1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

"O Código Da Vinci" (Dan Brown)

Tópico em 'Literatura Estrangeira' iniciado por Maedhros, 11 Abr 2004.

1. Maedhros

Maedhros Whadahell?

Alguém aí já leu esse livro? Ele anda sendo bastante falado por aí e as críticas andam bastante positivas. No exterior já vendeu dez milhões de exemplares e agora chegou no Brasil. Parece que um estúdio de cinema já até comprou os direitos autorais pra fazer uma adaptação.

Descobri ao ler um folheto numa livraria, onde constavam o prólogo e o primeiro capítulo do livro. O enredo trata de um assassinato ocorrido no Museu do Louvre, em Paris, que traz à tona uma conspiração em torno de uma sociedade secreta existente desde a época de Cristo. Desta sociedade, chamada de Priorado de Sião, já fizeram parte grandes nomes como Victor Hugo, Isaac Newton e... Leonardo Da Vinci! Pra esclarecer o assassinato, entram em cena a criptógrafa francesa Sophie Neveu e Robert Langdon, professor de simbologia de Harvard. O segredo milenar por trás de tudo envolve a resposta de vários mistérios da cultura ocidental - da natureza do sorriso da Mona Lisa ao significado do Santo Graal.

Pelo menos isso é o que diz a contracapa. Comprei hoje na Saraiva do Shopping Morumbi por R$39,00 (achei razoável, pois o livro é um tijolo de 475 páginas. Conformo eu for lendo, posto minha opinião aqui. O primeiro capítulo já é ótimo!

2. Maedhros

Maedhros Whadahell?

Na Veja da semana passada saiu uma matéria sobre a temática desse livro, principalmente em torno da suposta ligação de Leornardo da Vinci com o Priorado de Sião e sobre as pistas que ele escondia em suas obras. Estudiosos dizem que essas pistas podem representar simbolicamente uma revolta contra a Igreja Católica, reforçando a idéia que Leonardo na verdade não era nem um pouco religioso.

Quanto ao livro, já me impressionei. Das 475 páginas e já li mais ou menos um terço e nunca um livro me prendeu tanto. A narrativa e muito bem feita e tensa, e é sutilmente intercalada com momentos didáticos que explicam muito bem a história de certas obras de arte ou de descobertas científicas que entram em contexto.

Resumindo: até agora está ótimo. Recomendo. :wink:

3. Maedhros

Maedhros Whadahell?

Terminei hoje. E adorei.
    O livro realmente prende. Deixa você meio perplexo pelos fatos que vão ocorrendo, relacionados com simbologia religiosa e enigmas bem bolados, além de uma abordagem didática de vários desses aspectos. Isso que mais impressiona no livro: ao mesmo tempo que há uma história tensa e empolgante, também há vários trechos que parecem terem sido inseridos para explicar algo para o leitor (achei muito interessante um trecho sobre o número PHI).

Em certo momento surge um pouco de clichê: surge o típico personagem cuja identidade é descohecida e o leitor fica imaginando quem será. No meu caso, quando tinha lido dois terços do livro, achava que era a pessoa X, depois mudei de idéia totalmente, e no final era mesmo a pessoa X!

Concluindo, é um ótimo thriller com elementos e conspirações religiosas que podem chocar aqueles mais fervorosos. Mas mesmo assim recomendo muito.

8.5/10

4. MaDZ

MaDZ Usuário

LI a matéria de que vc se referiu e me deu bastante vontade de ler. Tao logo tiver a oportunidade, lerei. Mas antes preciso terminar ler alguns aqui

5. Smaug

Smaug Cacho

(mais uma vez tem aqui na livraria do meu pai :lol: )

Pois bem, viram a reportagem sobre o livro numa revista (acho que é a Veja) ? fala de uma figura do Vinci: Num desenho da ceia dele aparece Jesus e um outro "cara" que formam um M, M de madalena... Tambem aparece um punhal numa mão de um outro, representando a traiçao, me parece que é isso... E tambem um triangulo apontando pra baixo, representação do sexo da mulher...

è, tudo sobre o livro, não é ?

6. Dimitri

Dimitri om pah, om pah, pah

O Código Da Vinci

Estou lendo esse livro e estou gostando bastante. A trama é bem legal mas o interessante mesmo são as revelações de conspirações do Vaticano, curiosidades sobre símbolos do cotidiano e revelações sobre várias obras de Leonardo Da Vinci.

Eu adoro essa coisa de verdadeira história por trás da Bíblia e também admiro muito Leonardo Da Vinci. Vale a pena ler pois aguça sua curiosidade.

Quando terminar de ler eu dou a nota. Eu detesto essas resenhas, principalmente da Veja que dizem como é todo o livro estragando totalmente a surpresa. Quem quiser ler o livro não leiam NENHUMA resenha.

7. Maedhros

Maedhros Whadahell?

Certo. Inclusive esses detalhes também são revelados durante a trama.

Ah, e pra quem não viu a Veja dessa semana, "O Código Da Vinci" está em primeiro lugar das lista dos mais vendidos (do gênero ficção).

8. Smaug

Smaug Cacho

SPOILERS, cuidado! (he he)

Parece que já vendeu 2 milhões de cópias no Brasil... :roll:

É realmente muito bom esse livro, pelo que ouvi falar, mas não li ainda... Só a reportagem da Veja...

9. Smaug

Smaug Cacho

posso ter me enganado, pois peguei o livro agora, agorinha! no Brasil pode ter sio isso, não sei... Mas na capa vi que parece 10 Milhões de Cópias Vendidas em Todo Mundo!

Legal...

:)

10. Krebain

Krebain Banned

eu jah li o prólogo... 8-)

mas me parece bom...

soh uma duvida, eh todo o livro em torno dakele crime?

de qualquer forma estou decidido a acabar esse livro.....

11. Maedhros

Maedhros Whadahell?

Na verdade o ponto de partida da trama é o assassinato, mas vão acontecendo tantos fatos, tantos enigmas, que chega uma hora em que você esquece do crime. :mrgreen:

12. MaDZ

MaDZ Usuário

Já comprei o meu, qdo terminar "O Iluminado" começarei a ler

13. Eli Nerwen

Eli Nerwen Usuário

eu vi a reportagem da Veja e fikei muuuito curiosa pra saber como eh....
    aquela pintura da ultima ceia q apareceu na revista com umas explicaçoes me deixou realmente intrigada :o?:

14. Smaug

Smaug Cacho

um link de noticias Da Vinci

O lik a seguir não é diretamente ao livro, mas ao Da Vinci, saiu uma reportagem virtual no BOL:

Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)

espero que gostem... fala um pouco de um carro projetado por Da Vinci...

:D

15. Dimitri

Dimitri om pah, om pah, pah

O Código Da Vinci

Acabei de ler o livro.

Muito bom. O que não tem em desenvolvimento de personagens tem de história. A parte final do livro é muito boa.

É incrível como a verdade sobre o Graal está tão presente no nosso dia-a-dia.
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)

16. Smaug

Smaug Cacho

Agora com a imagem podemos perceber alguns significados...

E dá pra se perceber que não há comida no prato de Jesus, o que mesmo que significa ? saiu na Veja...

Tem o M de Madalena, e um triangulo ^ representando o sexo da mulher, dá pra ver claramente...

Valeu Dimitri pela imagem :wink:

17. Cults

Cults Usuário

Acabei de passar dessa parte que fala sobre a Última Ceia, e, putz, esse livro é fascinante! Uma literatura gostosa e não muito complicada... mas o mais interessante mesmo são as revelações tão supreendentes. Fiquei abismado com o número PHI!

18. Krebain

Krebain Banned

eita livro ( e filme) bom!

tow quase acabando O Codigo Da Vinci..... eh bom...mas naum eh taaaaaaum bom assim...... :roll:

19. Heceldamar

Heceldamar Usuário

Unh... só tomem cuidado com essas "verdades". Tudo aquilo é teoria, e das mais conspiratórias possíveis.

Há fatos e teorias no livro. É fato que Da Vinci não era exatamente um admirador do Vaticano, e que o Priorado de Sião realmente existiu; mas não há como comprovar, por exemplo que o apostólo ao lado de Jesus seria Maria Madalena. As provas são interresantes: a roupa oposta a de Cristo (o que seria uma suposta harmônia entre o masculino e o feminino) e o jeito ameçador de Pedro, principalmente sua mão. Mas, infelizmente, não há como provar qualquer ligação, nessa, e nas outras teorias apresentadas ao longo do livro.

O "Código Da Vinci" é interresantissimo e tem uma ótima narrativa, cheia de suspense, mas não contém uma verdade absoluta. Já tem muita gente neste tópico afirmando isso e aquilo, tendo como base unicamente um livro ficticio.

Cuidado pessoal. :wink:

20. Só há um coisa que eu não percebo. Se agora eu escrevesse um livro a contar meia duzia de balelas sobre o budismo, pegando numas quantas teorias da conspiração da treta para dizer mal de buda, todos me chamariam de intolerante, anti-budista, etc.
    Mais quando aparece um filme que narra a historia da paixão de Cristo de uma maneira fiel aos livros mais antigos e fiaveis que temos sobre o assunto é anti-semita.
    Mas qaunda aparece um livro que, atraves de teorias da treta, acusa a Igreja e os santos de coisas gravissimas é uma obra prima, histórica que só é pena é que só agora se saiba.
    É vdd q ha intolerancia de alguns católicos, mas é impressionante ver a intolerancia dos que se dizem mais tolerantes...

Compartilhar