• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

O cajado de Gandalf!

RottEN GeNeRAtiON disse:
Quando Gandalf quebra o cajado de Saruman não é apenas algo q vai limitar os poderes do mago, é tb uma expulsão da ordem dos Istari, por isso Saruman não o recuperou depois. Mas qdo Saruman arbitrariamente quebra o cajado de Gandalf ele não está agindo de acordo com seu objetivo, então Gandalf poderia perfeitamente conseguir outro, atraves dos Valar, de conjuração, ou sei lá oq...

O fato é q a quebra do cajado de Gandalf por Saruman não teve nda alem de restringir os poderes dele, ao contrario do q aconteceu com Saruman depois.

Concordo... a quebra do cajado foi pra indicar a expulssão da ordem... só isso... não acho que tenha aver com árvores naun... hehehe
 
Dagnir Glaurunga disse:
gente......

Eru mandou ele voltar com outro corpo.....

pq nao dar um novo cajado tb? :roll:

Mas não foi em Orthanc que ele virou o branco!!! foi em Moria!!! bem depois...
 
o cajado era meio q o "canalizador" do poder dos Istari num era nao?

axo q serviria meio q pra nao "sobrecarregar" o Hroa com a magia......

Ele poderia ser usado para este fim, e foi, de fato. Mas não era necessário nem era um artefato de poder por si só.

Essa idéia de que seria um meio de evitar que o corpo se sobrecarregasse tem um grande problema. O corpo dos istari já carregava todo o poder de seus fear. O poder em Tolkien não está disperso no meio, mas dentro do indivíduo. Se esse corpo não agüentasse o poder do fea simplesmente explodiria, ou pegaria fogo.

Se eles dividissem seu poder com o cajado esse poder compartilhado estaria inteiramente preso no cajado, estando à disposição de qualquer um que pegasse. Tenho sérias dúvidas se esse tipo de ação poderia ser feita sem a ligação permanente dos istari aos cajados da mesma forma que Sauron ao Um. Isso seria inconcebível para enviados de Valinor, por ser um ato de materialismo extremo, uma falta imperdoável.
 
Acho que o cajado não é tão importante assim para os istari...afinal será que todos Ainur usam cajados para usarem os seus poderes?

Eu acho que os cajados são mais simbólicos (e que Tolkien os usa porque já é meio característico de magos usar cajados)Gandalf nunca realizou grandes mágicas com o cajado, no filme pode até ser, porém no livro Gandalf só fazia a ponta brilhar, acho que as mesmas "magias" que ele fazia com o cajado ele poderia fazer com uma pedra na mão.

O cajado mesmo é mais um símbolo, quando Gandalf quebra o cajado de Saruman isso mostra que Gandalf é mais poderoso que Saruman (que não consegue impedir que o cajado quebre) e com isso Saruman está expulso da ordem e privado de seus poderes, porém isso não significa que o poder acabou por que ele perdeu o cajado.
 
Aquele novo cajado que Gandalf tem após virar Gandalf, o Branco, não é mais um simples pedaço de pau não é mesmo? Parece mais sofisticado que o primeiro.

Alguém sabe o pq? :)
 
tem varias possibilidades
-ele roubou o cajado de volta
-sarumam devolveu
-ow o barbarvore deu um galho para ele fazer outro
-ow ele comprou um novo da loja
 
Tauraherion disse:
Aquele novo cajado que Gandalf tem após virar Gandalf, o Branco, não é mais um simples pedaço de pau não é mesmo? Parece mais sofisticado que o primeiro.

Alguém sabe o pq? :)

Creio que você está se baseando no filme, certo?

Porque, no livro, não me lembro de nenhuma menção à mudança do cajado de Gandalf...

E a mudança no filme, esta sim foi um simbolismo adotado por Peter Jackson para evidenciar o maior poder de Gandalf após se tornar O Branco.
 
pra mim PJ agiu pois se continuasse aquele velho cajado de madeira... pareceria que ele apenas mudou de roupa. mas modificando tudo como no manto e no cajado mostra sim a forma real do poder de gandalf :D
 
Tauraherion disse:
Aquele novo cajado que Gandalf tem após virar Gandalf, o Branco, não é mais um simples pedaço de pau não é mesmo? Parece mais sofisticado que o primeiro.

Alguém sabe o pq? :)

bem... naun é que seja mais sofisticado... é pq ele foi feito pelos elfos de Lórien, mas continua sendo um "pedaço d pau" qualquer... acho que padaço d pau é d+... o cajado deve influenciar an magis deles sim.. ate pq o grima fala: "vcs naun pegaram o cajado do mago"... e talz...
 
Sim..... pra continuar mesmo... mas naum foi soh isso. Tem sua importancia o cajado sim.... assim como o Sinto de utilidades do batman tinha a sua importancia pra ele.

... e tem outra.... os magos normalmente são BEEEEEEEEEEEEM velhos
 
Seguinte: no livro não rola aquela pancadaria entre Saruman e Gandalf. Gandalf diz que foi levado para o alto de Orthanc por servos de Saruman. Se o cajado tivesse sido tomado, ele diria. Mas como nada disse, podemos supor que o velho ficou de posse do seu pedaço de pau.
É bom lembrar também que em Moria, ao destruir a ponte, o cajado de Gandalf parte-se em pedaços.
Sobre importância dos cajados, tem um tópico legal do Obras que pode ser visitado. Vou procurar e já já edito o post com o link.
 
Pandatur Parmandil disse:
Seguinte: no livro não rola aquela pancadaria entre Saruman e Gandalf. Gandalf diz que foi levado para o alto de Orthanc por servos de Saruman. Se o cajado tivesse sido tomado, ele diria. Mas como nada disse, podemos supor que o velho ficou de posse do seu pedaço de pau.
É bom lembrar também que em Moria, ao destruir a ponte, o cajado de Gandalf parte-se em pedaços.
Sobre importância dos cajados, tem um tópico legal do Obras que pode ser visitado. Vou procurar e já já edito o post com o link.

é verdade... tinha me esquecido desta parte em que o cajado quebra em Moria... mas logo depois ele volta como "o branco" e em Lothlórian provavelmente deram um novo pra ele... :mrgreen:
 
é que nem a espada na vida de um guerreiro ué! é o que traz ele a batalha... é que claro que ele tbm pode usar magias... o Saruman no filme faz a magia com as mãos o Gandalf não, todo momento que ele pronuncia qualquer encantamento ele esta segurando o cajado! exemplos: porta de Moria, exorcismo de Théoden, Kharadras e balrog!
 
Bueno...

Não vamos colocar os filmes nestas discussões, porque não penso que suas informações são canônicas... aquele exorcismo, por exemplo, não aconteceu... muito menos as cajadadas que Gandalf deu em Denethor no filme RoTK...
 
Cajados são pedaços de pau, se é só isso pq teve tanto buzuzu quando Gandalf entro de cajado em Edoras? pq pode servir como arma, paulada dói pakas
Na minha opinião os cajados são simbolos de poder mas ñ tem relação direta c/ as "magias", no mundo Tolkien essas coisas são meio complicadas e os magos provavelmente usavam o cajado como um disface p/ explicar as coisas estranhas que eles faziam, afinal como foi bem lembrado o tal cajado se partiu na ponte e depois Galdalf saiu no pau c/ o Balrog e sem usar magia ia ser difícil
outra coisa os istari eram primeiramente peregrinos mesmo Saruman andou um bocado antes de se alojar em Orthanc, os istari eram poderosos mas p/ andar por anos precisariam sim de um apoio
quanto a pergunta ... provavelmente ele arranjou outro cajado em edoras ou mesmo em Valfenda, afinal ele estava de partida p/ outra viagem.
 
Gente, vamos manter as discussões baseadas na obra literária e não nos filmes...por favor...

e pelamordedeus, cuidado com SPOILERS sobre o Retorno do Rei!!!!!!

quem já viu avise que a mensagem vai conter spoilers quando for postar!!!!!
 
Pessoal:

Quando Gandalf e Saruman estão em Orthanc (SdA:SdA), no filme (me perdoe Taura, mas assim o pessoal identifica mais.... :) ), Saruman tira o cajado de Gandalf....vcs podem perceber que Gandalf fica meio que "indefeso"...no livro, isto realmente acontece? Não lembro desta parte do livro (faz um tempo que li... :) )
Se sim, acredito que Tolkien quis mostrar que os magos podem até ficar meio que indefesos sem o cajado..ou até mesmo foi uma situação do livro/filme, contrariando minha suposição anterior.

ate mais...
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo