1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

O centro da Terra é 1.000°C mais quente do que a gente pensava

Tópico em 'Ciência & Tecnologia' iniciado por Morfindel Werwulf Rúnarmo, 28 Abr 2013.

  1. Morfindel Werwulf Rúnarmo

    Morfindel Werwulf Rúnarmo Geofísico entende de terremoto

    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)

    Uma nova série de medições mostraram que o núcleo da Terra é 1.000°C mais quente do que a gente pensava – o que significa que o centro do nosso planeta é tão quente quanto a superfície do Sol.

    Há muito tempo sabemos que o núcleo do planeta – apesar de ser extremamente quente – é feito de ferro sólido e cristalino devido às imensas pressões que ele sofre. Mas uma nova série de experimentos sugerem que a estrutura de cristal na verdade é formada em temperaturas mais altas do que se imaginava.

    Testes no começo dos anos 1990 sugeriram que a temperatura no centro da Terra era de aproximadamente 5.000°C. Mas agora, uma equipe de cientistas usaram raios-X para examinar amostrar de ferro, realizadas em temperatura extremamente altas, para entender melhor como a estrutura única de cristal do núcleo se forma.

    As pressões foram criadas usando uma coisa chamada bigorna de diamante, que manteve a amostra entre dois diamantes sintéticos. Ao aplicar pressão imensa e esquentar a amostra com lasers, a equipe conseguiu bombardear o ferro com raio-X para ver como a estrutura de cristal muda enquanto vai de líquido para sólido.

    Os resultados, publicados na Science, sugerem que a temperatura do núcleo da Terra provavelmente é de 6.000°C. Felizmente, o resultado também está de acordo com simulações computacionais do que deve acontecer no núcleo. Não é apenas um sucesso acadêmico – enquanto a temperatura do núcleo não pode ser medida diretamente, conhecer este valor é importante para geofísicos que tentam entender e prever mudanças em terremoto e no campo magnético do planeta.

    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
     
    • Gostei! Gostei! x 3
  2. Fúria da cidade

    Fúria da cidade ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ

    Como já dizia meu saudoso professor de Ciências da 5a Terra "Viagem ao centro da Terra é uma verdadeira Missão Impossível"
     
    • Gostei! Gostei! x 1
  3. Grimnir

    Grimnir Usuário

    Isso me lembrou o filme
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    , com aquela turminha da pesada que foi fazer o centro da Terra girar feito pião maluco. Tá de brinks!

    Aliás, fazendo um crossover de tópicos, a tradução do filme é "O Núcleo - Missão ao Centro da Terra". Não podia faltar o subtítulo, né?
     
  4. Conan

    Conan Cavaleiro Pendragon

    Ele era de Tandéra?
     
    • LOL LOL x 2
  5. Fúria da cidade

    Fúria da cidade ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ

    Era pra ter escrito ali 5a série. Viajei total nessa :lol:
     
    • LOL LOL x 1
  6. Thor

    Thor ἀλήθεια

    Eu sempre achei contraditório o fato de sabermos muito mais sobre o espaço, do que sobre o centro da terra. Essa informação de que o núcleo da Terra é tão quente quanto a superfície do Sol é realmente impressionante pra mim. É questão até de se pensar em qual seria a participação do Núcleo para a temperatura da superfície do planeta.
     
  7. Fúria da cidade

    Fúria da cidade ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ

    Junto com esses estudos da temperatura do centro da Terra, que se intensifique cada vez mais também sobre o do campo magnético terrestre já que ultimamente da parte da comunidade científica existe toda uma preocupação que nosso planeta esteja num processo de inversão dos pólos magnéticos, além de teorias de uma possível mudança do sentido de rotação e tudo isso tem alguma relação em maior ou menor grau ao que acontece lá no miolo do nosso planeta.
     
  8. Morfindel Werwulf Rúnarmo

    Morfindel Werwulf Rúnarmo Geofísico entende de terremoto

    Não sei percentualmente, mas a maior fonte de calor da Terra é o decaimento dos núcleos radioativos, principalmente Potássio (K40), Urânio (U238) e o Tório (Th232).

    Mas a inversão dos pólos magnéticos é algo comum. A Terra nos seus 4,5 bilhões de anos já viu uns 10 desses (não me lembro se são mais de 10, mas não menos). O problema é que os geólogos e geofísicos não sabem se isso é rápido ou se é muito lento. Rápido pra Terra, pode demorar milhares de anos se não mais.
     

Compartilhar