• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

O caso Malafaia

Tipo o Boechat?
Eu não acompanho o Boechat, então não sei. Mas se ele condenou ataques pessoais a Dilma com os "vadia", etc, mas agora faz isso, certamente ele entra na linha dos bravateiros, hipócritas e incoerentes.
Me referia mais as pessoas que condenam um e compartilham o outro (seja lá quem esse "um" e esse "outro" sejam).
 
Que o @Grimnir é chato, bom, qual a novidade, mas ele está certo em uma coisa: foi baixa a forma como o Boechat se comportou. O problema é que o Malafaia é baixo per se, e convenhamos que é difícil encontrar um líder religioso que se disponha a usar de argumentação que esteja fora da ideia de que a Fé justifica qualquer merda que ele diga. Convenhamos: se o cara acha que todo o fundamento de argumentação dele está justificado por um ser sobrenatural, como esperar ter um debate se a pessoa nega qualquer argumento de bases naturais? Como falei no Facebook, a turma adorou o Boechat porque este não teve papas na língua. Na maioria das vezes o que vemos ou é um repúdio por algum movimento social - e que geralmente passa batido - ou compartilhamento das besteiras do Malafaia por gente como Feliciano, Sheherazade, Lobo, pessoas que têm grande influência sobre a massa - e a massa evangélica está se tornando muito poderosa. Ver uma pessoa pública perdendo as estribeiras e falando tudo o que gostaríamos de dizer na cara de um ser desses foi catártico. Certo foi? Provavelmente não, mas era o espaço editorial dele, logo...

Mas eis um problema do jornalismo no Brasil: fica difícil separar o editorial da notícia na maioria das vezes - quem ouve Jovem Pan de manhã com Marco Antônio Villa e Rachel Sheherazade sabe bem do que eu falo. :tsc:
 
Quem faltou com respeito primeiro foi o Malafaia.
Vamos por partes.

1. Ao vivo, o Boechat fez um comentário, dizendo: "no âmbito de igreja neopentecostais é que estão acontecendo os atos de intolerância religiosa”

2. Logo depois, o Malafaia tweetou: "Avisa ao jornalista Boechat , que está falando asneira, dizendo que pastores incitam os fiéis a praticarem a intolerância. Verdadeiro idiota."

3. Aí o Boechat respondeu:

4. E depois o Malafaia veio chorar:

Gostei muito da resposta do Boechat. A ofensa foi merecida, e as verdades sobre a exploração evangélica também. Não achei nada de errado, nem antiprofissional. O Boechat expressou uma opinião, e o Malafaia veio bater. Quem bate, dá o direito do revide, né?

Se ferrou, Malafaia. Vai entrar na justiça pra pagar de bacana pros crentes, e ainda vai perder.

Será que demora muito tempo ainda pra essa galera perceber que esses pastores são tudo enganação? Queria ver a cara de palhaço desses idiotas no dia que essas igrejas começarem a esvaziar.
 
Também não acho que seja válido ver quem é que ofendeu primeiro, contudo, o @Thor mostrou bem claro que o problema do Malafaia foi ter atraído para si o problema. O Boechat fez a acusação de forma geral, o Malafaia se sentiu ofendido - podia ficar quieto ou retrucar de forma mais leve - e ofendeu de volta, o que acabou "justificando" a reação do Boechat. É sabido que o Malafaia, sempre que pode, tenta provocar os outros a montarem um palco pra si. Só que dessa vez deu chabu, ele foi o intolerante do momento - como naquela fala de dizer que reclamar de pastor pode resultar em castigo divino.

Podemos até manter que ignorá-lo seja a melhor estratégia, mas o Malafaia não é um Calion ou um Esgaroth da vida - o Malafaia tem força e é relevante. De ignorarmos um sem número de babacas com discursos preconceituosos, olha no que deu com a formação atual do Congresso! Não nos importarmos com a influência de gente assim é problemático. Nós precisamos ficar atentos a esses canalhas, que já andam colocando as asas pra fora. :tsc:
 
Nossa, agora estamos argumentando com "quem ofendeu primeiro"? Que merda, hein...

Bem... A menos que você seja um monge, o princípio da ofensa é esse, não? Quem ofendeu primeiro é que está errado. O segundo só se defendeu e/ou retribuiu.

Se você quiser simplesmente ignorar, ok. É uma opção. Mas não podemos cobrar de que todos tenham a mesma reação. É por isso que são opções. Ninguém é obrigado a levar desaforo pra casa. E eu acho que o Boechat respondeu na mesma medida. Não se excedeu. Retaliação proporcional.
 
Sim, eu vou ignorar esse princípio - que é válido para a escola, não para a ética no mundo real.
 
Mas eu me pergunto que tipo de argumento seria útil contra o Malafaia. Basta ele invocar "AI-DAQUELE-QUE-TOCAR-NUM-SÓ-FIO-DE-CABELO-DE-UM-UNGIDO-DO-SENHOR!" que ele automaticamente ganha pontos com seus seguidores - basicamente o Exodia das lideranças evangélicas. :lol: :tsc:
 
"eu vou te engolir"?
é oficial,o malafaia encontrou o que tanto procurava.:coxinha:
isso vai virar uma bola de neve,quando as pessoas vão aprender a ignorar os trolls?o Boechat disse que não ia dar palanque ao malafaia e ele deu uma "rola" e o palanque ao mesmo tempo.o mala deve ter tido um "orgasmo totalmente hétero" depois dessa.
 
Bom, bom, bom... Dizer que o Malafaia "começou" a briga é só uma maneira de enxergar a coisa. Ele começou com ad hominem, sim; mas mesmo isso foi sucinto e acessório à sua resposta. Não era o foco. Já o Boechat sugeriu antes que as neopentecostais estariam disseminando intolerância religiosa, e por tabela acusa a igreja do Malafaia de ser corresponsável pelo apedrejamento da moça. Acho válido que ele saia em defesa de sua igreja, ainda que não precisasse chamar o outro de idiota. Na tréplica, o Boechat baixou o nível ao rés do chão. Errou feio, errou rude. E essa última resposta aí do Silas também parece coisa de criança. Se vai processar, processa e resolve na Justiça; não precisa ficar avisando em público nem fazendo desafiozinho pra debate.

Ao contrário do Edir Macedo, que tem inclusive livro publicado falando mal de religiões afro, eu nunca vi o Malafaia sugerindo nada contra outras religiões. Não afirmo que ele nunca tenha dito ou escrito nada; eu só não vi, ou não lembro de ter visto. Decididamente não é o foco dele no seu programa de TV nem nas entrevistas que já vi dele. E tirando a sua insistência na questão da homossexualidade, que esta sim me parece uma Cruzada desmesurada, o Malafaia não é nem de longe tão pernicioso quanto um Edir Macedo ou um Marco Feliciano. Não é tão ruim quanto um Edir Macedo porque não tem 10% do dinheiro ou da influência, nem é parecido com o Feliciano porque se mantém longe da política e já disse que nunca vai se candidatar a nada (e ninguém duvida que se elegeria, se quisesse). Não: o negócio dele é ser pastor e influenciar nos bastidores.

E, olha, tirando essa questão da homossexualidade, não lembro de nenhuma outra coisa que o Silas tenha feito para merecer todo esse ódio, não. Se alguém souber, avisa aí. ("Roubar dinheiro" de fiel não vale; por mais que eu ache que existe um exagero na arrecadação de algumas igrejas pentecostais, a dele nem é de longe a que mais fatura; e dinheiro dado não é roubado rsrs.)
 
Pois é, nesse papo de dizer que pastor rouba os fieis, o Boechat chamou o Malafaia de ladrão e os fieis de burros. Enfim, o dinheiro é doado e a participação na igreja é voluntária.
 
Apesar de voluntário, vender ilusão - "doe a sua grana que Deus vai te dar a casa própria", entre outros - para gente desesperada é algo cruel.
** Posts duplicados combinados **
o Malafaia não é nem de longe tão pernicioso quanto um Edir Macedo ou um Marco Feliciano. Não é tão ruim quanto um Edir Macedo porque não tem 10% do dinheiro ou da influência, nem é parecido com o Feliciano porque se mantém longe da política e já disse que nunca vai se candidatar a nada (e ninguém duvida que se elegeria, se quisesse). Não: o negócio dele é ser pastor e influenciar nos bastidores.

Dúvida aqui, @Calib : influenciar nos bastidores já não é algo pernicioso? Claro, Macedo montou uma estrutura que forma políticos e formadores de opinião, enquanto Feliciano age diretamente na política. Mas manter-se nos bastidores, usando o discurso que os próprios políticos da bancada evangélica usam - alguns poderiam dizer que pela semelhança no pensamento -, como alguém aparentemente "desinteressado" mas que se mantém ativamente como pessoa pública, também é algo que não podemos desconsiderar.
 
Ué, e falam isso aí? Sei que prometem melhorias na vida das pessoas, mas não sei se chegam ao absurdo de "doe e ganhe uma casa própria". E minha madrasta, que foi do candomblé a vida toda, de uns anos pra cá se converteu naquela naba de Igreja Universal e jura de pé junto que ela faz bem pros fiéis. Eu cá só observo. Hehe. No início foi um choque pra mim; agora já até me acostumei (e me afastei) hehe.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo