• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

"O Código Da Vinci" (Dan Brown)

Nem todos os livros precisam ter personagens profundos para serem bons. Depende muito do que ele se propõe. Um livro escrito com o simples objetivo de entreter não é necessariamente um livro ruim, e para mim esse é o caso de CdV. Dentro daquilo a que se propõe - criar um enredo de mistério baseado em fatos "reais" (as aspas aqui valem mais para a figura de Jesus do que qualquer outra coisa)- ele é bem sucedido, sim, e portanto um bom livro. O que não quer dizer que mereça ser relido etc.

Primula disse:
Pra ter noção do que está falando ele teria de ter feito a pesquisa. Quem fez foi a esposa. :assobio:
ô, prímula, não espalha, era segredo :razz:
 
Um livro cuja a leitura passa rápido, tem tensão, dá vontade de ler o resto, mas também não considero literatura. Como filme acredito que não vai ser grande coisa. Acho que para roteiros de filme é muito mais interessantes livros como A firma, O júri, O dociê pelicano (esqueci o nome do autor :think: ), que se tranformaram em filmes interessantes.
 
Já li esse livro e algumas coisas são importantes serem ditas:
Uma das primeiras coisas que Dan fala é que todos os fatos são reais em seu livro. Isso é um erro, pois um leitor mais desavisado pode achar que tudo que ele escreve é REALMENTE verdade. Dei uma pesquisada e só pra citar como exemplo, a pirâmide invertida não tem 666 vidros.
Portanto, é uma sacanagem ele afirmar que tudo que ele escreve é verdade.
Hoje pode ter gente que tá quase tendo um troço pois pode ser uma pessoa católica e ver sua religião caindo por terra. Tá certo que algumas personalidades cristãs não são nenhum anjinhos. O que não implica em generalizar e denegrir toda a filosofia da religião. ALgumas pessoas podem achar que sou católico fervoroso. Sou realmente católico, mas estou lendo o livro dos espíritos e estou vendo respondidas muitas questões que ficam obscuras no catolicismo, o que está me fazendo mudar de opinião sobre minha religião.
Já vi muita gente achando que Dan é um novo guru, que tudo que ele fala é verdade. Esse cara deve ter algum trauma de infância(a psicologia explica).
Mas uma coisa é inegável: seu livro do ponto de vista ficcional é impecável. Quem tiver isto em mente ao ler seus livros aproveitará muito mais. Mas como tem sempre alguém que gosta de uma teoriazinha de conspiração, volta e meia vai ter gente usando os livros de dan em discussões religiosas, mesmo sendo um bom conselho não se discutir esta.
Vlw pessoal.
 
Realmente, não se deve levar tudo a sério, mas acho que é apenas um jeito de se mostrar a insatisfação com a igreja, será que eles não pararam para pensar um pouco, com toda a reação criada pelo livro?
Outra coisa, muitas pessoas, normalmente mais velhas, que seguem mais os costumes, sempre ficam "enraivadas", por assim dizer, com um livro falando tudo ao inverso sobre algo em que eles sempre acreditaram tão cegamente e incondicionalmnete, infelizmente, é assim que acontece :think:
 
lipetavares disse:
Já vi muita gente achando que Dan é um novo guru

Dan Brown vai ser o novo Ron L. Hubbard...


E eu acho que ele dizer no começo que é tudo real, faz parte da "mágica" do livro(ou é só um tentaiva desesperada de fazer as pessoas acreditarem)
 
Dr. Estranho disse:
Dan Brown vai ser o novo Ron L. Hubbard...


E eu acho que ele dizer no começo que é tudo real, faz parte da "mágica" do livro(ou é só um tentaiva desesperada de fazer as pessoas acreditarem)
É igual quando aparece no começo e filmes de terror/suspense, "baseado em fatos reais", as pessoas prestam mais atenção à "dicas" do dia-a-dia para fazer com que tudo faça sentido de alguma foma...
 
Este escrito no início do livro pra mim é uma lavagem cerebral pois o leitor desavisado embarca em tudo que está lendo...
Mas se vcs concordam que este seja o melhor jeito de prender o leitor no livro...
Vlw...
 
O jeito é ler o livro com uma mente crítica e não acreditar em tudo o que se lê. Embora eu tenho deixado a religião católica há algum tempo, eu não acredito na história de Maria Madalena, e tem pessoas ignorantes que tomam isso como verdade absoluta, e religião é algo que não se discute, e causa problemas quase sempre quando discutida.
 
Aldamar disse:
O jeito é ler o livro com uma mente crítica e não acreditar em tudo o que se lê. Embora eu tenho deixado a religião católica há algum tempo, eu não acredito na história de Maria Madalena, e tem pessoas ignorantes que tomam isso como verdade absoluta, e religião é algo que não se discute, e causa problemas quase sempre quando discutida.
E deve ser assim sempre, nenhum lado está realmente aberto às discussões, os céticos, irão discorar de tudo sobre a igreja(óbvio não? são céticos afinal) enquanto à igreja aparece de vez em quando para a briga, publica algo para se "fortalecer" e desaparece logo em seguida não respondendo à resposta, como se estivesse àcim de tudo isso, e assim dá margem para que as pessoas acreditem no que querem.
 
15/04/2006 - 17h47
"Código Da Vinci" é obsessão pela verdade, diz Hanks
da Folha Online

O ator norte-americano Tom Hanks declarou neste sábado que "O Código Da Vinci", filme que abrirá a 59ª edição do Festival de Cannes, retrata a obsessão pela verdade.

"Fazer parte do filme 'O Código Da Vinci' é a recompensa mais gratificante em minha carreira", afirmou o astro. O longa-metragem baseado no polêmico best-seller do escritor Dan Brown tem sua estréia mundial marcada para 19 de maio
Divulgação

Tom Hanks e Audrey Tautou estrelam "O Código Da Vinci"
O elenco do filme, dirigido por Ron Howard, tem em papéis de destaque, além de Tom Hanks, os atores franceses Audrey Tautou e Jean Reno. Paris e, em particular, o Museu do Louvre são as principais locações em que a história se desenrola.

Enquanto Hanks interpreta o estudioso Robert Langdon, Tautou dará vida a Sophie Neveu, a jovem neta de um cientista que é misteriosamente morto no Louvre. Já Jean Reno interpreta Bezu Fache, um policial francês particularmente religioso e que deve resolver o caso do homicídio. O ator Paul Bettany, por sua vez, viverá um vicário da Opus Dei, o albino Silas, um dos personagens mais controversos da obra.
A trama de "O Código Da Vinci" se concentra na tese de que Jesus Cristo se casou com Maria Madalena, com quem teve um filho e cuja descendência continuou até a atualidade, protegida por uma ordem secreta conhecida como Priorado de Sião. Por causa da possibilidade deste casamento, o grupo conservador católico Opus Dei estaria assassinando seus descendentes para proteger tal segredo.

Antes de ser adaptado para o cinema, o livro de Dan Brown foi traduzido para 44 idiomas e vendeu mais de 40 milhões de exemplares no mundo todo. A boa aceitação da obra rendeu a Brown mais de 70 milhões de euros, segundo a revista "Forbes".

http://www1.folha.uol.com.br/folha/ilustrada/ult90u59646.shtml

CNBB RECOMENDA VETO AO FILME "O CÓDIGO DA VINCI"
http://www1.folha.uol.com.br/folha/ilustrada/ult90u59577.shtml
 
Tá certo, tem que ter o senso crítico mesmo.
Mas o que a Igreja faz tb é foda: nego mete o pau no dan pq ele está errado e talz...
Mas a igreja se defende assim: segundo a bíblia, maria madalena era prostituta e bla bla bla...
A igreja pode defender o seu ponto de vista, isto é lógico. Mas ela não pode fazê-lo baseado em escritos de sua doutrina. Já cansei de ver a igreja meter o pau em um monte de religião se baseando na bíblia que já passou por milhares de mãos e traduções, o que a faz tornar um pouco duvidável...
Mas naum estou aqui pra denegrir a igreja. Como já disse estou me ´´tornando ´´ espírita mas naum tenho a intenção de denigrir o catolicismo.
Mas só acho que cada um devia ficar na sua e escolher sua própria religiao, independente do que um escritor escreve em seu livro.
O que vale é o ideal de fazer o bem(segundo sua consciência) e fazer ao próximo o que queira que façam com vc... Independente da religião.
Vlw...
Ps.: Mas o que vai ter de gente desavisada que após ver o filme vai sair falando bestera isso vai...
 
O jeito é ler o livro com uma mente crítica e não acreditar em tudo o que se lê. Embora eu tenho deixado a religião católica há algum tempo, eu não acredito na história de Maria Madalena, e tem pessoas ignorantes que tomam isso como verdade absoluta, e religião é algo que não se discute, e causa problemas quase sempre quando discutida.

Sempre que se discute religião há problemas. A maioria das guerras da história vem de uma raiz religiosa.... Mas esse livro é ótimo pra quem sabe ter espírito crítico e diferenciar fatos reais ( criação dos templários, etc... ) de ficção. O filme é muito bom, contrariando minhas espectativas..... Vale a pena ser visto!!!!!!!!!!!!
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo