• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

O Brasil tem solução?

é diferente sim.

quem fez, é diferente de quem FAZ !!!

quem fez e disse " eu fiz minha parte" é diferente de quem diz" eu FAÇO minha parte"

e ai? :naoteouc:
 
Respondendo a pergunta do tópico: sim claro que sim.
A diferença é que por ser um país-continente se leva mais tempo do que uma Coréia do Sul que já foi um típico país roceiro e hoje se desenvolve em bom ritmo.

Ainda defendo como a base de tudo a educação, pois podemos ter algumas escolas e universidades de alto nível, mas no geral ficamos muito abaixo do esperado.

Mas o que temos visto é um governo mostrando um interesse maior em começar a massificar a prática esportiva. Não sou contra, mas nem de longe vejo vejo isso como prioridade. No entanto aos olhos da grande mída que manda nesse país como a Rede Globo, isso é pois interessa em muito a idéia que o país só começa a se desenvolver se o país sediar uma Olimpiada ou Copa do Mundo, aplicando a sempre manjada política do pão e circo :roll:

Já não menos importante, com mais de 7000km de litoral, sem teremotos e tsunamis e com excelentes roteiros por todo o país, nosso desempenho turístico que poderia no mínimo estar no TOP 10 ainda é uma piada mundial.

Nisso indiretamente novamente acabamos voltando ao problema da educação, já que ainda são poucas as cidades com pessoas que falam pelo menos um segundo idioma e assim conseguir dar uma estrutura de retaguarda decente pra receber os turistas estrangeiros. É um fonte de entrada de dinheiro imediato e geração de emprego que o país ainda não sabe aproveitar.
 
Shadowrunner disse:
Creio que uma das principais raízes para o estado lamentável de nosso país seja a má qualidade na educação.

O país devia investir mais na qualidade de ensino público no país. Como poucos tem ensino de qualidade nesse país, é para esses poucos que ficam os cargos de influência (salvo algumas excessões, como nosso querido presidente). Como esses poucos tem acesso a muito dinheiro e poder, a grande maioria volta-se aos seus interesses, pouco se importando com o povo.

Se o povo não fosse tão facilmente manipulado, creio que o país não estaria como está hoje.

Mas lógico, esse é apenas um dos problemas do país, mas investindo na educação, creio que muita coisa iria mudar.
Exemplo de como a educação beneficia o desenvolvomento de um país:
Nos naos 80, a Coréia do Sul tinha o mesmo PIB do Brasil, e como nós, ela passou por um regime (militar ou não, eu não sei). Hoje, ela passou de um PIB de 10 bilhões, para um de 600 bilhões, tornando-se a 10 maior economia do planeta. E na opinião dos próprios coreanos, isso se deve principalmente ao investimento massisso na educação, que já chegou a consumir 10% do PIB. Claro, houveram outros fatores, mas esse foi o mais determinante.
 
Lordpas disse:
Talvez seja justamente pelo comodismo ou pelo simples fato de achar que não tem solução que estejamos assim hoje...

hm comodismo.. de fato
Muitas vezes, resolver algo parece muito mais dificil do que o problema em si, o que acaba provocando um forte desanimo, e creio eu que e' ai' que muitos desistem ..
hm talvez um outro entre "trocentos" problemas seria o de criar regras e de dar muita importancia a elas, esquecendo-se do ser humano :|

bom, acredito que tudo tem solucao, de um certo modo, e que nada se resolve de um dia p/ o outro... hm educacao e' a base, e o incentivo do mesmo ainda mais.Outra coisa tambem e' nao se focalizar Somente num lugar perfeito, porque entao se esquece do que tem a ser feito e do que esta acontecendo. E outra..
Deixar nas maos de alguem e ficar sem acao, sem tomar qualquer atitude, nao vai resolver NADA! Isso nao e' auxilio, isso e' "empurrar com a barriga"
 
O grande problema de investimento no setor educacional é q os resultados só aparecem décadas depois ... quando os beneficiados (estudantes) já são pessoas formadas e bem sucedidas. A curto prazo, ñ é vantagem, e por isso, os políticos ñ levam isso como prioridade, pois seus mandatos duram poukíssimo tempo, e o povo ñ vai ver tão cedo sinal desse desenvolvimento!!

Assim, acho q a "galera" prefere investir em outras coisas. ..
 
FÚRIA Da Cidade disse:
Respondendo a pergunta do tópico: sim claro que sim.
A diferença é que por ser um país-continente se leva mais tempo do que uma Coréia do Sul que já foi um típico país roceiro e hoje se desenvolve em bom ritmo.

tipico país roceiro :think: China... :twisted:
 
a coreia do sul deve sua ascençao a outros fatores um deles eh o jogo starcraft... exatamente... a industria de jogos e eletronica da coreia eh enorm... e a sua economia nao teria se tornado oq eh se nao fosse o starcraft... existem livros sobre isso...


mas bem vamos voltar... acho q a Pri acertou bem no ponto... eu ja falei em outro topico aki... o problema do Brasil eh a corrupçao, e a mania de sempre querem se dar bem em tudo.... se nao tivessemos isso.... o brasil ja seria primeiro mundo.... e vou dizer... sem muita dificuldade... mas nao conseguimos... nos mesmos eu e vcs... quantas vezes damos um "jeitinhu" de sermos beneficiados de alguma forma por alguma brexa (eh com x?) na lei.... como a pri faou esse jeitinhuBrasileiro eh q nos consome .... talvez devessemos fazer um curso com os niponicos



Dwarf
 
Insitso q além do jeitinho brasileiro, desigualdade social é o q é o bicho!!
Querem ver estatístikas??
Pois bem .. tirando 9 países da África, o Brasil é o país com MAIOR DESIGUALDADE SOCIAL DO MUNDO!!!!! :evil:
Supera qq país asiático ou mesmo do restante da Amérika; Ñ precisa dizer o q isso significa, né?? Concentração dos tesouros na mão de deputados, bankeiros e grandes empresários num país q muita gente ainda passa fome ...

Se o país tem solução??
Depende desse pessoal q deskaka um novo presidente só pq os juros e impostos estão altos ... ñ enxergando q o burako é bem mais embaixo!!
 
Cara... o problema todo é um unico: EDUCAÇÃO

a educação sucateada do brasil cria um patamar de injustiça, pois o povo está alienado e não consegue "ver" os reais problemas... um exemplo tradicional é a Copa do Mundo. Ja percebeu que voce nao consegue se lembrar de nenhuma grande reportagem de crises ou falcatruas na epoca da copa, olimpiada, carnaval, natal, ano novo...
A tv tambem tem um poder alienatorio terrivel. Na frança a tv é mto pouco utilizada, pois o povo prefere o jornal físico, que alem de poder selecionar os textos que voce acha conveniente voce tem algo físico para recorrer quando voce se esquecer de alguns detalhes...

A FALTA DE EDUCAÇÃO É A MAIOR DAS ARMAS PARA A INJUSTIÇA SOCIAL
 
Eu acho q a alienaçao pela tv e essas koisas q vc falou são bastante influentes, e são verdadeiras armas da Elite pra omitir diversas kestões sociais além das falcatruas. Mas acho q isso é como vc falou, uma arma ... Tudo bem o povo estar aliendo e inconciente do q há ... isso é um problemão, pois o povo ñ tem noção q pode mudar o curso das coisas (e q deveria mudar o rumo das coisas).
Mas pra mim, desigualdade social é o'cúmulo da sociedade contemporânea ... a maior das injustiças sociais .. e fiko triste em viver num país famoso pelas diferenças ... enquanto os atores e a atletas ganham dezenas e centenas de milhares por mês (sem mencionar a Elite de miinistros e deputados), tem operários q sobrevivem muito mal ,,
 
Mudar o Brasil significativamente não é uma missão fácil de ser feita apenas somando os esforços do proprio país. Sem dinheiro, sem direitos. Países pobres são escravos dos desenvolvidos, "trabalhando por comida". Dívidas, juros, é um problema sem fim. No dia que toda a política mundial mudar, talvez existam condições justas de crecimento.

Claro que é possivel melhorar a médio prazo, principalmente investindo em educação. Mas sem muito otimismo.
 
Nosso país nem está sem dinheiro .. está entre as 10 nações mais RICAS!!!!!
Entretanto, tb está entre as 10 com maior DESIGUALDADE SOCIAL!!!!

Enquanto ESta situação ñ mudar, tb não tenho grande otimismo quanto à nossa educação, ou qualquer outro recurso q poderia favorecer às classes mais pobres do país ...
 
Varatar disse:
Nosso país nem está sem dinheiro .. está entre as 10 nações mais RICAS!!!!!
Entretanto, tb está entre as 10 com maior DESIGUALDADE SOCIAL!!!!

Enquanto ESta situação ñ mudar, tb não tenho grande otimismo quanto à nossa educação, ou qualquer outro recurso q poderia favorecer às classes mais pobres do país ...

o problema é ONDE o dinheiro está concentrado...
 
Varatar disse:
Insitso q além do jeitinho brasileiro, desigualdade social é o q é o bicho!!
Querem ver estatístikas??
Pois bem .. tirando 9 países da África, o Brasil é o país com MAIOR DESIGUALDADE SOCIAL DO MUNDO!!!!! :evil:
Supera qq país asiático ou mesmo do restante da Amérika; Ñ precisa dizer o q isso significa, né?? Concentração dos tesouros na mão de deputados, bankeiros e grandes empresários num país q muita gente ainda passa fome ...

Se o país tem solução??
Depende desse pessoal q deskaka um novo presidente só pq os juros e impostos estão altos ... ñ enxergando q o burako é bem mais embaixo!!

Mas esse buraco lá embaixo é o jeitinho, a lei de Gerson, é levar vantagem, Varatar :roll:

Quando você é contraventor, você acaba aceitando um ou outro amigo que levou vantagem em uma ou outra coisinha, aqui e ali...

Tipo, acabei de conversar com um colega que porque a antena do carro dele foi arrancada com o portão automático, e o porteiro e o zelador falaram que iam ver (e ficarm mesmo só vendo), um amigo dele afanou antena de outro carro para colocar no dele.

Alguém foi prejudicado, e definitivamente não foi o pessoal que deixou esse meu colega nervoso (porteiro e síndico).

Agora... e se acontecesse algo parecido com alguém e resolvessem afanar a antena desse meu colega?

Mesmo tipo de comportamento infantil, mesmo tipo de jeitinho... mas aí o jeitinho se torna "inadimissível".

Brincando brincando, a gente DEVE ter muito mais amigos por perto que fazem coisas bem mais danosas para outrem. E ACEITAMOS!

Tipo, não duvido nada que o pistoleiro que matou a freira americana não tenha seus amigos que aceitam ele como ele é. Aliás na reconstituição, não apenas eu notei, mas ele tinha mais cara de "não tou entendendo porque esse estardalhaço todo... foi só mais um serviço. Eu tava só trabalhando" do que cara de carniceiro frio e calculista (posto que só coloco os Hannibal Lecter e Palpatines).

Não duvido que Suzana von Richtoff também seja aceita como ela é pelos amigos/colegas. Porra até a avó dela diz que perdoa o que ela fez e provavelmente quando sair ela vá morar com a velha. (e espero que sim... definitivamente pessoas burras assim tem de ser eliminadas, para que o elemento nocivo também pereça for falta de hospedeiro.. afinal mata o hospedeiro né?)

Nesses ambientes o comportamento é aceitável. Assim como é aceitável darmos esmola e no momento seguinte pedir pena de morte para o antigo menino de rua que cresceu.

Desigualdade social se torna consequência da doença de querermos ser "o rei da rua" quando o mundo é tão grande, o universo infinito. Rei da cocada preta que manda e desmanda em casa, mas que tem de baixar cabeça quando o chefe (EUA? Japão? China? Canadá?) manda. :roll:

Muad'Dib disse:
talvez devessemos fazer um curso com os niponicos

Você se impressionaria em ver que holandeses (e muitos europeus) pensam muito parecido com os nipônicos. Para que agradar o "chefe", sem antes de ter apoio de seus homens, de seu povo? (para o Suriname, os holandeses nem mais contatam o governo: vão direto jogar o dinheiro para ONGs que fazem as coisas acontecerem, ao invés de ficar só pilhando sobre o próprio povo)...

E é impressionante que quanto mais eu falo para os brasileiros que é preciso parar com essa pilhagem sobre o próprio cadáver, só quem é descendente de alemão, de holandes, de chinês, entre outros é quem me entende! O típico mestiço, aquele que devia ser a grande fusão de todas as culturas não entende de jeito nenhum! (independente de ter curso universitário)
 
Varatar disse:
Eu acho q a alienaçao pela tv e essas koisas q vc falou são bastante influentes, e são verdadeiras armas da Elite pra omitir diversas kestões sociais além das falcatruas. Mas acho q isso é como vc falou, uma arma ... Tudo bem o povo estar aliendo e inconciente do q há ... isso é um problemão, pois o povo ñ tem noção q pode mudar o curso das coisas (e q deveria mudar o rumo das coisas).
Mas pra mim, desigualdade social é o'cúmulo da sociedade contemporânea ... a maior das injustiças sociais .. e fiko triste em viver num país famoso pelas diferenças ... enquanto os atores e a atletas ganham dezenas e centenas de milhares por mês (sem mencionar a Elite de miinistros e deputados), tem operários q sobrevivem muito mal ,,

Lendo seu post cada vez mais me convenço que o problema é de Educação mesmo.
 
o que ninguém percebe aqui é que o "jeitinho brasileiro" não brota espontaneamente nas pessoas, é "plantado"... ou seja, o povo sofre abusos a vida toda, sente-se tão desrespeitado que quer de alguma maneira compensar esses abusos. É claro que não resolve, só estende o problema, mas é uma atitude consequente das atitudes de outros.
 
Convenhamos, quem mais dá jeitinho é que menos precisa. Em geral os mais pobres são os mais honestos.
 
Eu acho que o Brasil já está no rumo certo e muito bem encaminhado.

A economia marca recorde de crescimento, graças a política externa de venda de produtos nacionais ao exterior. As exportações aumentaram tanto que até se tornou um problema. Nós temos uma grande economia, forte, mas ainda nao consolidada e sem muita comodidade, o que deve vir com o novo acordo com o FMI que deixará as reservas nacionais em um ponto de estabilidade pra que dê tranquilidade em eventuais crises financeiras.

O governo fez uma boa negociação com o FMI, trocando o pagamento de parte da dívida por Infra Estrutura nacional. O que isso significa? Que o país vai investir em ferrovias, em melhorias no sistema rodoviário e marítimo e na implementação de novos investimentos no setor. Ora, isso vai se refletir em maior escoamento da produção e consequentemente o preço final dos produtos vai cair, gerando contínuo aumento de exportações, o que trará o dinheiro a longo prazo para pagar o Fundo. É uma ótima política de investimentos e que deve dar bem certo.

A política melhorou *muito*. Óbvio que nao conseguimos ainda exterminar a corrupção (e nenhum país do mundo consegue. Escandalos pipocam todos os dias no EUA, Inglaterra e França, por exemplo), mas é visível a melhoria nessa área. As coisas agora andam, e os projetos são implementados, já que não há mais uma forte oposição, que ocorria quando o PT brecava os projetos da direita. Na minha opinião, a vitória do Severino é ruim nesse sentido, pois o cara tem um forte histórico de problemas políticos e de idéias impopulares e de mal gosto, mas como vimos ontem, o projeto de aumento de salário dos deputados não passou no congresso e os senadores o reprovaram. Isso me traz uma grande satisfação, em saber que os projetos para benefício do legislativo não estão passando. Dá um certo alívio e orgulho, nessas horas. Bom sinal, para a política.

A questão de segurança é sempre uma pedra no sapato, mas há esperança: a polícia federal nunca prendeu tanto. Jamais houve ação de desmantelamento de quadrilhas como há hoje em dia. O grande nome dessa revigorada na PF é um só: Paulo Lacerda. O cara entrou quietinho e em pouco tempo fez da PF a polícia mais atuante e eficiente do país. Claro, as polícias militares estão um caos, e têm que ser repensadas, mas exemplos como os da PF servem como exemplo de que a coisa toda ainda tem esperança e pode ser reformulada. Ainda há tempo.

A produção agrária bate recordes todo semestre, a distribuição de renda melhorou, o poder aquisitivo aumentou levemente, estaremos subsidiados de petróleo até o final de 2006, a reforma agrária melhorou sensivelmente... ora, percebam: o Brasil está sim, obviamente melhor. Desde 1994, quando o plano real foi implementado, nós temos uma constante evolução na política monetária e na política social. Estamos andando para a frente e rumo aos grandes blocos comerciais. Existem problemas? Sim, mas estamos os enfrentando e com determinação para superá-los.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo