Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!
Perdoem-me se eu estiver errado, e me corrijam, mas não me lembro de Manwë desejar Gandalf no comando, essa hierarquia (até onde nós sabemos) só foi decidida na TM, e até onde me lembro era Galadriel que desejava Gandalf como chefe do Conselho Branco.
E esse negócio de inferior ou maior, não passa de palavras, o que vale é atitude, Saruman é claramente definido como o mais sábio da ordem, mas Gandalf pela luta do bem maior, adquiriu sabedoria, ao contrário de Saruman, que a jogou fora, arrancando os próprios olhos, mesmo com a vitória do oeste ele ainda assim se lamentava.
Mas não menos prezem Saruman, até mesmo Frodo teve a sabedoria de não matá-lo, Saruman já foi sábio, e não tenham dúvida de que se ele tivesse ajudado a derrotar Sauron sem usar as armas do inimigo o Oeste teria tido menos perda e sofrimento do que teve, sua traição foi dura, cruel e desleal.
Mas é como Gandalf diz, estudar as artes do inimigo (como Saruman fez) é perigoso. E um perigo maior aguardava Gandalf se ele tivesse usado o Palantír, se Sauron descobrisse através de Gandalf a vinda de dois hobbits para Mordor seria o fim.
Ah, me desculpem, eu li em algum lugar que xx queria Gandalf como o chefe do Conselho e presumi, "me lembrei (erradamente)", de Manwe, mesmo antes de chegar a TM.
Agora, se não me engano, novamente, quem fundou o Conselho foi Galadriel e Celeborn. Então, como Saruman foi parar na "presidencia"?
O resto é devaneio!
Valeu, Parthadan! Embora não tenha dito exatamente o porquê, mas será que há? Tipo, porque era mais sabio, mais velho, etc. Eu me recordo, muito vagamente, que Gandalf recusou algo do tipo, serio mesmo... Bem pode ser mais algum erro, ja que nao li sobre os istari.
sabe dizer se Saruman ja estudava o Anel e as artes do inimigo antes de ser nomeado lider do Conselho?
Interessante o post, até hoje não tinha pensado muito bem na escala de cores que os magos usavam, pra mim só branco queria dizer o lider do conselho e o resto era escolha. Será que tem algum lugar falando mais sobre isso?
Ou talvez, se fosse Radagast a encarar o Balrog em Moria e sobrevivesse, mesmo sendo o Castanho se tornaria o Branco, ou se tornaria o Cinzento? Ou ate mesmo, sera que estou me equivocando e muito nessa de "classificação"?!...![]()
Eu não entendo nada mesmo.
Pensei que essa hierarquia,Branco,Cinzento, Castanho, fosse algo do tipo, qualidades, porque Gandalf sempre diz que Saruman e Radagast são das mesma "ordem" que ele.
Interessante. Aprendo muito com vocês aqui.
Provavelmente a determinação da "hierarquia" estivesse relacionado na ascensão de cores para o branco.
Saruman seria o "Chefe" o "Lider", Gandalf seria o "Sub-Lider" Cinzento, Rasgat seria uma espécie de "Cabo" Castanho. Todos teriam o seu grande papel mas alguns se destacariam numa forma organizada de ajudar os povos livres da Terra-Média.
Gandalf quando se torna mestre do Conselho torna-se Branco, isso implica para a ordem de cores...
Creio que todos teriam o mesmo poder, mas manifestado de forma diferente. As cores seriam a maneira como se hierarquizavam.
Realmente como já vários outros tópicos exploraram, não há nenhuma relação entre as cores de um Istari e seu poder.
Talvez, mas haverá entre as cores e a sabedoria?
Acho que não... A sabedoria de um mago vem com estudo. São anos e anos estudando escrituras antigas e meditando, processando todas as informações, escrevendo, testando, mudando, lendo mais e mais...
Acho que Saruman era o mais sábio no que se refere ao Um Anel por tê-lo estudado por mais tempo. Mas ainda assim era totalmente ignorante no que diz respeito aos povos da Terra Média (nisso o Gandalf era imbatível) e no que diz respeito aos seres naturais, sabedoria dominada por Radagast.
Eu penso que a sabedoria é fruto do conhecimento e o conhecimento é fruto do estudo.
As cores dos Istari eram apenas "alegorias" e variavam de acordo com a preferência do mago.