1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

O Brasil tem solução?

Tópico em 'Atualidades e Generalidades' iniciado por Shadowrunner, 2 Fev 2005.

  1. TT1

    TT1 Dilbert

    Uma visão bem interessante a sua, porém mais errada impossivel, já que eu sou PSDB :clap:
     
  2. Logan Mcloud

    Logan Mcloud Usuário

    nao sei se eh tao melhor nao.. um visao partidaria por si so eh tolhida....




    Dwarf
     
  3. Beriadar

    Beriadar And I will see it all before

    Bom, eu acho que o TT1 não está errado, o país vem melhorando, e de repente a política econômica tem sido das melhores mesmo. Mas o fato é que, de fato, a classe operária não usufrui desses benefícios na mesma proporção, porque é esmagada e excluída .... ora, isso não é evidente??
     
  4. Logan Mcloud

    Logan Mcloud Usuário

    vc esta enganado... o nosso governo da dinheiro para pobres e ricos... nunca o pober ganhou tanto quanto ganha hoje e nunca o rico ganhou tanto quanto ganha hoje.... quem se fode mesmo eh a classe media...



    Dwarf

    ps. a politica economica nao esta tao legal quanto devia nao.... pricipalmente com esses aumentos dos juros sem sentido. ok ok com meio sentido
     
  5. TT1

    TT1 Dilbert

    Sim, isso é evidente, mas sempre foi assim e está melhorando muito. Na verdade, a classe operária NUNCA vai usufruir do mesmo benefício, simplesmente porq estamos num capitalismo, e não num regime falido e utópico. Veja Cuba e China por exemplo. Não são países capitalistas, você acha que os trabalhadores nesses países acompanham a evolução financeira do país? Na China as condições de trabalho são ainda piores que as do Brasil, e ainda há o totalitarismo do governo, com seu regime militar. Acredite, é normal que os trabalhadores se sintam oprimidos e excluidos, afinal, não são eles quem mandam na coisa, mas um patrão que quer resultados. Solução? Enquanto existir a relação trabalhador-patrão, ela não existe.

    Muito do problema vem dos sindicatos e organizações dos trabalhadores, sempre ligados a partidos "comunistas" e "socialistas" e que tentam os mesmos métodos de 50 anos atrás, pra conseguir destaque, e nunca consegue. Ora, a maioria dos sindicatos está partidária de algum modo e quase sempre utiliza a ferramenta do "vamos-parar-tudo-fazer-passeata-e-quebrar-porq-o-gverno-é-mau" ao invés do argumento e da negociação.

    Todos os setores trabalhistas que tentaram negociar com o governo, e que não cederam um pouco, não receberam nada. Se não há diálogo, não há negociação.

    Agora, as coisas vêm mudando sim, e não é de hoje. O salário vem aumentando, o poder de compra aumenta... a classe "excluida" e "oprimida" consegue diversos benefícios e linhas de crédito pra poder ter uma melhora nas condições de compra. Claro, não está perfeito - longe disso - mas as coisas vêm avançando. Antigamente se achava que a tendência era trabalhar cada vez menos horas por dia, no entanto, é uma tendência mundial de que se trabalhe cada vez mais horas... não é só uma questão de Brasil, mas nesse caso é uma questão de mundo mesmo.
     
  6. Logan Mcloud

    Logan Mcloud Usuário

    aho q eh cada vez menos horas tt1... na inglaterra ja nao se trabalham nem 38 homas semanais.




    Dwarf
     
  7. Beriadar

    Beriadar And I will see it all before

    É , TT1, eu realmente concordo. As condições de trabalho na China não devem ser nada agradáveis. Entretanto, não acho que o socialismo está falido e nem que é utópico. Ele é impraticável nas condições de mundo atuais, e o será por ainda muitíssimo tempo ....

    Na boa, acho q essa de que a classe operária precisa de crédito e que crédito resolve todos os problemas é uma falsa propaganda q conforta a classe média. Sinto que os pobres estão realmente "excluídos" do meio de vida moderno, e que a seus filhos nada resta ...

    Claro, não é um problema só do Brasil, não. O mundo inteiro é assim .. mas eu ressaltei uma vez, o Brasil é o país não-africano que possui maior concentração de renda. E concentração de renda, nas proporções brasileiras, é uma coisa extremamente desumana ...
     
  8. Logan Mcloud

    Logan Mcloud Usuário

    eh por isso q tanto pobre por ai tem celular e dvd em casa.....



    Dwarf
     
  9. Beriadar

    Beriadar And I will see it all before

    Exato.

    A classe pobre não costuma ter visão adequada sobre economia/negócios/investimentos ....
    Ao invés de se especializarem e garantir sua inclusão no mercado, gastam em conforto, conformidade, lazer .... (por culpa da maldita propaganda de crédito!!!)

    Ora, comprar um DVD não vai melhorar efetivamente o padrão de vida de ninguém. Padrão de vida não é medido por consumo ...
     
  10. TT1

    TT1 Dilbert




    Tá bom. Me diz, em argumentos, o porq de voce achar isso.
     
  11. ombudsman

    ombudsman O Eto'o brasileiro

    Na verdade, eu tenho que concordar em partes com o TT1.

    É o seguinte, nao tentem imprimir uma otica marxista-leninista aqui, ou qualquer visao socialista em geral. Afinal, ninguem aqui está discutindo QUAL é o melhor regime de governo, forma de Estado etc.

    A discussao aqui já parte da aceitaçao de um sistema capitalista. Afinal, o topico é sobre como está a situacao do Brasil. E vou te dizer, que o Brasil está sim melhor - e nao quero dizer melhor porque o capitalismo é melhor que o socialismo -, mas é porque o padrao de vida vem sim, aumentando.
    A politica de juros do BC vem dando certo a uns 10 anos, resultado de uma austeridade fiscal e melhor uso da maquina publica. Isso resulta em mais investimentos externos e da propria iniciativa privada que hoje tem mais segurança para aplicar dinheiro em produçao.
    O salario minimo teve aumento real nestes meses, em vez de simplismente acompanhar a inflaçao por exemplo.
    Agora, se o pobre escolhe gastar em DVD e Televisao, o que diabos tem a ver isso com a situacao do país? A escolha de onde vai o gasto é exclusivamente particular. Só podemos é analisar o fato de que a classe mais pobre hoje tem mais condicoes financeiras.

    Culturalmente , já sao outros 500. Afinal, o ensino CONTINUA uma merda, a Saúde CONTINUA uma merda, etc etc....
     
  12. Saranel Ishtar

    Saranel Ishtar Usuário

    Bom, quanto aos pobres terem mais acesso às coisas, concordo. Você não sai na rua e diferencia mais uma faxineira e uma secretária executiva só de olhar pras roupas. Isso só é mais perceptível em classes bem lá no extremo, ou seja, quando a pessoa é bem rica ou quando ela é bem pobre.

    Já isso de aumento de horas, bem, não exatamente. Há sim o inverso: a diminuição de horas, mas o salário fica mais embaixo.

    O salário mínimo pode ter aumentado, mas o grande número de pessoas não registradas, pessoas trabalhando com salário mínimo e ganhando "por fora" e as com comissão, além dos esquemas por-baixo-dos-panos, é o que acaba fazendo tudo cair na mesmice.
     
  13. Beriadar

    Beriadar And I will see it all before

    Que o mais importante ainda não foi resolvido ....
    Padrão de vida não é poder aquisitivo, mas preparação para o mercado e educação, de certo modo, pois só combinando todas esssas coisas se pode ter uma projeção de expectativa para um cidadão.

    Linha de crédito é pão e circo ...
    que exclui a classe operária das decisões de seu país.
     
  14. TT1

    TT1 Dilbert

    Olha, sem querer soar ofensivo.... mas a classe operária nao deveria decidir nada no país, na verdade nunca decidiu. Classe operária é fantoche e bucha de canhão. Eles existem exatamente pra isso, sempre foi assim e sempre vai ser. Dê a ração pro seu peixinho e ele vai ficar feliz e contente, enquanto você move o país em paz.

    Sério, voce acha que "classe operária" entende alguma coisa de politica economica e social? :roll:
    A tal preparação para o mercado e educação estão sendo resolvidos, basta olhar o percentual de crianças na escola e seu avanço nos últimos 10 anos. È aquele negócio.... nada vai ser resolvido de uma hora pra outra.
     
  15. Beriadar

    Beriadar And I will see it all before

    Sei que os efeitos da educação só vão refletir decentemente daqui a décadas, então essa melhora é questionável, pois não temos como avaliar agora.

    Mas vc realmente é PSDB, hein??!!
    Classe operária não decide nada, mas poderia sim, ao menos os seus representantes ... ela também sofre (mais do que os outros) as decisões do governo.
     
  16. ombudsman

    ombudsman O Eto'o brasileiro

    Eu acho que entre estas duas definicoes, eu fico com a 1ª; apesar de achar que padrao de vida envolve muito mais coisa que poder aquisitivo.

    E sobre as classes operarias, é claro que elas tem que ter voz. E nao generalize PSDBistas porque , embora eu ache a situacao partidaria brasileira digna de risadas, é o partido que eu mais simpatizo. Mas o problema é que a classe operaria vem com muita sede, é só ver o PT. Parece que querem compensar as decadas afastadas das decisoes politicas de uma vez só....
     
  17. Beriadar

    Beriadar And I will see it all before

    É verdade, ombudsman, é preciso ter paciência.
    Bom, não tenho tanta repudia pelos sociais-democratas, mas pelo sim pelo PFL, que me parece uma extrema direita. Mas melhor deixar as questões partidárias meio que de lado, apesar delas serem fundamentais para apontar soluções e problemas do nosso país.
     
  18. Lordpas

    Lordpas Le Pastie de la Bourgeoisie

    Eu não vejo a situação partidária como digna de risadas. :eh:


    E quanto a "vir com muita sede", creio que é absolutamente normal tentar fazer tudo o que for possível, afinal foram anos de espera.

    O "desenvolvimento" não pode esperar mais, e eu louvo o governo PT por não cair no populismo barato, por mostrar um amadurecimento daquela doutrina que anos antes era pregada, por ser conduzida por uma ampla base de idéias, por tentar a todo custo manter a austeridade fiscal, por tomar medidas para conter a pressão inflacionária e assim por diante.


    Quanto a visão partidária ser "tolhida" Logan, creio que é por isso que faço parte de um Partido, para poder opinar dentro do mesmo sobre o que é ou não certo a fazer... Está ai mais uma solução para o povo brasileiro: a politização.

    E TT1, a classe operária decidiu sim e muito dentro do país, foi ela a grande responsável pela eleição de Lula.
     
  19. Beriadar

    Beriadar And I will see it all before

    A classe operária deveria ser tratada com mais respeito, de todo modo. Deveria ter representates, participar de decisões políticas-econômicas sérias, que dizem respeito ao salário e ao meio de vida do trabalhador brasileiro.

    Afinal, o governo existe para administrar a sociedade/economia (representando o povo e a nação), e garantir uma condição de vida razoável pra população (ao menos esse é o propósito).
     
  20. TT1

    TT1 Dilbert

    Lordpas, a coisa nao é bem por aí nao. O lula tentou se eleger umas 4 vezes, se a classe operária tem tanta força, porq ele nao conseguiu chegar ao poder antes? :roll:

    Mas, Varatar, isso é exatamente o que eu falei. Os operários não são levados em consideração porque a sua representação sempre luta de forma errada. Ao invés de procurar ceder ou negociar, com diálogo, sempre fazem protestos de baderna, greve, quebra-quebra, passeatas. Isso acontece há decadas e nunca deu certo. Já tá na hora de começar a negociar como uma classe séria.
     

Compartilhar