• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

O Broche de Tom

Bachelorette

Usuário
Estou relendo o livro, e fiquei muito curiosa com um fato...
Depois de enfrentarem as criaturas Tumulares, Tom leva os tesouros para fora da tumba, escolhe um broche "adornado com pedras azuis que tinham muitas nuances" e entao ele diz:

Aqui esta um brinquedo bonito para Tom e sua Bela senhora. Bela era aquela que usou isto há muito tempo sobre o ombro. Agora Fruta D´ouro vai usá-lo e nao a esqueceremos!

Quem era ela? A moca que usou isso? Alguem tem alguma ideia?

---------------
banner_shirley.gif

Hanukkah is the festival of lights,
Instead of one day of presents, we have eight crazy nights.

TALVEZ DE UMA SENHORA ELFICA , HA SE VC FALAR AONDE NA TERRA-MEDIA ELE ACHO O BROCHE SEJA MAIS FACIL INDENTIFICAR A DONA . :)

Não se sabe que foi ela, pode ter certeza.
Quem afirmou isso foi os magos do "Pergunte ao Mago" :mrgreen: .

Provavelmente deve ter sido uma das senhoras dos Dúnedain de Cardolan, pois esse broche foi encontrado nas colinas do túmulos, portanto acredito que seja uma dúnedain. Mas quanto a nomes, isso é impossível, pois muito pouco foi escrito sobre essa época, o que torna impossível especificar.

Bachelorette disse:
Estou relendo o livro, e fiquei muito curiosa com um fato...
Depois de enfrentarem as criaturas Tumulares, Tom leva os tesouros para fora da tumba, escolhe um broche "adornado com pedras azuis que tinham muitas nuances" e entao ele diz:

Aqui esta um brinquedo bonito para Tom e sua Bela senhora. Bela era aquela que usou isto há muito tempo sobre o ombro. Agora Fruta D´ouro vai usá-lo e nao a esqueceremos!

Quem era ela? A moca que usou isso? Alguem tem alguma ideia?

eu tmb já me perguntei isso, e até ia criar um tópico aqui perguntando. Eu acho que devia pertencer a uma das mulheres dos Dunedain do norte. Pq se não me engano esse tumulo era dos Reis de Arnor então devia ser uma mulher muito improtante.

Mas eu já vi tmb uma pergunta parecida no Pergunte ao Mago e falaram que não sabem a quem pertencia. E acho que é impossivel saber, não deve ter nada escrito sobre isso.

Eu concordo com o que falaram aí. Mas eu acho que talvez a importancia dela fosse muito maior do que vcs falarm aí, não? Já que ele diz que ele e Fruta não a esquecerão. Muitas coisas e pessoas podem ser lembradas em memória, e ainda mais no caso de Tom, mas para ele pegar aquele broche para a tal mulher ser lembrada...

E ao mesmo tempo ele chama o broche de brinquedo bonito, como se fosse uma coisa legalzinha mas sem muito valor.

Sei lá, apesar de tudo indicar que fosse uma rainha importante de Arnor, me parece que seja uma mulher com grande importancia e influencia na TM, só não tenho idéia de quem. :o?:

Bem,
Não tem como responder isso, pois afinal de contas, vamos ficar fazendo suposições, mas pode ser que ela fosse uma rainha do reino do Norte, por isso merecia ser lembrada, mas enfim, vai ficar sempre no campo do eu acho, já que não existe nada concreto sobre isso.

Pode ser uma boa sugestão, mas algo que tenha pertencido a Lúthien teria resistido tanto tempo assim? O único jeito seria o tal broche ter sido passado de Elwing para Elros e para as mulheres importantes daquela descendencia até chegarmos nas rainhas de Arnor ou de Mulheres importantes que vieram de Númenor.

É,
Lúthien é uma boa sugestão, e claro que algo que tenha pertencido a Lúthien duraria tanto tempo, vide o anel de Barahir, que foi feito na 1ª era e chegou a mão de Aragorn. Mas como eu já disse, isso é só uma suposição, apesar de que é uma das melhores hipóteses....
Outra que eu pensei também foi Fíriel a esposa de Arvedui, o último rei de Arthedain.

Mas será que Firiel teria tanta importancia para Tom a ponto de ele querer um broche que pertenceu a ela para dar a Fruta?

De qualquer forma sempre estaremos no campo das possibilidades e suposições. A não ser que exista algo no HoME ou no Letters e algum fea caridoso que os tenha lido possa dizer se sim ou se não.

uma elfa da 1a era q se apaixonou por um mortal de dpois virou humana pq keria morrer com ele.......................

vai lah na Sociedade de Anel e procura uma parte, antes dos hobbits chegarem com aragorn em valfenda, o aragorn canta um pedaco da historia dela pra eles

Talvez vc se lembre do nome de Beren. Existem citações de Beren e Lúthien em um monte de lugares. Já leu o Silma? Lá tem a história deles.

Nos apendices diz que o tumulo que Frodo e os Hobbits estavam presos era, provalvelmente, o do ultimo principe de Cardolan que morreu na guerra de 1409. Pode ter sido o broche de sua mae, esposa ou sabe lah de quem.

eh...
relendo eu tb pensei em luthien.
Acho q pra o tom falar com tanto carinho assim, poderia ser ela. Acho q porq eh a personagem q tolkien tinha mais carinho e todos os personagens do livro gostam dela.
Ate penso q esse broche deve ter existido fora do livro, pertenceu a sra. tolkien talvez. :grinlove:

Se fomos pensar no caminho que o ane fez ate chegar no Frodo ,eu podera apostar que o Broche tivesse pertencido a Melian , ja que o Tom é um misterio só.

Tanto a Melian quanto Lúthien são válidas. Mas Melian sendo uma maia ainda está viva, então acho mais provavel que seja Lúthien que não mais iria voltar a TM.

Pouquíssimo se sabe dele. Apenas que por ser uma jóia e por ser uma peça de um tesouro que poderia pertencer a algum(a) nobre. Para Bombadil, que não cobiçava tesouros de metal, era apenas um brinquedo que detinha valor pelo fato de ter adornado outra mulher bonita, algo que sua garota poderia gostar. Bombadil era atento a observar Fruta D'ouro e as coisas que ela queria gostar.

Em Tolkien esse tipo de jóia aparece como legado (é só notarmos o caso da pedra de Aragorn) e por vezes entrelaçado com algum destino. Seja pela missão de Frodo ter um efeito de "purificação do tesouro", qualquer que tenha sido a criatura maligna que habitava a tumba de onde ela veio deu o azar terrível de topar com Bombadil e isso poderia ser contado a favor de um tesouro que Bombadil enxergasse como digno de se retirar para fora e entregar parte dele aos Hobbits vindo a ficar com uma peça. Como se houvesse algum tipo de vingança antiga cumprida.

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.734,79
Termina em:
Back