• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

O chamado de Cthulhu e outros contos (H.P. Lovecraft)

Anica

Usuário
Eu já tive contato com Lovecraft anteriormente. Naquele momento, para falar bem a verdade, era TANTA gente dizendo que era a coisa mais bacana do mundo em se tratando de horror que bem, como fã do gênero é óbvio que li os livros com altíssimas expectativas. E nós sabemos que esse tipo de coisa causa decepção na grande maioria das vezes, e com o sr. Lovecraft não foi diferente. Fiquei pensando em como ele fazia caca ao prolongar demais a história após o clímax (eu sou meio fã daquela coisa de unidade de efeito, sabe como é) ou ainda ao tentar explicar o que foi visto.

CONTINUE A LER O ARTIGO NO BLOG MEIA PALAVRA
 
Que bom que vc deu uma segunda chance ao Lovecraft, Anica!! Ele é ótimo!!! E como vc mesma disse, ele usa muito os sentidos em seus contos (foi com ele que me fissurei na palavra putrefato - muito utilizada em seus contos)! Desde que li o primeiro livros de contos dele (O Sussurro das Sombras) me viciei e li todos os livros dele em pt! Adoro a forma que ele descreve as coisas, os seres, seus mitos que parecem tão reais e o Necronomicon, então? Pesquisei na net para encontrar um até que descobri que era só invenção! Meu conto favorito é Nas Montanhas da Loucura, e tem um que é meio ficção científica, que se passa em outro planeta que adorei!! Quero ainda ter todos os livros, só tenho A Maldição de Sarnath!!
 
Parabéns Anica pelo comentário!

De Lovecraft eu conheço muito mais os filmes e jogos baseados em suas obras do que os textos em si. O Chamado de Cthulhu é um dos poucos contos que li e isso porque tive que baixá-los da internet. Só pelo fato de a editora Hedra ter a iniciativa de publicar Lovecraft já merece aplausos. Com certeza esse livro já entrou na minha lista de próximas aquisições.

A leitura de lovecraft não me pareceu muito simples. Por sinal, acho que muitos não vão se adaptar ao seu modo de ver o terror, mas a mim agradou bastante. Isso porque ele investe bastante no lado psicológico dos personagens e nos efeitos que a aterradora verdade pode causar à mente humana. Ter o conhecimento de que existem forças malignas muito superioras às nossas, segundo Lovecraft, pode levar o ser humano à completa loucura. Não deixa de ser uma verdade.

Quando li o Chamado de Cthulhu, uma passagem logo no início chamou-me muito a atenção. Inclusive a transcrevi no meu blog para exemplificar o foco da narrativa do autor. Nela Lovecraft diz o seguinte:

“A coisa mais misericordiosa no mundo, eu acho, é a inabilidade da mente humana em correlacionar todos seus conteúdos. Nós vivemos em uma plácida ilha de ignorância no meio de um oceano negro infinito, e não era para que pudéssemos navegar para longe. As ciências, cada um esticando a corda em sua própria direção, têm nos causado pouco mal até agora; mas algum dia esse mosaico de conhecimento dissociado nos legará um terrível panorama da realidade e de nossa amedrontadora posição neste lugar, tão terrível, que ou bem nós ficaremos loucos diante da revelação ou fugiremos covardemente da luz mortal para a paz e a segurança de uma nova Idade Negra”.

Da pra ver que ele investe muito na mente dos personagens. Talvez não seja o tipo de leitura de terror que a maioria vá gostar, mas com certeza é uma forma de ver o horror que merece muito respeito.

Um abraço!
 
Talvez vocês achem esquisito, mas o que mais gosto em Lovecraft é maneira digamos assim "poética" que ele descreve o horror em suas histórias.
Mesmo usando adjetivos como "putrefeito", "nauseante", "hediondo" ele transmite uma certa beleza nas cenas e personagens de horror que descreve.

Sempre achei estranha essa comparação que fazem entre Poe e Lovecraft, quase tão estranha como quando começaram a comparar Tolkien com JK Rowling (guardadas as devidas proporções, é claro. XD )
Nunca vi nada parecido em seus escritos (tipo, imitando Poe) mas sei que de fato o Lovecraft amava o estilo e as histórias de Poe, chegando até a cita-lo em uma de suas histórias.

Anica disse:
Lembrando para quem gosta do autor que o Gabriel postou uma excelente tradução do conto Os Gatos de Ulthar aqui para nós no Blog Meia Palavra.

Sem falar (e já falando) na contribuição dele no Clube da Leitura de "A Sombra sobre Innsmouth". Muito legal! :sim:
 
:squid:

Estou viciado nos contos! Cada vez que leio um, eu acabo gostando mais e mais. Incrível como cada conto te prende e você não consegue parar até chegar ao final dele. Lovecraft consegue prender sua atenção na leitura de uma forma bem gostosa.

Eu estou comprando a coleção inteira dos pockets. Para quem tiver interesse de conhecer ou queira revisitar os contos, acredito que vale apena comprar.

o_chamado_de_cthulhu_9788525434715_hd.jpg
 
A Editora JBC lançou O CÃO DE CAÇA E OUTRAS HISTÓRIAS em quadrinhos, desenhos e adaptação do Gou Tanabe. Ficou muito bom. O preto e branco, as retículas... nos levam um pouco para as histórias da Kripta dos anos 60 e 70. E o estilo de quadrinho japonês, não está tão japonês assim.
Quem está colecionando o H.P. deve ir atrás do livro.
 
Cthulhu meio que faz parte do imaginário social, né? O Deus Afogado do Martin bebeu, muito, das águas do Lovecraft.
 
Eu acho que o maior trunfo do Lovecraft é a forma como ele consegue construir uma ambientação que vai te fazendo sentir medo com os personagens.
 
Aqui tem um tópico onde o conto também foi lido, esmiuçado e discutido até a virtual desconstrução.


Re: [Clube de Leitura] 1º conto - O chamado de Cthulhu (H.P. Lovecraft )

Quando comecei a pensar em curiosidades a respeito de Chu-lu-lu na hora me lembrei de um post foda (pra variar né) do Ilmarinen, falando sobre as influências do kithulu, o texto que está no tópico sobre o Lovecraft é um apanhado que o Ilmarinen fez de vários posts dele em outros tópicos falando deste mesmo assunto, vou reproduzir os quotes aqui abaixo para quem tiver interesse em ler, não quero gerar nenhuma discussão com isso, é apenas para que possamos nos informar mais sobre o lhulhu, a menos que seja permitido discutir influências agora, não sei, nunca brinquei de clube do livro, mas a principio todo o texto abaixo é para trazer mais informações interessantes para este tópico. :mrgreen:


Depois volto para falar sobre o jogo Call of Cthulhu - Dark Corners of the Earth, é bem legal. :yep:

Está aí o episódio de Caça Fantasmas onde Cthulhu aparece

Parte 1 e Parte 2

Aí mensagem onde os análogos Marvel Universe do Cthulhu foram analisados.

Cabe aqui salientar que um dos motivos pra que Call of Cthulhu não seja um indutor de medo tão grande quanto o era na década de vinte é o fato dele já ter sido satirizado e "pasteurizado", virado "lugar comum", servindo de base pra um sem número de adaptações e cópias do original. Aí a idéia, quando chega aos leitores atuais, parece uma coisa já meio batida e "clichê", sendo que Lovecraft foi, praticamente, o criador do trope "mal selado, esperando pra acordar".

Uma vez que minhas particulares contribuições acerca do Conto que, junto com Nas Montanhas da Loucura e Charles Dexter Ward tende a ser meu Lovecraft favorito já foram, pertinente e oportunamente, repostadas aqui pelo nosso amigo Siker, lembrando a noção de que JRRT também pode constar da lista dos influenciados pelo escritor de
Providence, só me resta compartilhar alguns easter eggs interessantes que não são de conhecimento geral.

Em primeiro lugar, Call of Cthulhu foi homenageado no desenho dos Caça-Fantasmas dos anos 80 pelo escritor dos melhores episódios de Caverna do Dragão, o Michael Reaves.

cthulhu.jpg


Taí o danado em visualização provida pelo Youtube


Na Marvel, o Cthulhu é inspiração visual e conceitual pra, pelo menos, 5 grandes personagens

Demogorge, a forma "devoradora de deuses" de Atum, o primeiro filho da Deusa Gaia

1459399-ra.jpg


Cyttorak, o patrono do Fanático ( Juggernaut)

cyttor003.jpg



Tiamut- O Celestial Negro ( Dreaming Celestial), criado por Jack Kirby "coincidentemente" no mesmo ano de publicação do Silmarillion de Tolkien.

Condenado pelos seus Pares Celestiais a ser enterrado na Terra depois da Segunda Expedição dos Celestiais por ter cometido "um crime contra a própria "Vida", e, em uma versão pelo menos, ter sido responsável pela "criação" dos Deviantes, lembrando Melkor com seu crime de ter criado os Orcs, o Dreaming Celestial emite, a la Cthulhu, emanação via onírica para seus comandados deviantes com o fito de, um dia, ser libertado, "despertar" e recuperar o que seria seu por direito.

406px-Tiamut.jpg

Tundra-uma das Sete Grandes Feras

Alpha+Flight+%25231+Tundra.jpg


Banido junto com seus irmãos pelos deuses inuits ( esquimós) liderados por Hodiak e Nelvanna que se sacrificaram pra fazer tal feito que resultou no banimento de ambos os panteões de "deuses", bons e maus, pra planos de existência adjacentes, ficando retidos lá por barreiras místicas erigidas pelos parentes da Pássaro da Neve, cujo verdadeiro nome é Narya (o mesmo do anel de fogo de Gandalf).

grandes-bestas-jpg.45502

A Grande Família das Grandes Bestas


Meu primeiro "Cthulhu genérico", apresentado na história original da Tropa Alfa que lançou o título da equipe, criado pelo "endiabrado John Byrne" ( e, sim, eu tive medo pra caramba!!).

Também vejam só o que John Byrne aprontava

af2n.jpg


Tinha o toque interessante de, além de ser despertado por ritual mágico envolvendo o sacrifício de uma centelha de vida humana, ser conectado misticamente à própria terra do Canadá, mais ou menos como acontecia com Morgoth na descrição do Anel de Morgoth, HoME X. O ataque contra o gigante abalava toda a massa continental da América Setentrional assim como o ataque contra Morgoth pelo exército dos Valar redundou no afundamento de Beleriand no mar.

Chthon, o Necromante, Senhor do Caos

406px-Chthon.jpg


O responsável pelos poderes místicos da Feiticeira Escarlate e, no fim das contas, pela criação dos vampiros, lobisomens e demais monstros do Universo Marvel. Deixou como memento em nossa dimensão, depois de banido pelo primeiro dessa lista , o seu sobrinho Demogorge, filho da irmãzinha protetora de primatas, Gaia, um livro "indestrutível e escrito com letras de fogo" que tem vontade própria, comanda quem tenta
controlá-lo numa corrupção irresistível( epa!!) ( lembrando um combo do Anel do Poder de Tolkien com o Necronomicon do Lovecraft) e contém os feitiços mais poderosos e profanos de todo o Marvel Universe (incusive a fórmula do encantamento que pode destruir TODOS os vampiros da Terra, utilizada (mal e porcamente com uma explicação "científica" rastaquera) no último filme de Blade), o famigerado Tomo Negro.

darkhold1.jpg


Uma das experienciazinhas de Chthon na dimensão pra onde foi exilado resultou na criação dos N'garai, inimigos dos X-Men, os aliens cover da Marvel, que também são"Deuses Negros" por sua própria conta.

06+X-Men+Sprite.jpg


Esse também tem a peculiaridade de ser uma versão hiperdark do Tom Bombadil e seu poder de nomeação, controle e maestria sobre a ordem natural



BRRRRRrrrr, confesso que, dos análogos cthulhianos acima, Chthon é que , modernamente, continua a me meter mais medo e que não foi, apesar de algumas tentativas, meio que diminuído pelos caprichos dos escritores da Marvel.

