• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

O *Credo* da Ciência

Vela- o Rousoku

Sirius Black
Li recentemente, gostaria de compartilhar.
___

O CREDO DA CIÊNCIA
Huberto Rohden

"Meu caro amigo. Recebi tuas felicitações - muito obrigado.
Atingi o "vértice da pirâmide" - dizes.

Enchi de mil conhecimentos o espírito - é verdade.
Cinge-me a fronte o laurel de doutor - sou acadêmico.
Entretanto não me iludo...

Quase todo o humano saber - é crer...
Nossa ciência - é fé.

Creio no testemunho dos historiadores - porque não presenciei o que referem.

Creio na palavra dos químicos e físicos - porque admito que não
se tenham enganado nem me queiram enganar.

Creio na autoridade dos matemáticos e astrônomos – porque não sei medir uma só das distâncias e trajetórias siderais.

Tenho de crer em quase todas as teses e hipóteses da ciência – porque ultrapassam os horizontes da minha capacidade de compreensão.

Creio até nas coisas mais cotidianas - na matéria e na força que me
circundam...

Creio em moléculas e átomos, em elétrons e prótons - que nunca vi...

Creio nas emanações do rádium e nas partículas do hélium – enigmas ultramicroscópicos.

Creio no magnetismo e na eletricidade – esses mistérios de cada dia.

Creio na gravitação dos corpos sidéreos – cuja natureza ignoro.

Creio no princípio vital da planta e do animal - que ninguém sabe
definir.

Creio na própria alma - esse mistério dentro do Eu.

Não te admires, meu amigo, de que eu, formado em ciências naturais, creia piamente em tudo isto...

Admira-te antes de que haja quem afirme só admitir o que compreende – depois de tantos atos de fé cotidiana.

O que me espanta é que homens que vivem de atos de crença descreiam de Deus – "por motivos científicos".

Homem! Tu, que não compreendes o artefato - pretendes compreender o
Artífice?

Que Deus seria esse que em tua inteligência coubesse?
Um mar que coubesse numa concha de molusco - ainda seria mar?
Um universo encerrado num dedal – que nome mereceria?
O Infinito circunscrito pelo finito - seria Infinito?

Convence-te, ó homem, desta verdade: só há duas categorias de seres que estão dispensados de crer: os da meia-noite - e os do meio-dia.

As trevas noturnas do irracional - e a luz meridiana da Divindade...

O insciente - e o onisciente...

Aquele por incapacidade absoluta - este por absoluta perfeição...

O que oscila entre a treva total do insciente e a luz integral do
onisciente - deve crer.

Deve crer, porque a fé se move nesse mundo crepuscular, eqüidistante do vácuo e da plenitude, da meia-noite e do meio-dia..."
___

Como eu geralmente digo, muitos cientistas são fanáticos tão cegos quanto certos fundamentalistas que derrubam prédios.
Há no mundo uma nova religião, que nem é tão nova: a dos fundamentalistas da crença do descrer.
Se descrê de algo, estará certo em defender sua opinião, mas digne-se a admitir ser questão de fé. Que não seja usado o já decadente nome da ciência como muleta de prata.
Há quem escute com as mãos nos ouvidos, e quem olhe com os olhos fechados. A quem caberá julgar se eles ouvem e vêem?
 
Deixa eu ver se entendi direito... você está dizendo que a ciência é uma questão de fé!? 8O 8O Nunca ouviu falar de uma coisa chamada método científico?
 
Eönwë disse:
Deixa eu ver se entendi direito... você está dizendo que a ciência é uma questão de fé!? 8O 8O Nunca ouviu falar de uma coisa chamada método científico?

Creio que o texto se refere a nós, pobres mortais, que não somos cientistas nem algo do gênero. O texto questiona o porque que alguns de nós não acredita nas coisas pregadas pela fé por exemplo e acredita em um cientista que fala que o sol tem sei lá quatos graus celsius. Claro que a princípio esse cientista usou o tal método científico para fazer tal afirmação, mas nós normalmente não temos acesso ao conhecimento desse cientista. Ele apenas diz e nós acreditamos. O tesxto faz um paralelo entre essa fé que temos nos cientistas e a fé que temos em Deus. Pelo menos foi isso que eu entendi...

Gostei do texto...
 
você está dizendo que a ciência é uma questão de fé!?
Exato. Você não pode provar a existência de um átomo mas você crê que ele existe.
Algumas pessoas santificam a ciência. A maior parte delas não possuem um pingo de conhecimento e nem sequer entendem coisas que tomam como verdades absolutas.
 
Hummm... :think:

Eu diria, então, que a ciência seria mais uma questão de confiança do que de fé (eu sei que não muda muita coisa...)

Os cientistas efetivamente provaram que átomos existem, através do método científico. Qualquer um com conhecimento suficiente de física pode fazer um experimento científico e provar que átomos existem. Como a esmagadora maioria das pessoas não tem esse conhecimento, elas tem que apenas que confiar nos cientistas e em seus métodos quando eles dizem que átomos existem. E eu, pessoalmente, confio.

Religião é outra questão. Ninguém efetivamente provou que deus existe. E se alguém disser que o fez, muito provavelmente nenhuma outra pessoa conseguirá repetir o "experimento" e confirmar a existência de deus. Portanto, eu diria que acreditar em deus é pura fé.

Não sei se ficou claro o que eu queria expressar...
 
Culpar a própria ignorância, burrice ou preguiça por não entender ou não querer ver as provas desde o início e simplesmente aceitá-las não é culpa da Ciência. É de cada um. Pra quem quiser tudo está publicar, peer reviewed e discutido, aberto a todos, é só correr atrás.

Ah, e toda a ciência foi feita por homens, não tem nada obscuro, escondido, oculto ou proibido.
 
A ciência naum é uma questão de fé,ela é baseado em fatos incotestáveis já q podem ser provados pelos homens.Vc naum precisa engolir q a massa naum influi na velocidade numa queda livre,qualquer mané pode confirmar isso com as próprias mãos.,
 
Eönwë disse:
Eu diria, então, que a ciência seria mais uma questão de confiança do que de fé (eu sei que não muda muita coisa...)

Houaiss disse:

■ substantivo feminino
1 no catolicismo, a primeira das três virtudes teologais
2 confiança absoluta (em alguém ou em algo); crédito
Ex.: um homem digno de fé
3 asseveração, afirmação, comprovação de algum fato
Ex.: em fé do que dizia, apresentou uma documentação
4 compromisso assumido de ser fiel à palavra dada, de cumprir exatamente o que se prometeu
Ex.: violou a fé que devia ao amigo
5 Rubrica: filosofia.
na escolástica, crença religiosa sem fundamento em argumentos racionais, embora eventualmente alcançando verdades compatíveis com aquelas obtidas por meio da razão
6 Rubrica: termo jurídico.
credibilidade que deve ser dada ao documento no qual se funda, resultando disso a própria veracidade do documento

E eu não acho que ninguém aqui tenha conhecimento científico absoluto :roll: .
Me desculpem mas eu não sou cristão, só não sou hipócrita.
 
Deriel disse:
Culpar a própria ignorância, burrice ou preguiça por não entender ou não querer ver as provas desde o início e simplesmente aceitá-las não é culpa da Ciência. É de cada um. Pra quem quiser tudo está publicar, peer reviewed e discutido, aberto a todos, é só correr atrás.

Ah, e toda a ciência foi feita por homens, não tem nada obscuro, escondido, oculto ou proibido.

creio q deriel foi exatamente no ponto da questao, a ciencia tudo eh discutido e refeito... se uma pessoa publicar q criou anti materia, milhares de outras vao la e vao testar para ver se funciona... e mesmo depois disso varias outras vao tentar explicar isso q uma forma diferente.... a belesa da ciencia q ela eh composta de teorias e nao dogmas...teorias podem ser refutadas modificadas ou apenas deixarem de existir dogmas nao.

fora isso, eu enquanto aluno de fisica acredito apenas em coisas empiricas ou matematicamente provadoas.... pq? pq eu estou aprendendo como e pq essas coiass sao prvadas.... para mim nao sao misteriosas ou incompreensiveis.... como nao deve ser para o resto da populaçao.... tudo q ja foi feito em materia de ciencia esta escrito em livros as as experiencias podem ser repetidas por quem quizer quando quizer....


abraços Dwarf
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo