• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

O Condado é recriado em um board game ultra realista

Turgon

Mugiwara no Ichimi

Já imaginou ter o cenário do Condado, de O Senhor dos Anéis, recriado de forma ultra realista em um board game? Esse foi o desafio de Neil, responsável pelo canal do YouTube Real Terrain Hobbies, que ensina como criar mini cenários da forma mais real possível.

Em um vídeo com mais de 25 minutos, que pode ser conferido acima, Neil mostra como se dedicou a cada detalhe do tabuleiro, focado na Vila dos Hobbits, lar de Bilbo Bolseiro. Várias peças foram criadas com uma impressora 3D e pintadas à mão, o que deixou o cenário com diversos detalhes para os fãs da Terra-média. Até mesmo o interior de parte do Bolsão foi feito em detalhes pelo artista:

Além do canal com diversos tutoriais para quem quer começar a criar os cenários, Neil também vende itens em sua loja, como tintas, pincéis e pequenas ferramentas.

Agora que o Condado ficou pronto, ele pretende lançar uma campanha de arrecadação no Kickstarter para divulgar o projeto aos fãs que desejam replicar o tabuleiro em suas casas.





Ficou muito bonito!
 
O resultado é lindo mas isso não é reproduzível em larga escala. E, ainda que fosse, custaria um braço. Um jogo de tabuleiro já chega a custar 600 reais quando vem com muitas miniaturas e detalhezinhos... Imaginem isso.
 
Na boa, é bonito pra se ter em casa como objeto cenográfico de decoração, porque pelo vídeo o cara teve todo um trampo pra montar e pra desmontar e guardar daria até dó.
 
Muito bom. Se o cara por pra leiloar ele ganha uma fortuna.

Pra mim, que não jogo nada de tabuleiro desde a década de 90, o nome disso é maquete. Mas acho que as coisas mudaram de lá pra cá, pelo visto.
 
Visualmente é indiscutível que é lindo e muito mais realista jogar em 3D, mas do ponto de vista prático e de portabilidade, um simples tabuleiro plano em 2D é muito melhor, porque terminado o jogo você simplesmente dobra e guarda numa caixa com extrema facilidade.

O meu lado empreendedor autônomo prefere olhar isso mais como uma maquete artística muito boa pra se vender pra algum um fã e ganhar um bom dinheiro com essa finalidade do que como um cenário de jogo apenas.
 
Então... É o próprio título do vídeo original que faz parecer que a maquete é um tabuleiro para um jogo de guerra, mas um jogo, por definição, precisa de regras. O máximo que ele fez foi o tabuleiro, um cenário sobre o qual se pode ou não jogar alguma coisa. Mas enfim.. Parece mais uma escolha infeliz de título. O que ele fez foi isso aí: uma linda maquete. Que uso se dará a ela é ao gosto do freguês. :lol:
 
Anos 80s as fábricas de brinquedos costumavam encomendar maquetes, dioramas e cenários para os comerciais de TV. Era inclusive uma carreira que os artistas seguiam, fazer maquetes para esses comerciais.

Aliás, não apenas isso, os bonecos que povoariam as maquetes nas propagandas também estavam sempre um nível acima no quesito "qualidade de arte" em relação aos bonecos das linhas de produção dos supermercados oferecidos ao público comum. No Japão ainda é assim, quando lançam um Action Figure ou modelo o protótipo original é impecável em relação as cópias de massa. O desejo de consumo mais alto é sempre em relação a arte original. Os de linha industrial também podem ficar bons, mas podem ser inferiores quando comparados o "trabalho número 1";

O que dava um efeito estranho no fim, porque chegado em casa a pessoa desembrulhava e começava a notar defeitos que não havia nos modelos de padrão melhor usados nas propagandas, era até engraçado de ver. Além disso todas as crianças se perguntavam porque não vendiam os cenários que apareciam nas propagandas, apenas uma coisa ou outra. Obviamente o custo seria sempre alto.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo