1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

O calendário de Tolkien é o mesmo que o nosso?

Tópico em 'J.R.R. Tolkien e suas Obras (Diga Amigo e Entre!)' iniciado por Rossik, 17 Mar 2006.

1. Rossik

Rossik Usuário

tava vendo a noticia do 25 de março, e me dei conta de uma coisa:

"O 25 de março tem importância para os leitores de Tolkien, por ser o dia da Queda de Sauron ao fim da 'Guerra do Anel' em "O Senhor dos Anéis".

isso quer dizer q nosso calendario segue junto com o da terra media?

e se sim, eles tem "datas especiais", como o natal?:ahn?:

2. Shantideva

Shantideva Adoro elfos ruivos!

Re: o calendario de tolkien é o mesmo q o nosso?

Sobre isso eu realmente não sei dizer, mas aparentemente sim, apesar de com certeza haver algumas diferenças, tanto em contagem, quanto em nomeclarura

Sobre o Natal e outras "datas especias", a resposta é não. Natal e Páscoa são comemorações cristãs, nada a ver com a terra-média. Carnaval então, nem pensar, bem como São João, dia dos namorados, etc...

Última edição: 17 Mar 2006
  3. Rossik

Rossik Usuário

ehehee...bom, sei la , ne? sendo tolkien um homem religioso, bem q podia ter um "bombadil q se veste de vermelho e sai dando presentes"...

imagino q deva haver uma equivalencia em termos de nomeclatura, mas se ha equivalencia em datas (numeros), entao quer dizer q tb tem ano bisexto?

4. Proview

Proview Go

Suponho que o calendário de datas dos Hobbits sejam o único conhecido. Você pode encontrá-lo no final do RdR.
    Além dos nomes dos meses serem diferentes, todos os meses têm 30 dias, mas existem 5 dias especiais (total 365 dias), com exceção nos anos bissextos (6 dias especiais).
    Internamente a obra, podemos dizer que Tolkien quando traduziu o Livro Vermelho, citou as datas que equivaliam ao nosso calendário para ficar mais fácil o nosso entendimento, mas isso é suposição minha.

5. Asca

Asca Usuário

É uma pergunta bem intrigante mesmo...:eek:
    Já pensou? nós comemorando a morte de Sauron como fim da Segunda Guerra, ou abolição da escravatura?
    Ou melhor... Aniversário de morte de Frodo Baggins o portador do Anel.:mrgreen:

Mas deixando as minhas viagens de fora, seria bem interessante mesmo... =]

Valeu pelo Tópico.

6. Smaug

Smaug Cacho

Tendo em mente que a intenção de Tolkien era de que a Arda dele fosse a Terra num passado alternativo, então imaginemos que a Terra-média existiu milênios atrás, neste mesmo mundo (mas num pensamento diferente). Então se o mundo que ocorreu a Terra-média está na mesma posição que o planeta Terra, o movimento de translação é o mesmo da Terra ao redor do Sol: 365 dias e cerca de 6 horas. (Tem mais explicações na página 396 do Retorno do Rei, Apêndice D, "Os Calendários").

Por isso é válido como brincadeira comemorar o dia 25 de março nosso, como a Queda de Sauron e a destruição do Anel todos os anos como se tivesse acontecido exatamente tantos milhares de anos atrás. Aliás, não só o 25 de março, mas as outras datas relacionadas no Conto dos Anos, vide Apêndice B, Terceira Era, Os Grandes Anos. Há a exceção: não há como, nem em ano bissexto, comemorar o dia 30 de Fevereiro como o "Começo do Entebate e do retorno de Éomer para Edoras encontrando Aragorn". Esses tipos de datas podem ser lembradas entre o final de um mês e início de outro.

Embora não exista Natal ou Páscoa no mundo imaginário de Tolkien, curiosamente o início da jornada da Sociedade do Anel saindo de Valfenda à noite no dia 25 de dezembro representaria o "nascimento de Jesus Cristo", e termina no dia 25 de março, que seria a Páscoa (conforme não lembro qual ano de um calendário gregoriano antigo), marcando a "morte e ressurreição de Jesus" salvando a Humanidade (ou os povos livres da Terra-média).

Sobre calendários élficos, dos homens, dos hobbits e outros, há um capítulo no livro de Ronald Kyrmse "Explicando Tolkien" da Martins Fontes que trata disto com umas explicações bem boas e tudo mais. Vale a pena dar uma olhada.

7. Rossik

Rossik Usuário

otima dica do livro!

é q sensarmos q o tempo la segue o tempo aqui, entao temos q levar em conta a existencia da lua, calendario lunar e todas essas coisas?

8. Bagrong

Bagrong RaG

A lua existe nos livros de Tolkien também, Rossik. A lua é
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    e o sol é
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    . Quando começaram as
    , creio que todos os calendários passaram a funcionar em torno dos movimentos do sol e da lua, portanto eles são levados em conta sim.

9. Snaga

Snaga Usuário não-confiável!!!

Se não me engano, Ascagalad, a Queda de Sauron marca o fim da Terceira Era. E pelo o que sei, não existe uma data para a morte de Frodo, afinal depois que ele parte para o Oeste, ninguém mais sabe o que acontece com ele.

Isso foi bem interessante, Smaug! Nunca tinha prestado atenção nisso. Não seria interessante a Heren Quentaron fazer um texto apontando as (supostas) inspirações cristãs sobre a Obra do Professor? É que só essa semana já saíram 2 ou 3 tópicos com dúvidas diferentes sobre tal tema.

10. Bel

Bel Moderador Usuário Premium

hum... esse sexto dia especial eh entre os dias do meio do ano ou entre o ultimo dia de um ano e o primeiro de outro?? eu sei q tem isso no SdA, mas eu estou impossibilitada de consulta-lo no momento...

ah, uma coisa q eu acho interessante sobre o calendario do condado eh q o ano sempre começa na "segunda-feira" e termina na "sexta-feira"(isso se eu nao estiver mto enganada ou desmemoriada:think:) e um mes nunca começa numa "sexta":ahn?:

11. Larissa

Larissa Usuário

Eu acho que seria impossível as datas comemorativas cristãs serem as mesmas. E o Natal seria algo como o "nascimento" dos Ainur? :hanhan:

Mas na contagem dos dias pode até ser, como muitos já comentaram.

12. Bagrong

Bagrong RaG

Toda a série A Guerra do Anel e suas Datas nasceu disso. Lá os fatos ocorridos em SdA são relacionados às datas correspondentes no mundo real. :D

Não é assim, Larissa. O que estamos falando é que as datas comemorativas cristãs acontecem nos mesmos dias que as datas importantes de SdA. Como já lembrou o Cacho: Partida da comitiva de Valfenda dia 25 de dezembro, estruição do anel na páscoa, etc. As datas não significavam nada de especial para a comitiva, mas sim para o escritor. :cerva:

13. Tilion

Tilion Administrador

Não, Tilion e Arien são Maiar que conduzem esses astros pelos céus. Eles não são os astros em si.

14. Bagrong

Bagrong RaG

É verdade, eu me expressei mal. Os astros em si são as naves, feitas a partir dos últimos frutos das duas árvores de Valinor.

Valeu pelo toque :cerva:

15. Larissa

Larissa Usuário

Entendi. :yep:
    Então o que importa é só a data em si (dentro da obra), e não seu significado. 25 de dezembro era um dia importante para Tolkien e ele quis colocar um fato importante nesse dia.

Compartilhar