• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

O Crepúsculo do Mundo [Allan Massie]

Pandatur

Usuário
Foi por acaso que me deparei com este livro em uma livraria virtual, e fiquei deveras curioso ao ler do que se trata:

"O Crepúsculo do Mundo", primeiro livro de uma trilogia, se passa durante as invasões bárbaras. O herói da história é um jovem nobre romano chamado Marcos que, segundo uma lenda, é filho de São Miguel Arcanjo. Ele passa por experiências extraordinárias na busca de sentido num mundo crepuscular onde os velhos deuses estão mortos ou morrendo, mas de cujos mistérios ainda são atraentes e uma nova religião é prenunciada por novos barbarismos. Marcos percorre o império da Itália à Grécia e ao Bizâncio, ao acampamento de Alarico, o godo, e às vastidões das florestas do Norte, vai de um convento cristão à horda de Átila, rei dos hunos. Tudo é possível e nada é concreto no mundo em que vive Marcos, um mundo cheio de perigos e mistérios, de amor e terror, de fé simples e intrincada filosofia, de crueldade, estranhas perversões, traição e coragem indomável.

Segundo Gabriela Sampaio,
Em O Crepúsculo do Mundo, de Alan Massie, o narrador é o sábio da Idade Média Michael Scott. Tutor de um jovem príncipe, ele faz uso das aventuras de Marcos, um nobre romano, para educar de seu pupilo. Assim, as aventuras do belo e virtuoso Marcos - que alguns dizem ter origem divina - são contadas como fábulas. Ao final de cada embate, uma "moral da história". Instigante painel da decadência do Império Romano no Ocidente, o livro dá vida ao período das invasões bárbaras. Outro aspecto interessante é o cristianismo professado tanto por Marcos como por Scott, que permanece ainda ligado ao paganismo e às velhas crenças. Para os que gostam romances histórico, aqui há um prato cheio. (Gabriela Sampaio)

Em outra loja virtual encontrei a seguinte informação:
O poético título "O Crepúsculo do Mundo", faz referência ao período das invasões bárbaras, o que poderia ser considerado como a aurora do Império Romano. A narrativa traz a história de Marcos, um nobre romano que seria, segundo a lenda, o filho do arcanjo Miguel . Tal característica não lhe assegura, em momento algum, a paz e a tranqüilidade típicas de figuras angelicais. Muito pelo contrário. O personagem principal da obra é um homem angustiado, torturado por questões concernentes ao destino e à identidade. Sua odisséia faz com que percorra uma grande extensão do Império Romano- praticamente sua totalidade- passando pela Grécia, Itália, alcançando o Império Bizantino e as impiedosas hordas de Átila, o rei dos Hunos. Marcos não tem preenchidas suas dúvidas e insatisfações apesar da riqueza propiciada pelas aventuras nas quais toma parte.
Tudo é possível e nada é concreto no mundo em que vive Marcos, um mundo cheio de perigos e mistérios, de amor e terror, de fé simples e intrincada filosofia, de crueldade, estranhas perversões, traição e coragem indomável.
Uma obra que certamente despertará no leitor, desejo de ler as subseqüentes experiências e aventuras deste suposto filho de arcanjo.

Pois então, alguém já leu ou tem mais algum conhecimento acerca desta obra?
Para quem não sabe, Allan Massie é o autor da série "Os Senhores de Roma".

Ainda a respeito de "O Crepúsculo do Mundo", li que o segundo volume da trilogia chama-se "Rei Artur".
"Rei Artur" conta a história do homem que criou a Távola Redonda e as leis da cavalaria. Apresentadas através da narrativa que o sábio e astrólogo medieval Michael Scott fazia ao seu aluno Frederico II de Hohenstaufen (1194-1250), o imperador do Sacro Império Romano, as aventuras que já eram lendárias no século XIII ganham um sabor especial para o leitor moderno. Allan Massie nos traz a Idade Média, seus códigos de honra, suas disputas e seus pecados; um retrato exuberante de uma época arrebatadora. No romance, a saga de como Artur chegou a rei da Inglaterra depois de retirar de uma pedra a Excalibur, espada mágica que o acompanhou até o fim da vida, e como o garoto que não sabia do seu direito ao trono se tornou um estadista, preocupado em unir seu reino e manter a paz. Mais do que o patrono da cavalaria, Artur emerge do livro como um soberano humanista, preocupado com os seus semelhantes. Segundo volume de uma trilogia iniciada por "O Crepúsculo do Mundo", também publicado pela Ediouro, "Rei Artur" oferece uma viagem por uma época violenta, conturbada, singular e fascinante.

Espero que alguém tenha preciosas informações para dividir conosco aqui neste tópico! Aguardo ansiosamente!!!
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo