• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

O Centauro no Jardim (Moacyr Scliar)

Luciano R. M.

vira-latas
Esse livro, do gaúcho Scliar, conseguiu uma coisa rara para livros publicados por autores brasileiros: figura em listas internacionais. Mas especificamente na lista dos 100 melhores livros de temática judaica dos últimos 200 anos, feito pelo National Yiddish Book Center, nos EUA.

O livro narra a história do judeu Guedáli Tratskovsky, filho de imigrantes russos, que vieram para o Brasil fugindo dos pogroms e acreditando nos sonhos do Barão Hirsch- um financista e filantro judeu que financiou, entre outras coisas, a imigração dos judeus europeus para o Brasil, a Argentina, o Canadá e a Palestina.

Acontece que Guedáli é diferente. Não apenas pelo fato de seus pais terem resolvido permanecer no campo- era o plano do Barão, mas, no Brasil, não deu muito certo e os imigrantes judeus mudaram-se logo para Porto Alegre ou São Paulo. Ele era diferente principalmente por ter nascido com a metade inferior do corpo igual à de um cavalo: era um centauro.

LEIA O POST COMPLETO NO BLOG DO MEIA-PALAVRA
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo