1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

O Centauro no Jardim (Moacyr Scliar)

Tópico em 'Literatura Brasileira' iniciado por Luciano R. M., 2 Jun 2011.

  1. Luciano R. M.

    Luciano R. M. vira-latas

    Esse livro, do gaúcho Scliar, conseguiu uma coisa rara para livros publicados por autores brasileiros: figura em listas internacionais. Mas especificamente na lista dos 100 melhores livros de temática judaica dos últimos 200 anos, feito pelo National Yiddish Book Center, nos EUA.

    O livro narra a história do judeu Guedáli Tratskovsky, filho de imigrantes russos, que vieram para o Brasil fugindo dos pogroms e acreditando nos sonhos do Barão Hirsch- um financista e filantro judeu que financiou, entre outras coisas, a imigração dos judeus europeus para o Brasil, a Argentina, o Canadá e a Palestina.

    Acontece que Guedáli é diferente. Não apenas pelo fato de seus pais terem resolvido permanecer no campo- era o plano do Barão, mas, no Brasil, não deu muito certo e os imigrantes judeus mudaram-se logo para Porto Alegre ou São Paulo. Ele era diferente principalmente por ter nascido com a metade inferior do corpo igual à de um cavalo: era um centauro.
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)

     
  2. Zzeugma

    Zzeugma Usuário

    Adoro este livro, apesar da "reviravolta" do final...
     

Compartilhar