Segundo a opinião de alguns é, de longe, o Demônio-Mor do Universo Marvel

E aí os análogos lovecraftianos da DC Comics

Nessa de pesquisar os análogos na Marvel pintou a inspiração de procurar correspondentes na DC. A pesquisa rendeu um dado interessante: os equivalentes lovecraftianos no DCU são muito menos óbvios do que os da Marvel.

Acho que isso se deve a um fato aplicável também ao Perelandra de C.S.Lewis em contraste ao Legendarium de Tolkien que é mais repleto de imagética lovecraftiana a despeito de sua teologia judaico-cristã "paganizada"; são os deuses "benignos" da Trilogia do Espaço exterior que, inadvertidamente, acabam se apresentando como fractais lovecraftianos cuja mera contemplação é desorientadora pra psiquê humana.Bem nessa linha, os "deuses" apolíneos dos panteões da DC são muito mais "lovecraftianos" do que suas contrapartes marvetes.

Virtualmente, todas as histórias, numa hora ou outra, demonstram que os deuses são muito mais do que poderia ser sugerido por suas personificações antropomórficas, seus tamanhos variam constantemente, e a própria geometria e gravidade do lugar que habitam já repercute elementos não-euclidianos, bem aos moldes da descrição que Lovecraft fez de R'lyeh no Chamado de Cthulhu.

Vide aí comparação da arquitetura não euclidiana dessa representação de R'lyeh com o Monte Olimpo da DC.

Lovecraft and Mathematics Non Eucliden Geometry

ryleh_by_marcsimonetti-jpg.45520


2121268-olympus-jpg.45519

Quanto aos análogos cthulhianos propriamente ditos, começando pelos exemplos mais evidentes, nós temos:

Arion e sua forma Cthulhu assumida durante a luta com Superman

busiekgreatest14.jpg

superman-x-arion-cthulhu-jpg.45515

De longe, a mais blatant de todas as homenagens quadrinísticas a Cthulhu foi aqui perpetrada por Kurt Busiek e Carlos Pacheco no clímax de sua saga conjunta na revista do Superman.

Numa história feita pelo mentor intelectual do desenho dos Real Ghostbusters, o J. Michael Straczynski, nós tivemos uma verdadeira aparição convidada de Cthulhu sem ser nomeado

Astro convidado em Brave and the Bold 32
1594659894537.png

Podemos ver que foi, bem provavelmente, chupinhada dessa picture aí

The+Rise+of+Cthulhu+complete2010.3small.jpg


Meio que fechando com as referências cruzadas a Alien ( o corpo das versões de cthulhu acima é bem reminiscente do xenomorfo favorito de todos) está outro análogo de Cthulhu.

Sandman, Morfeus, usando o Elmo

dream-png.45516


tumblr_m5gbyikmcq1qb6dklo1_500-jpg.45517


Andaram observando uma coisa que sempre foi o óbvio ululante: o Sandman com o elmo é idêntico ao Space Jockey de Alien Um agora revelado como sendo um dos Engenheiros em Prometheus, até então todo mundo pensava que o crânio elefantino ou octopóide do Jockey era uma cabeça ossificada mas, o filme mesmo agora homenageou Sandman que já homenageava alien e a referência lovecraftiana ao Cthulhu, revelando que o Jockey também usava um elmo que era parte de seu traje espacial.

Detalhe: o elmo de Morpheus é MESMO o crânio e parte da espinha de um deus que Morfeus foi obrigado a combater, o qual junto com dois outros deuses ( cujos despojos formam os portões de chifres e de marfim do Sonhar) tentou usurpar o Sonhar do Perpétuo. Só agora me parece que Neil Gaiman estava insinuando que o Moldador havia assassinado um análogo de Cthulhu que é, justamente, um "Deus sonhador". Piadinha esperta.



O visual do elmo podia ser tanto uma referência ao Cthulhu quanto ao Deus Elefante do Robert E. Howard, Yag Kosha, na verdade um alienígena capturado por um bruxo que tinha a maior parte de seus poderes canalizados numa jóia parecida com um rubi roubada pelo mago, bem aos moldes do que ocorre com Morfeus no início da revista do Gaiman. E eu juro galera: essas correlações todas só me ocorreram à medida em que escrevo esse post

yagkoska1.jpg


sandman-flying-jpg.45518


Asas de escuridão" , "manto de trevas onde podiam ser vistas chamas", hein Gaiman?Desconfio se vc um dia não suspeitou do mesmo que eu...

E, admitamos, o space jockey sempre foi totalmente lovecraftiano/cthulhiano, e o próprio Robert E. Howard era fã de carteirinha do conto do Lovecraft, então, olhando bem Yag Kosha era um Cthulhu bonzinho

cthulhu-space-jockey-sandman-helmeted-jpg.45521


yagkoska2.jpg


Notinha adicional: numa dessas piadinhas internas que os autores fazem uns aos outros, JMS de Babylon 5 e Ghostbusters homenageou Neil Gaiman baseando uma raça de B5 batizada numa sátira do sobrenome "gaiman" dele, os Gaim. O visual deles é feito em cima de Morpheus com o elmo. Sintomaticamente, debaixo dos elmos eles lembram um bocado a cara de... Cthulhu.



Gaim.jpg


300px-Lesharr_01.png


Adendo: acredita-se que crânios de elefantes podem ter sido a inspiração pro mito dos ciclopes.Daí quem sabe a conexão: único olho, terceira visão, a pedra mágica que assume coloração vermelha e que foi roubada pelo mago Yara...

ciclope1.JPG


Grullug Garkush do Círculo Negro na Legião dos Superheróis, membro da raça dos N'crons

200px-Grullug_Garkush_Pre-Zero_Hour_001.png


O próprio nome da organização a qual Grullug pertence já é uma referência tangenciando o lovecraftiano já que existe também o Círculo Negro da Era Hiboriana de Robert E. Howard. O da DC é Dark Circle enquanto a versão hiboriana é Black Circle.

Ichthultu

ichthu1-jpg.45540


Apareceu como o Cthulhu purgado de impedimentos autorais na série animada da Liga da Justiça.

Lobotomizado pela Clava de N'th metal da Hawkwoman no desenho. Um final meio indigno pra um cthulhu analogue.

Piadinha interna: "In universe" ele pode ter servido de base pro visual da nave da Legião do Mal que, na versão original do desenho, em si mesma é algo reminiscente de Cthulhu também. Pra não falar, é claro, da máscara de Darth Vader.

Legion_of_Doom_Headquarters.jpg



dco_mmo_legion_of_doom_hq_by_chuckdee-d4h340u.jpg


darth-vader-face1.jpg


M'nagallah o Deus Câncer, que, supostamente teria sido o criador da vida na terra, num dos maiores tropos lovecraftianos, o twist na condição de humanos como raça eleita e do "feito à imagem e semelhança de Deus". Ele mesmo baseado no Ubbo Sathla do colega de Lovecraft, Clark Ashton Smith, mais propriamente do que no Cthulhu. Também influencia o desenvolvimento da raça humana via sonhos emitidos como influência sobre cérebros receptivos, teria no DCU sido o inspirador das obras de Poe, Ambrose Bierce e , claro, H.P. Lovecraft

mnagallah-2-jpg.45575
 
Última edição:
A Editora JBC lançou O CÃO DE CAÇA E OUTRAS HISTÓRIAS em quadrinhos, desenhos e adaptação do Gou Tanabe. Ficou muito bom. O preto e branco, as retículas... nos levam um pouco para as histórias da Kripta dos anos 60 e 70. E o estilo de quadrinho japonês, não está tão japonês assim.
Quem está colecionando o H.P. deve ir atrás do livro.
Eu comprei esse daí.

Aí está meu post no Facebook coligindo uma enorme série de links sobre a influência de Lovecraft nos animes e mangás.

Esse daí de baixo, o Nyaruko, deve ter sido influência em cima do premiado comic-mangá americano Monstress, ganhador do prêmio Eisner 2018 em diversas categorias. Claro que o Monstress também tem uma porrada de similaridades com o também mesclador de Tolkien, Lovecraft e Frank Herbert de Duna no cenário da mitologia védico-xinto-budista, RG Veda da Clamp.
 
Última edição:
E quem não tem tara em tentáculos? 😍😍🥰🥰.
Um negócio que garra e ainda por cima chupa e "morde"?
Ao mesmo tempo e em locais múltiplos? :cheer: 🥰:lol::lol::lol::-D:-D:grin::grin:

Só pode dar em love mesmo. 💓💓💖💖💗💗💞💞

Isso está longe de ser privilégio dos japoneses.



Vinte Mil Léguas Submarinas



1595106801354.png

1595107251642.png

1595107435387.png



1595105929716.png

1595106122128.png

1595106247218.png
1595106301138.png
 
Última edição:
Já que estamos falando em referências, em 1984 o Metallica estava lançando um álbum chamado Ride the Lightning e uma das músicas do álbum se chama Call of Ktulu. Ela é inteiramente instrumental.


A história por trás da música é mais ou menos assim. A música começa com o navio zarpando em águas calmas. Até que uma tempestade começa a se aproximar. Quando esta tempestade os atingi, trovões são ouvidos, algo está errado, uma criatura gigante surge da água. Uma batalha feroz começa. Mas esses marinheiros não tinham a menor chance contra a terrível criatura. Assim o navio começa a afundar. Não há sobreviventes deste encontro. O navio desaparece, assim como a grande criatura. A tempestade desaparece e a água volta a ficar calma. No final ouvimos outro trovão, este para lembrar aos marinheiros nunca navegarem por aquelas águas novamente.
 
Eu gostei MUITO desse aqui

Ótimo pra reler o Chamado de Cthulhu ou o Nas Montanhas da Loucura. De preferência todos aqueles contos do Lovecraft que envolvam frio e/ou os diversos estados da água.
 
Digamos que uma parcela dos japoneses tem uma certa "tara" com tentáculos. Isto é visto em várias categorias de animes.

Olha... isso vem de muito longe se colocar os Contos das Jóias de Maré que estão registrados no Kojiki e Nihon Shoki que inspirou os artistas do movimento artístico ukiyo-e a retratarem a Princesa Tamatori resgatando as pérolas de Ryujin... desenho este muito apreciados por membros da yakuza:
sc147633.jpg

E dentro desta escola, vale destacar que ela explodiu durante o peíodo Tokugawa e tanto Hokusai quanto Utamaro eram reverenciados na arte erótica pela alta sociedade (Damyos, comerciantes e damas e cavalheiros distintos) que apreciavam estes trabalhos em casas de banhos e de cortesãs famosas... mesmo sendo proibido, o governo fazia vistas grossas para o Shunga por se tratar de "manuais de orientação sexual" da realeza. E shunga significa "primavera", um eufemismo para sexo; e que é o diminutivo para shunkyū-higi-ga, os doze atos sexuais que o principe herdeiro deve realizar :banana:

E para aquele pessoal que acha que o Japão é careta em termos de comportamento, eis um retrato do nobre Hokusai do século 18:


Shunga_lesbiennes_-_doble_harikata.jpg
 
Achei esse outro daqui muito bom tb... lembrem-se do Caradhras, da Floresta Velha, do "Fog in the Barrow Downs" e do Watcher in the Water do Tolkien.

Valendo citar aqui Os Salgueiros, o Glamour of the Snow e o Wendigo* do Algernon Blackwood, todos os três considerados bons protótipos tanto pra Lovecraft quanto pra Tolkien




*Não esquecer aqui o link pro Pet Sematary (O Cemitério do Stephen King) e pro Wendigo da Marvel assim como pro filme Mortos de Fome

1595197626508.png
1595199413732.png


 
Última edição:
Ah eu adoro o canal da Cryo Chambers: Atrium Carceri e tutti quanti... :grinlove:
É já que estamos a falar de Lovecraft, recomendo três outros canais de YouTube:

Graham Plowman, compositor que tem se inspirado no "Mythos" de Cthulhu (mas não só nisso):

O canal Musica Cthulhiana (o nome já diz tudo; não é exatamente um canal, mas tem ali pelo menos duas playlists bacanas):

E o canal Horrorbabble, que tem centenas de audiobooks de terror (especialmente Lovecraft e similares) lidos em inglês com qualidade profissional. Achei-o estupendo mesmo!
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo