1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

"O Cheiro do Ralo" (Lourenço Mutarelli)

Tópico em 'Literatura Brasileira' iniciado por Ronzi, 8 Out 2008.

  1. Ronzi

    Ronzi Oh, Crap!

    depois de muito tempo enrolando com ele na estate, terminei a leitura d'O Cheiro do Ralo, livro que pouco tempo atrás teve uma adaptação para o cinema que foi super bem falada.

    Eu já conhecia os trabalhos do Mutarelli pelos quadrinhos, pois dele tenho"O Dobro dos Cinco" e "Mundo Pet", mas admito que tinha um pouquinho de medo quando se tratava de um romance. Medo que se mostrou infundado, pois Mutarelli desenvolve muito bem, com uma narrativa em primeira pessoa com toques cinematográficos, entrecortada cena-a-cena, contando vertinginosamente a história de Lourenço, um comerciante que compra e vende coisas usadas no centro de São Paulo.

    O livro é ácido e, muito mais que apenas mimetisar uma situação recorrente da realidade paulista, expressa através uma literatura visceral o nível de insanidade que os habitantes de um centro urbano estão sujeitos. Sexo, paranóias, imundíce e solidão, está tudo lá, cuspido e escarrado na cabeça do careca que a pomba vai cagar.
     
  2. Liv

    Liv Visitante

    RE: O Cheiro do Ralo - Lourenço Mutarelli

    Eu fiquei tão irritada que O Cheiro do Ralo só veio pra SC em DVD que nunca procurei mais sobre o filme ou o livro... mas depois da sua opinião, certamente vou ler =]
     
  3. Pescaldo

    Pescaldo Penso, logo hesito.

    RE: O Cheiro do Ralo - Lourenço Mutarelli

    Apenas vi o filme, mas fiquei muito instigado a ler a obra visto que o filme é excelente. Uma das melhores coisas que eu vi saindo aqui no Brasil nos últimos tempos.
     
  4. Pips

    Pips Old School.

    RE: O Cheiro do Ralo - Lourenço Mutarelli

    O filme é demais! Selton Mello leva ele nas costas. Então acho que o livro é bem centrado no personagem principal e os outros são meros figurantes (apesar da participação fundamental da drogada), certo?
     
  5. Artanis Léralondë

    Artanis Léralondë Ano de vestibular dA

    RE: O Cheiro do Ralo - Lourenço Mutarelli

    Tinha ouvido críticas ruins a respeito do filme, que nem me interessei.
    Porém, agora me deparo com os elogios de vocês e fiquei curiosa :timido:
    E confesso que não sabia que existia o livro =X
     
  6. Ronzi

    Ronzi Oh, Crap!

    RE: O Cheiro do Ralo - Lourenço Mutarelli

    Sim, é verdade. O livro é inteiro focado sobre Lourenço, o personagem principal (cujo nome também é o do autor). Outros personagens tem grande paricipação, mas tudo narrado sbre olhar tirânico e Lourenço.

    Nunca li uma crítica negativa sobre esse filme.
     

Compartilhar