalmente a segunda metade. [...] Mas a primeira metade é muuuuuito cansativa. Até a hora da guerra o filme não rende. [...]
Eu discordo aí. Eu achei a primeira metade muito mais interessante do que a segunda, simplesmente pelo fato de Jesuis, ser um menino num corpo de velho e isso por si só já faz ele ter uma interação bem legal junto com o resto dos velhos e tudo (sem falar no primeiro encontro dele com a menina etc), passando todo aquele negócio de diferente/coisas vão embora com o tempo então aproveite/etc muito melhor do que a segunda parte, sem falar de ter sido pelo menos dez vezes mais divertida. (apesar de que eles se demoraram um pouco na velhice-na-verdade-juventude mesmo, mas ainda assim.)
 
engraçado, eu tive a mesma impressão quanto a inexepressão do brad pitt. mas é claro que prefiro isso àquilo que ele apresentou em queime depois de ler. noves fora, era o meu favorito à ganhar aquela premiaçãozinha cretina de duas semanas atrás, já que the wrestler e gran torino não estavam no páreo. o filme é lindo, como muitos já disseram. e muito bem conduzido por fincher. induz a uma reflexão sobre a vida (ou a morte, enfim...) por mais clichê que isso possa soar. gostei mais da blanchet que do brad. e acho que ela arranca uma indicação de atriz coadjuvante.

e eu tenho de escrever: eu nunca havia reparado na beleza da cate blanchet, de verdade. eu sei que vão falar que foi um puta trabalho da direção de arte e blá-blá-blá, e CGI, e blá-blá-blá, e maquiagen, e... seja lá o que tenha sido, o resultado foi muito bom. :mrgreen:
 
Assisti ontem e acabei de ver hoje.. seção de cinema começou 22:15 e acabou 1 da manha!! 8-O fiquei pasmo quando olhei o relógio no fim do filme, não vi o tempo passar

Muito bom o filme, achei que iria ser mais um romance sem graça hollywoodiano, mas me surpreenderam!

Fatos Marcantes:
Os acontecimentos envolvendo o Katrina (Genial) e a maquiagem tanto de Brad Pitt e da Cate Blanchett quando jovens, eles realmente rejuveneceram....... ou sera q envelheceram? haha :joy:

acho que merece um 10 já pelo fato de ter conseguido me manter dentro de um shopping até 1 da manha :lol:
 
O filme é bonitinho, ok, mas alguém me diga aonde que o Roth quis chegar com toda essa autoparódia. Acho que ele apostou com alguém que conseguiria escrever uma imitação escrachada de Forrest Gump que levaria 13 indicações ao Oscar de novo. Trovão Tropical não podia ter saído em melhor momento. THESE HEAD MOVIES MAKE MY EYES RAIN, MAMA

Não dá pra desgostar do Brad Pitt e da Blanchett aqui, exceto talvez pela ridícula voz de velha nos voice overs. Mas a verdade é que, tirando a Tilda Swinton (excelente), e quem sabe a Henson, é difícil sentir empatia por alguém. Não por culpa dos atores, mas pelos personagens inevitavelmente rasos. Isso pq era pra funcionar meio como um conto de fadas, imagino.

Talvez por ser meio conto de fadas, eu fiquei pensando como teria sido o filme se fosse uma animação da Disney, com pausas para personagens cantando em vez de raios acertando gente (como é que as pessoas riram em CADA UMA das sete vezes?!). Sério, um desenhozinho da Disney, seria perfeito. Nos pouparia de todo o CGI pelo menos.

Os efeitos são obviamente impressionantes, mas tive a impressão de que eu já tinha visto tudo no trailer (obra-prima) e me entretive mais procurando defeito. Não sei se é pq minha paciência já estava esgotando, mas achei malfeito o relógio coberto e o mar subindo bem no final e a Blachett girando na última cena, em que aparece cada um. Aliás, ri FORTE com um comentário em outro fórum dizendo que essa última cena parecia propaganda da Vivo/Mastercard.

ps: não li o conto, mas de cara concordo com o comentário abaixo, do Ebert. O Benjamin nascer e morrer em tamanho bebê é uma incoerência.

Roth's approach makes Benjamin the size of a baby at birth. Fitzgerald sardonically but consistently goes the other way: The child is born as an old man, and grows smaller and shorter until he is finally a bottle-fed baby. Not much is said about Benjamin's mother, which is a pity, because he is 5-feet-8 at birth, and I wonder how much pushing that required.

edit: vou copiar oq postei no OMG

Alguns momentos interessantes do filme: todos com a Tilda Swinton (whisky com caviar, ela na TV, etc., personagem e atriz ajudaram), a cena com as circunstâncias/acasos levando ao acidente (me lembrou Amélie Poulain), a apresentação do relógio (mesmo não tendo exatamante muito a ver com a premissa; Benjamin rejuvenesce, não volta no tempo).

No mais, fiquei decepcionado. É o pior Fincher que eu já vi disparado, apesar de o problema não ser com ele. Vejo comparações com Peixe Grande aqui. Quem dera. Eu pensei que fosse ficar parecido com Peixe Grande, mas tá mais pra uma versão inferior de Forrest Gump. Peixe Grande e Forrest Gump são bons filmes, Benjamin Button nem tanto.

O vídeo que o Flake postou na página anterior saiu do ar, mas imagino que seja esse:

http://blogs.suntimes.com/scanners/2...ersion_of.html

Esse vídeo transmite parte da sensação de deja vu, porque ela é ainda maior. O romance é ainda mais parecido do que o vídeo sugere. A Daisy preferindo ficar os amigos do balé é igual à Jenny preferindo ficar com os hippies. O começo, o meio e o fim do casal é igual, igual. Tem ainda a cena em que o Benjamin está servindo na marinha e vê tudo destruído depois da batalha, que é muito que nem a cena em que o Forrest vê os navios de pesca depois da tempestade. Tem o beija-flor igual à pena de Forrest Gump. Tem COISAS PACAS. Algumas pessoas não têm visto isso como defeito, mas quem já não tá gostando muito do filme tende a ficar irritado com Roth lembrando a toda hora qual o filme que lhe deu um Oscar.
 
Última edição:

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo