• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

O cajado de Gandalf!

Tauraherion disse:
Pessoal:

Quando Gandalf e Saruman estão em Orthanc (SdA:SdA), no filme (me perdoe Taura, mas assim o pessoal identifica mais.... :) ), Saruman tira o cajado de Gandalf....vcs podem perceber que Gandalf fica meio que "indefeso"...no livro, isto realmente acontece? Não lembro desta parte do livro (faz um tempo que li... :) )
Se sim, acredito que Tolkien quis mostrar que os magos podem até ficar meio que indefesos sem o cajado..ou até mesmo foi uma situação do livro/filme, contrariando minha suposição anterior.

ate mais...

ele naun diz cm essas palavras: "Saruman tirou o cajado de Gandalf"... + ele deve ter tirado sim... aye pq nun acho que o cajado seja um pedaço d pau... + tb naun é seu todo poderoso... :mrgreen:
 
Tauraherion disse:
Pessoal:

Quando Gandalf e Saruman estão em Orthanc (SdA:SdA), no filme (me perdoe Taura, mas assim o pessoal identifica mais.... :) ), Saruman tira o cajado de Gandalf....vcs podem perceber que Gandalf fica meio que "indefeso"...no livro, isto realmente acontece? Não lembro desta parte do livro (faz um tempo que li... :) )
Se sim, acredito que Tolkien quis mostrar que os magos podem até ficar meio que indefesos sem o cajado..ou até mesmo foi uma situação do livro/filme, contrariando minha suposição anterior.

ate mais...

Isso não acontece no livro. Gandalf é de fato subjugado, mas ele diz que é capturado por servos de Saruman. Gandalf obviamente ficaria indefeso contra uma porrada de orcs, ele obviamente se rendeu, não teria porque lutar uma luta que ele perderia.
A questão é que ele não necessariamente fica sem seu cajado quando é pego pelo Saruman. E nem necessariamente os cajados dos istari são itens de poder, etc.
Tolkien não quis mostrar nada desse relação cajado-mago, mesmo porque a cena não se passa desse modo no livro, sendo mais uma das muitas liberdades do filme :mrgreen:
 
O cajado era um simples apoio eu acho. Alguém pode falar quanto à luz que sai da ponta do cajado...para mim ele não poderia criar luz do nada, precisaria de algo para servir de lamparina, então ele usa o cajado. Ele poderia usar a espada, mas é meio chato levar uma espada desembainhada por aí.
 
O cajado era um simples apoio eu acho. Alguém pode falar quanto à luz que sai da ponta do cajado...para mim ele não poderia criar luz do nada, precisaria de algo para servir de lamparina, então ele usa o cajado. Ele poderia usar a espada, mas é meio chato levar uma espada desembainhada por aí.

É isso mesmo. Gandalf podia canalizar seu poder por qualquer coisa que quisesse, se ele quisesse canalizar o poder dele por algum motivo. Já que ele tinha o cajado por lá era mais fácil usá-lo do que, sei lá, usar capim.

pra mim existe um poder no cajado , senã porque te-lo, apoio??? acho dificil... pq gandalf não é tão velho assim...

Se tivesse algum poder Gandalf não teria entrado com ele no salão de Théoden. Ele não mentiria, era um emissário do Oeste, não de Morgoth.

O corpo de Gandalf tinha mais de dois mil anos, pra mim isso é velho pacas.
 
Se tivesse algum poder Gandalf não teria entrado com ele no salão de Théoden. Ele não mentiria, era um emissário do Oeste, não de Morgoth.

O corpo de Gandalf tinha mais de dois mil anos, pra mim isso é velho pacas.

Não é mentira. Em nenhum momento ele disse que o cajado não tinha poder. Háma pediu o cajado, Gandalf usou a desculpa de que ele precisava de apoio. Háma não perguntou se tinha poder, portanto ele não precisava responder.

Mas se ainda sim isso for considerado mentira, digo que ele precisou fazer isso, ué, se ele simplesmente usasse magia para afastar o pessoal da "portaria" isso ia dá na telha e chamar atenção, o que Gandalf não queria. Mas vejam, se ele não precisasse do cajado, não faria tanta questão assim de entrar com ele. Tudo bem que o cajado em si não tinha poder, mas na mão de Gandalf ele adquiria.

E mesmo que ele seja velho, está em forma o bastante. :mrgreen:
 
Acho que a aparÊncia do Gandalf num tem nada a ver, os istari já foram como velhos pra Arda, se isso fosse interferir nos seus poderes (tipo o gandalf ter uma dor na costa na hora de enfrentar o Balrog) eles iriam como bebezinhos, ou jovens em plena forma.
 
Ringil disse:
O cajado era um simples apoio eu acho. Alguém pode falar quanto à luz que sai da ponta do cajado...para mim ele não poderia criar luz do nada, precisaria de algo para servir de lamparina, então ele usa o cajado. Ele poderia usar a espada, mas é meio chato levar uma espada desembainhada por aí.

É isso mesmo. Gandalf podia canalizar seu poder por qualquer coisa que quisesse, se ele quisesse canalizar o poder dele por algum motivo. Já que ele tinha o cajado por lá era mais fácil usá-lo do que, sei lá, usar capim.


bem... creio eu que isso e possível... mas se o cajado fosse inutil, um simples apoio, como uma bengala, por que usaria? afinal, ele naun precisa ter aparencia de velhinho coitado... ele e um Maia ou naun!? eh!!! entaun o cajado anun é inutil... :mrgreen:
 
Senhora dos Noldor disse:
bem... creio eu que isso e possível... mas se o cajado fosse inutil, um simples apoio, como uma bengala, por que usaria? afinal, ele naun precisa ter aparencia de velhinho coitado... ele e um Maia ou naun!? eh!!! entaun o cajado anun é inutil... :mrgreen:

Ele precisava sim ter a aparência de um velhinho, pois essa foi o hröa que foi dado a eles em Valinor, para que cumprissem sua missão. Eles não estavam livres para mudarem de forma à vontade, pois estavam utilizando corpos físicos.

Desse modo, como velhinhos, eles deviam precisar sim de algum apoio. :mrgreen:
 
Não é mentira. Em nenhum momento ele disse que o cajado não tinha poder. Háma pediu o cajado, Gandalf usou a desculpa de que ele precisava de apoio. Háma não perguntou se tinha poder, portanto ele não precisava responder.

Mas se ainda sim isso for considerado mentira, digo que ele precisou fazer isso, ué, se ele simplesmente usasse magia para afastar o pessoal da "portaria" isso ia dá na telha e chamar atenção, o que Gandalf não queria. Mas vejam, se ele não precisasse do cajado, não faria tanta questão assim de entrar com ele. Tudo bem que o cajado em si não tinha poder, mas na mão de Gandalf ele adquiria.

E mesmo que ele seja velho, está em forma o bastante.

Seria uma omissão proposital da verdade, errado do mesmo jeito. Não é porque Gríma acha que o cajado é uma arma que seja verdade. Gandalf não usa nenhum poder especial (tá, a retórica é um poder, mas não força ninguém a nada) para convencer Théoden, apenas mostra a verdade e dá esperança ao rei. Não existe exorcismo nenhum, Théoden não estava enfeitiçado. Dessa forma, Gandalf não precisava do cajado pra coisa alguma na ocasião, além de apoio.

O Tar-Palantir já explicou a questão dos corpos dos istari, eu só ressalto o cansaço que Gandalf sente, pela longa vida, e que Frodo reconhece que Gandalf havia envelhecido desde sua última vinda. Quem está em corpo mortal está sujeito ao tempo, não importa quanto poder tem.
 
Poderia, era só usar tipo sua espada como condutor, por exemplo: Em Moria ele poderia usar a espada como se fosse uma "lanterna", como ele fez com o cajado.
Com o cajado ele matava dois problemas em um: O problema do apoio e da "magia".
 
ok, explicado então...mas o poder está todo concentrado no cajado, ou ele poderia realizar magias sem ele?

Considerando que o cajado é um pedaço de pau sem qualquer poder por si só, e que o poder é concentrado no indivíduo, sim, Gandalf poderia fazer magias sem o cajado. O que não seria possível é o contrário, que o cajado fizesse magia sem Gandalf.
 
Ringil disse:
ok, explicado então...mas o poder está todo concentrado no cajado, ou ele poderia realizar magias sem ele?

Considerando que o cajado é um pedaço de pau sem qualquer poder por si só, e que o poder é concentrado no indivíduo, sim, Gandalf poderia fazer magias sem o cajado. O que não seria possível é o contrário, que o cajado fizesse magia sem Gandalf.

É isso mesmo então, eles podem concentrar seu poder em qualquer coisa e o cajado é só um pedaço de pau, como a espada é só uma lâminazinha... blz... mas o topico quer saber, como ele pegou o cajado devolta, depois de Orthanc? e será que Saruman tb não mandou que retirassem a espada e tudo mais que ele pudesse concentrar seu poder?
 
Acho que não, pois apenas com uma pedra ele poderia concentrar seu poder, assim se Saruman, se Sruman não tirou sua espada, ele sabia que Gandalf não era capaz de sair voando por aí.
Como o cajado era só um pedaço de pau, ele poderia ter pego algum em Edoras ou mesmo em Fangorn, pedindo um galho para Barbarvore.
 
O cajado em sí não tinha nenhum poder... mas no caso eu acho que ele podia canalizar o poder dos Istari, nada além disso.

O cajado sem o seu dono não passa de um pedaço de pau (isso o do gandalf).
 
The Berserk disse:
O cajado em sí não tinha nenhum poder... mas no caso eu acho que ele podia canalizar o poder dos Istari, nada além disso.

O cajado era justamente pra isso, pra ajudar a eles canalizarem seus poderes e assim os utilizarem diretamente.

The Berserk disse:
O cajado sem o seu dono não passa de um pedaço de pau (isso o do gandalf).

No caso de qualquer um dos Istari. Não era só com o Gandalf, mas tbm com Saruman e por ai vai... :mrgreen:
 
desculpe eu me expressei mal... quando disse "Isso o do gandalf" estava me referindo quanto ao cajado ser de "madeira" !!! :mrgreen:
 
The Berserk disse:
desculpe eu me expressei mal... quando disse "Isso o do gandalf" estava me referindo quanto ao cajado ser de "madeira" !!! :mrgreen:

ma creio eu que todos eles saun d madeira sim... mas entaun o cahado aun era um pedaço de pau... ele inha utilidade... isso é q acho... :mrgreen:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo