1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

O Crescimento da População

Tópico em 'Atualidades e Generalidades' iniciado por Lórien Leaf, 24 Mai 2008.

  1. Lórien Leaf

    Lórien Leaf Usuário

    “O homo sapiens surgiu há 100 mil anos. Há 10 mil anos o Homo sapiens já se espalhara pelos cinco continentes e seus múltiplos contingentes, segundo supõem alguns cientistas, somavam cerca de 5 milhões de indivíduos. (...)

    No tempo de Cristo, a vida média do ser humano seria da ordem de 27 anos, assim permanecendo até ao redor do ano 1000. Passaram-se alguns séculos, chegou-se ao ano 1750 e a população do mundo alcançou cerca de 800 milhões de indivíduos. Ao se iniciar a Era Industrial calcula-se que havia cerca de 1 bilhão de seres humanos habitando a Terra. A ciência e a tecnologia avançaram, a medicina se aperfeiçoou. Descobriram-se a vacinação e a assepsia, a oferta de alimentos cresceu, a vida média do ser humano beirava talvez os 40 anos por volta do ano 1800.
    A população da Terra cresceu e em 1930 alcançou o segundo bilhão de pessoas. A partir de então descobriram-se os antibióticos, sintetizaram-se as vitaminas, aperfeiçoaram-se a prevenção e o tratamento das moléstias. Elevou-se a produção de alimentos e as safras puderam ser armazenadas e transformadas em grandes volumes e a grandes distancias, regularizando-se a sua distribuição. Nesse inicio de século XXI, somos mais de 6 bilhões de seres humanos, vivendo à custa de recursos minerais limitados, de plantações e pastagens feitas em terrenos antes ocupados por florestas e animais silvestres, necessitando de grande quantidade de água potável, poluindo rios e oceanos com um volume de fezes que chega diariamente a 6 bilhões de toneladas”.

    SANTOS, Rubens Rodrigues dos. Uma Visão do Futuro: avaliação do que é relevante na passagem do milênio. São Paulo, Nobel, 1999, p. 148-149.

    Fica aí um pequeno texto sobre o crescimento populacional da humanidade. Ele é de 1999 mas se encaixa nos dias de hoje, pois é uma tendência mundial em vários países do mundo, principalmente em regiões com baixo IDH como a África, Sudeste Asiático, Regiões do Oriente Médio e partes da América Latina.
     

Compartilhar