• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Autor da Semana O cão sem plumas (João Cabral de Melo Neto)

Melian

Período composto por insubordinação.
Quando o João Cabral :grinlove: foi o autor da semana, prometi mais um tópico, lembram? Era um tópico sobre O cão sem plumas (que, assim como Morte e vida severina, me faz chorar copiosamente :rofl: ). A verdade é que eu até comecei a digitar, na época, o post, mas o PC travou e eu perdi tudo. Ontem, eu estava relendo O cão sem plumas pela 7377273636 vez e criei coragem para digitar o IMENSO estudo sobre o poema que eu queria compartilhar com vocês. Sério, leiam o tópico, fiquei um tempão digitando tudo isso. Pelas minhas unhas de bruxa, leiam! O estudo é bem legal, mesmo.


Não quotei o trequinho porque acho que fica ruim ler textos gigantescos em itálico.

***


Ser tão social...

(Por Luiz Carlos Junqueira Maciel/ Gilberto Xavier)

Escrito em 1950, O cão sem plumas é, segundo Haroldo de Campos,o poema em que João Cabal passa da desalienação da linguagem ao problema da participação poéica. Em uma entrevista, o poema pernambucano afirma que o livro nasceu do choque emocional que experimentou diante de uma estatística publicada num jornal que relatava que a expectativa de vida no Recife era de 28 anos, enquanto na Índia era de 29. Nesse livro, o poeta "enfrenta o monstro" cara a cara, isto é, o tema pernambucano da miséria, recorrendo à sua poesia anterior.

A privação, a carência, a miséria, o impuro, a "urgência do real" são o denominador comum desse poema, cujos blocos produzem imagens concretas do rio que atravessa o sertão nordestino, sujo, escuro, associado a cão, fruta e homem. A matéria impura que caracteriza o Capibaribe encontra, no rigor poético de João Cabral, o processo racional da depuração, uma máquina do real, para usarmos a expressão do ensaísta Antonio Carlos Secchin. Esse crítico anota que o sertão se comprime não em muitas páginas da obra de João Cabral, que faz uma poesia na contramão dos nordestinos que migram com e como o rio Capibaribe. Assim, o poeta João é um retirante às avessas, pois sobe do Recife de O cão sem plumas (1950) para o Sertão inaugural de O rio (1953). Para Secchin, em Cabral, o sertão nasce para anunciar a morte: Sertão, serthânatos. Lugar de carência e morte, sertão é desertão, mas é, apesar disso, lugar de vida, da afirmação vital nordestina: viver no sertão, apesar do sertão. E o poeta precisa ser preciso, exato e conciso, inserindo, no deserto da página em branco a poesia rarefeita, avessa à cultura do supérfluo. Escreve Secchin: Traduzir o Sertão é traduzir-se nele: deixar-se conduzir com palavras desencapadas para o lado menos confortável da fala, onde nem mesmo exista o consolo de uma pedra no meio do caminho, pela simples razão de a pedra confudir-se com o caminho inteiro.

O poema O cão sem plumas refere-se a rio Capibaribe. A água, na poesia cabralina, identifica-se com aquela do Sertão, segundo estuda Antonio Carlos Secchin, que considera esse poema como o que exprime com maior consistência as relações entre o discurso poético e o espaço referencial:

Antonio Carlos Secchin disse:
Fios de rios exíguos, que elevam à mais alta tensão o combate entre o líquido e o sólido. A água lhe interessa, antes de tudo, como elemento de trânsio, de articulação, espécie de correspondente metafórico da sintaxe, linha que tece a ligação entre elementos. (...) O poeta reafirma seu interesse pela água sinônima de ramificação, não de volume. (...) Chovem exemplos dessa aliança entre água e algo que a conduza, numa espécie de rede hidrossintática que irriga a superfície áspera do texto e da terra de João Cabral.

Ossatura do poema

O cão sem plumas
é dedicado a Joaquim Cardozo, poeta pernambucano. Para a ensaísta Marta de Senna, a dedicatória já define a perspectiva do poema-livro, pois a ideia geral da composição emana diretamente da precisa localização no espaço do poeta a quem o livro é dedicado. É um poema estruturado em 4 partes, cada uma dividida em diferentes números de estrofes, de variável número de versos, e a dicção geral é de prosa discursiva, de exposição objetiva de dados, como observou Marta de Senna, para quem a tensão poética do texto se articula em outro nível, o das imagens.

As duas primeiras partes têm o nome, Paisagem do Capibaribe. A terceira intitula-se Fábula do Capibaribe e a última é o Discurso do Capibaribe.

Tido pela crítica como uma miniatura da arte poética do autor, o poema aproxima-se de Morte e vida severina por apresentar o curso do rio Capibaribe. No auto, o ponto de vista é centrado no retirante; em O cão sem plumas, a ótica é a do poeta, que fala do rio e de seus habitantes, irmanados na carência, interligados pela ausência da leveza, daí o título inusitado, símile e metáfora do despojamento da fantasia, do que é supérfluo. O símile vem a ser um recurso retórico usado obsessivamente ao longo do texto, impregnado de forte denúncia socia. O crítico Benedito Nunes observa que a primeira parte do poema se abre com imagens em que se destaca a relação de trespassamento de seus termos:

A cidade é passada pelo rio
como uma rua
é passada por um cachorro;
uma fruta
por uma espada.

A relação é: cidade: rio; rua; cão; fruta: espada. Não há, nesse rio, elementos associados à clareza ou leveza. Daí ser o rio como um cão sem plumas, e o seu não-saber refere-se a elementos cristalinos, limpos. O rio, despojado até de peixes, Abre-se uma flora/ suja e mais mendiga/ como são os mendigos negros.

Esterilidade, impotênci, infecundidade, crescimento sem explosão: eis o esquelético curso fluvial, a lembrar a estagnação de um louco, associado a tudo o que lembra penúria, miséria, doença, hospital, penitenciária, asilo... Em oposição a isso, há os caricaturados elementos da abundância, as grandes famílias espirituais, de costas para o rio miserável, enquanto chocam os ovos gordos/ de sua prosa. / Na paz redonda das cozinhas. As estrofes/parágrafos relacionadas aos ricos vêm entre parênteses, assinalando a diferença irreconciliável entre os dois mundos e pontuando também, como observa Secchin, a tática do desvio, a suspensão momentânea do curso do rio.

De acordo com Marta de Senna, o fim da primeira parte traz o espanto ante a incoerência entre a realidade do rio (negativa) e sua representação nas cartas geográficas (positiva). O poeta sabe que a representação do real costuma ser traiçoeira, por isso imiscui-se na narrativa, conferindo-lhe verossimilhança.

A segunda parte do poema recupera os símiles iniciais, agora mais condensados, com destaque ao termo espesso, paronomásia de espada, que será o símbolo fundamental na terceira parte. A imagem do cachorro, associdada à humildade, prevalece nessa segunda parte, em que a tessitura semântica e sintática nos apresenta versos como estes:

Um cão sem plumas
é quando uma árvore sem voz.
É quando de um pássaro
suas raízes no ar.

Segue-se um grande número de versos sobre os excluídos, os carentes, homens plantados na lama, a lembrar os anfíbios meninos de Morte e vida severina. Secura e umidade são antíteses que se conciliam na relação homem/rio. Escreve Antonio Carlos Secchin que o seco e o úmido se harmonizam na lama, cuja natureza engloba ambas as categorias.

A segunda parte, toda centrada no elemento humano, fala do homem sem plumas, que se identifica com a lama - no início, sem artigo, depois com artigo indefinido, ao fim, definido:

Na água do rio,
lentamente,
se vão perdendo
em lama; numa lama
que pouco a pouco
também não pode falar:
que pouco a pouco
ganha os gestos defuntos
da lama;
o sangue de goma,
o olho paralítico
da lama.

A terceira parte, Fábula do Capibaribe, aborda o duelo entre o rio e o mar. O poeta considera essa parte uma espécie de fábula da formação do Recife pelo rio. É por obra do rio que aumentou a área da cidade. A imagem do cão humilde cede vez à espada. Os parênteses são usados para demarcação do mar, visto sob a imagem da bandeira dentada, em oposição ao rio, úmida gengiva. Há irônicas imagens relativas ao poeta asséptico, polindo esqueletos, / como um roedor puro, / um polícia puro. O mar é corrosivo, o rio é dissolvente. A personificação é explorada, assim como a oralidade poetizada da repetição:

O rio teme aquele mar
como um cachorro
teme uma porta entretanto aberta,
como um mendigo,
a igreja aparentemente aberta.

O mar assume atitude de defesa e de ataque em relação ao rio. A solidariedade dos rios que se juntam remetem para uma alegoria revolucionária. A imagem da fruta é retomada, com sua força / invencível e anônima / (...) trabalhando ainda seu açúcar / depois de cortada.

As estrofes da quarta parte, Discurso do Capibaribe, retomam aspectos referenciais das partes anteriores. Aqui, o poeta considera fazer uma autocrítica de sua poesia anterior. Depois do encontro entre o Capibaribe e o mar, o poeta avalia, sobretudo eticamente, a dolorosa permanência do rio na memória coletiva. Há, portanto, a valorização do coletivo através do discurso individual do rio. O cão vivo / dentro de uma sala, ou, mais ainda, cão vivo debaixo da camisa, / da pele, mordendo a nossa consciência. O poeta efetiva o processo da intensificação do símile, interiorizando-o. Assim, a contundência imagística triunfa sobre o caráter sentimental. Os versos são releituras de outros versos, aprofundamento e tomada de consciência da espessura do sofrimento humano:

Como todo o real
é espesso.
Aquele rio
é espesso e real.
Como uma maçã
é espessa.
Como um cachorro
é mais espesso do que uma maçã.
Como é mais espesso
o sangue do cachorro
do que o próprio cachorro.
Como é mais espesso
um homem
do que o sangue de um cachorro.
Como é muito mais espesso
o sangue de um homem
do que o sonho de um homem.

Para o poeta, O que vive fere. O espesso é agudo e contundente, incomoda de vida, rejeitando o nebuloso, o vago, porque é mais espessa / a vida / que se luta / cada dia. O símile final, a (... ave / que vai cada segundo / conquistando seu vôo), colocado entre parêntesis, demarca o espesso que preenche o espaço, ave-palavra superando batalhões de secretas / e íntimas formigas da fome. Segundo Marta de Senna, o surgimento de uma imagem "alada" no fim do poema confere, em definitivo, a dignidade poética que Cabral reconhece na vida espessa e terra-a-terra do homem sem-plumas.

Para Benedito Nunes, o discurso poético desse poema

amplia-se sucessivamente, passando por diversos níveis descritivos - o geográfico, o humano e o social, que são aspectos integrantes de um tema expansivo: a indigência e a penúria do meio regional. Ao fim, o objeto do discurso poético torna-se discurso do próprio objeto, no sentido de que a ética do rio, da qual o poeta se faz intérprete, é lição extraída das próprias águas do Capibaribe.


Referências bibliográficas:

ATHAYDE, Félix. Ideias fixas de João Cabral de Melo Neto. Rio de Janeiro: Nova Fronteira/ UMC, 1978.
MELO NETO, João Cabral. Poesias completas. Rio de Janeiro: José Olympio, 1975.
NUNES, Benedito. João Cabral de Melo Neto: poetas modernos do Brasil. Petrópolis: Vozes, 1971.
SECCHIN, Antonio Carlos. João Cabral: a poesia do menos. Rio de Janeiro: Tpbooks/UMC, 1999.
SENNA, Marta de. João Cabral, tempo e memória. Rio de Janeiro: Antares, 1980.
 
Última edição por um moderador:

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo