• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

O clima influencia na aparência dos povos da Terra-média!

Elessar Hyarmen

Senhor de Bri
Bom pessoal!

Pensando um pouco na questão da aparência dos elfos e demais povos da Terra media e tendo como base este tópico ( Existiam elfos de pele escura) podemos dizer ou gerar uma discussão onde as questões ambientais influenciam no comportamento e aparência física dos povos da Terra media.

Pensando assim, podemos entender que um elfo, no caso o Eol, que era considerado um elfo negro por não ter ido até Aman, na verdade era uma pessoa com a pele bem branca, uma vez que o mesmo habitava uma região de florestas densas e não gostava da luz do sol. Então, ele nunca seria uma pessoa com a pele morena ou negra.

Mas agora, os elfos que habitavam por exemplo a região litorânea de Beleriand, ou a ilha de Balar, ou as regiões quentes de Belfalas e Anfalas, dá para imaginar que tais elfos e homens, mesmo considerados "brancos" na verdade teriam uma pele mais escura do que os elfos que habitavam as regiões florestais, justamente pela constante exposição à luz solar ao longo de milhares de anos.

Sendo assim, mesmo Círdan sendo uma pessoa com cabelos loiros teria uma pele mais escura do que o próprio Eol, devido a influência climática/ambiental. Quando pensamos no Inrahil que vivia em Dol Amroth, seria a mesma coisa se compararmos com Thranduil de Mirkwood.

Nesse sentido, onde o meio ambiente influencia na aparência físicas das pessoas, nos seus costumes, culutras e etc, podemos afirmar que determinados povos, mesmo considerados brancos, teria uma cor mais morena do que outros povos também considerados brancos?

Obrigado!
 
Última edição:
Re: O clima influencia na aparência dos povos da Terra media!

Sim, eu acho que influencia muito. Noto, por exemplo, que os homens que viviam em regiões semi-áridas e áridas, tinham uma pele muito mais morena.

Elessar Hyarmen disse:
Podemos afirmar que determinados povos, mesmo considerados brancos, teria uma cor mais morena do que outros povos também considerados brancos?
Essa variação de tonalidades dentro de uma mesma "classificação" quanto à cor da pele podemos observar facilmente no nosso próprio mundo real. Coloque lado a lado um norueguês e um português: ambos são considerador povos de pele branca, mas com uma diferença m uito grande nas tonalidades. A mesma coisa pode ser observada em relação aos povos de pele negra.
 
Re: O clima influencia na aparência dos povos da Terra media!

Realmente, nunca havia pensado por esse lado.
Ótimo ponto :joinha:
 
Re: O clima influencia na aparência dos povos da Terra media!

Essa influência do clima é realmente um ponto interessante na aparência dos povos da TM, pois assim pode-se dizer que os elfos de determinadas regiões foram se adaptando de acordo com o espaço geográfico ou ecossistema, e ao longo desse processo adaptativo foram adquirindo peculiaridades que talvez lhe dessem mais vantagens que outros elfos de outras regiões.
 
Re: O clima influencia na aparência dos povos da Terra media!

Uma pessoa entendida de biologia talvez possa me esclarecer, mas eu não entendo como é que as "raças" podem ter algumas de suas características mais sutis alteradas de acordo com o clima.

No caso dos povos de pele morena, eu não vejo explicação para como eles adquiriram esta característica ao longo do tempo, uma vez que, se Darwin estiver correto, o que inlfuencia a alteração do genótipo dos indivíduos é a seleção natural. Em outras palavras, indivíduos mais adaptados ao meio têm mais capacidade de se reproduzir e passar adiante seus genes.

A cor da pele, por sua vez, não me parece ser uma característica que atrapalhe tanto a reprdução de determinada espécie. Se puséssemos um monte de branquelos debaixo de um sol escaldante, eles provavelmente não gostariam muito disso, mas não me parece que isso os impediria de se reproduzirem e passar seus genes para a próxima geração.
 
Re: O clima influencia na aparência dos povos da Terra media!

Meu amigo Avastgard, vou discordar um pouco de vc.

Creio que os aspectos geográficos, físicos, que a meu ver são elementos ambientais possuem ou pelo menos cooperam para adaptações e/ou evolução de determinadas espécies, seja humana ou animal.

Por exemplo, se vc cria uma barreira geográfica como uma montanha para dividir uma espécie de esquilos com certeza, com o passar dos anos essa divisão vai proporcionar que adaptações às características ambientais no qual estão inseridos. Até mesmo num processo de migração para latitudes mais altas ou mais baixas, uma vez que estão ligadas aos aspectos climáticos e gemorfológico e fitogeográficos vai proporcionar alterações/adaptação nos seres, ou uma espécie de evolução ou luta pela vida, mas que estão diretamente vinculados aos aspectos ambientais.
 
Re: O clima influencia na aparência dos povos da Terra media!

Concordo com o Lagduf. Aspectos e barreiras naturais impõem sim um pouco de evolução/adaptação.

É bom termos em mente que embora hoje seja comum a ideia de seleção natural, na época de Tolkien esse era um tabu bem maior.

Assim sendo, a visão de Tolkien nesse sentido me parece sendo muito mais a de que os seres se adaptariam lentamente ao ambiente, e não a seleção natural.
 
Última edição:
Re: O clima influencia na aparência dos povos da Terra media!

Se for em relação a aparência de alguns povos humanos, sim, a produção de melanina nada mais é do uma das defesas naturais da derme contra a radiação solar.

Em relação aos elfos, a coisa complica. Primeiramente, todos surgiram em Cuiviénen e somente milhares de anos depois é que os três clãs eldar começaram a diferenciarem-se, tanto no idioma, como culturalmente. Tolkien só deixou relatos detalhados sobre a cor dos cabelos e dos olhos e, com as excessões de Aredhel Ar-feiniel, Lúthien, Idril e Arwen que são descritas com a pele muito alva; não há muitas variações de tom de pele entre os elfos.
 
Re: O clima influencia na aparência dos povos da Terra media!

Eu imagino que interfere sim, como ocorre no mundo real.

E não só interfere na cor da pele, como na cultura de uma maneira geral. Expressões que cada povo possui, o que o sol (por exemplo) representa para cada cultura e até nas vestimentas que eles usam.

Por exemplo no mundo real: As fantasias medievais sempre apresentam como vilões na história o frio e o escuro (direta e indiretamente), porque certamente para as pessoas que viviam na Europa medieval, esses eram ameaças reais. Pessoas morriam de frio nos invernos mais fortes e duradouros e a noite sempre trazia o anonimato e expulsava as leis para que ocorressem os maiores crimes que poderiam inclusive ficar impunes. Então o escuro e o frio era realmente aterrador. Hoje em dia, nossas luzes artificiais expulsam a noite sempre que queremos e temos muitos edredons e meias contra o frio, não são mais perigos, ninguém mais teme o escuro (talvez apenas as crianças), por causa das condições de época o frio e o escuro mudaram de conceito para as pessoas.

Quanto as roupas: não é interessante que os povos que habitam regiões áridas e desérticas são os povos que se encapotam de roupas pesadas e turbantes e mais do que isso, a cultura deles é também uma cultura de não mostrar o corpo, de esconder a pele, etc. Será coincidência? Enquanto nos países tropicais, com lindas praias abençoados por deus e bonitos por natureza, como o Brasil, o pessoal gosta de roupas mais leves, andam mais despidos em casa e nas ruas em trajes de banho nas cidades litorâneas? Além disso temos uma cultura do mostrar, do belo, da preocupação com o corpo e com a forma? Será coincidência também?

Acho que essas coisas não são coincidências, é o clima e a geografia interferindo diretamente na cultura dos povos. Que outro tipo de cultura o Brasil desenvolveria se não uma cultura do "mostrar", com as nossas belas praias? Nós conseguiríamos usar turbantes e burkas no dia a dia em Ipanema, por exemplo? Acho que não. E as mulheres árabes não conseguiriam andar de bikini no sol escaldante e seco do Oriente.

Com os elfos devem ser a mesma coisa, Eöl, por exemplo, imagino ele usando roupas compridas também, mas leves, para se proteger do mosquitos da floresta. As roupas dele devem ser compridas, mas bem leves para ele não passar muito calor, florestas as vezes são bem abafadas. Se ele fosse oriental, as roupas deveriam ser mais grossas além de compridas, para proteger a pele do sol muito forte.

Pensando nessa linha... imagina que bacana as elfinhas de bikini dos Portos Cinzentos? rs.
 
Re: O clima influencia na aparência dos povos da Terra media!

Uma pessoa entendida de biologia talvez possa me esclarecer, mas eu não entendo como é que as "raças" podem ter algumas de suas características mais sutis alteradas de acordo com o clima.

No caso dos povos de pele morena, eu não vejo explicação para como eles adquiriram esta característica ao longo do tempo, uma vez que, se Darwin estiver correto, o que inlfuencia a alteração do genótipo dos indivíduos é a seleção natural. Em outras palavras, indivíduos mais adaptados ao meio têm mais capacidade de se reproduzir e passar adiante seus genes.

A cor da pele, por sua vez, não me parece ser uma característica que atrapalhe tanto a reprdução de determinada espécie. Se puséssemos um monte de branquelos debaixo de um sol escaldante, eles provavelmente não gostariam muito disso, mas não me parece que isso os impediria de se reproduzirem e passar seus genes para a próxima geração.

As pessoas que têm a pele mais morena, são mais resistentes (protegidas) as alterações que a radiação possa causar do que aquelas que tem a pele mais clara. Elas possuem mais melanina, motivo pelo qual são menos suscetíveis a ter um câncer de pele por exemplo, pois a melanina é um fator de resistência solar. Mas como a radiação solar causa lesões no DNA, com a replicação celular essas alterações podem ser passadas de uma geração para a oura. Mas acredito que o meio influencia diretamente nos melanócitos, que produzem a melanina. Então de uma região para outra podemos observar características, que no caso seria o tipo de pele, pela incidência da radiação solar.
 
Acredito que a questão da cor da pele não era algo que Tolkien quisesse mostrar, senão não teria focado mais na cor dos cabelos/olhos, nem teria falado que a pele de alguns era mais alva, como disse Elring. Mas acredito sim que dependendo da região, poderia mudar um pouco, apesar disso não ter sido citado, afinal, pensando no mundo "real", isso ocorre. Um bom exemplo é do Célio Meneldur, quanto aos europeus.
 
Re: O clima influencia na aparência dos povos da Terra media!

No caso dos povos de pele morena, eu não vejo explicação para como eles adquiriram esta característica ao longo do tempo, uma vez que, se Darwin estiver correto, o que inlfuencia a alteração do genótipo dos indivíduos é a seleção natural. Em outras palavras, indivíduos mais adaptados ao meio têm mais capacidade de se reproduzir e passar adiante seus genes.

Mas é exatamente isso: seleção natural.
Quem vive numa região muito quente e com vegetação rasteira, por exemplo, se for muito branco e vai durar pouco tempo. Pode ter câncer, problemas de desidratação, queimaduras [pessoas muito brancas - tipo eu, rs - ficam parecendo um pimentão quando muito expostas ao sol. Já aqueles que são brancos, mas não muito brancos ficam com a pele bronzeada], etc.

Aqueles cujo o organismo passa a produzir mais melanina como defesa natural passarão essa característica para seus descendentes, tornando assim esse povo mais resistente ao calor.


A cor da pele, por sua vez, não me parece ser uma característica que atrapalhe tanto a reprdução de determinada espécie. Se puséssemos um monte de branquelos debaixo de um sol escaldante, eles provavelmente não gostariam muito disso, mas não me parece que isso os impediria de se reproduzirem e passar seus genes para a próxima geração.

A 'capacidade' de se reproduzir não é só a capacidade de passar genes adiante. Os espermatozóides e os óvulos funcionarão do mesmo jeito se houver coito, porém o problema é ele ou ela atrair um companheiro para isso.

Naturalmente os animais se sentem mais atraídos por aqueles que são ou parecem ser mais fortes, ou mais resistentes ou mais espertos [sabe fazer um bom ninho, achar comida, etc].

E é aí que entra a cor da pele. Num clima muito quente os mais morenos e mais fortes - portanto mais resistentes ao clima - parecerão mais atraentes do que os branquelos e magrelos, que muito provavelmente gerariam descendentes mais fracos e suscetíveis a doenças. Já num clima gelado, é mais interessante ter mais reservas de gordura para resistir ao frio do que apenas força muscular.

Da mesma forma... vamos supor, uma girafa... quanto mais alta melhor em locais de vegetação alta. Uma girafa com pescoço curto não parecerá muito atraente aos olhos dos outros pois seus filhotes podem vir a ser baixos também e terão poucas chances de sobrevivência, já que não conseguirão se alimentar.
Aí também entra também a questão dos genes dominantes e recessivos. Mas isso eu deixo pra quem entende melhor do assunto do que eu... :D
 
Última edição:

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo