• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

O Barão Vermelho (The Red Baron / Der Rote Baron)

JLM

mata o branquelo detta walker
Tae a minha indicação de bom filme pros camaradas.

rotebaronyt4.jpg


Curiosidade nº 1: o sobrenome do Barão, Von Richthofen, é bastante conhecido dos brasileiros nos últimos anos. Lembram da Suzane?

Curiosidade nº 2: o filme alemão mostra como os alemães veem o ás da 1ªWW, sem aquela pespectiva americanizada do bigodudo maldoso q derrubava aviões jogando sujo, como um Dik Vigarista dos céus. O cara tava mais pro estilo playboy filhinho de papai. É interessante a abordagem do pq o Barão "querer" morrer depois de famoso. A new point of view. Achei as cenas das batalhas bastante realistas. E não é q dá até pra tirar alguma lição do filme?

Curiosidade nº 3: o filme diz q ele escreveu um livro sobre aviação, mas na Wikipédia não cita qual seria. Alguém sabe algo sobre isso?

Curiosidade nº 4: Eu não sabia q pilotos judeus combateram pela Alemanha na 1ªWW. Q mudança até a 2ªWW!

Película alemã falada em inglês mostra Manfred von Richthofen, mais conhecido como o Barão Vermelho, como um dos heróis alemães da Primeira Guerra. Num país de poucos ídolos, isto é, no mínimo, uma sensação.

Conhecido como o Barão Vermelho pela cor do avião que pilotava, o barão prussiano Manfred von Richthofen deixou, antes de ser abatido em 21 de abril de 1918, um profícuo balanço de guerra: venceu 80 batalhas aéreas e matou 75 pilotos inimigos em 20 meses.

A recente biografia do Barão Vermelho escrita pelo historiador Joachim Castan também narra um episódio em que o barão pára de atirar contra um piloto inglês com problemas de munição. No solo, o barão cumprimenta o major inglês pela bela luta, aperta-lhe a mão e lhe oferece um cigarro.

Já um mito quando vivo, o Barão Vermelho ficou para a história como um misto de cavalheiro honrado e assassino sangrento. Noventa anos após sua morte, estréia, em 10 de abril próximo, o filme O Barão Vermelho, dirigido por Nikolai Müllerschön, que optou por mostrar um Von Richthofen mais humano, transformando-o assim num dos primeiros heróis alemães de guerra.

No papel do barão está Matthias Schweighöfer, ganhador do prêmio Bambi 2007, o Oscar do cinema alemão, na categoria filme nacional. Para o papel, Schweighöfer teve que vencer, primeiramente, seu medo de voar através de uma terapia, afirmou.

Tímido e cheio de questionamentos

Baseada no livro do historiador Joachim Castan O Barão Vermelho. A história completa de Manfred von Richthofen, lançado no final do ano passado, a produção alemã falada em inglês sobre o corajoso barão prussiano da Primeira Guerra custou 18 milhões de euros – uma superprodução para o cinema alemão.

Atrás da fachada narcisista, a biografia de Castan mostra um Von Richthofen tímido e cheio de questionamentos. O livro também questiona a relação entre guerra e heroísmo.

Sem glorificar a guerra, tanto o livro quanto o filme apresentam um Barão Vermelho mais humano, mais próximo da fama de herói – algo bastante incomum num país de poucas declarações patrióticas como a Alemanha.

"Houve muita relutância histórica e há muitas vozes na Alemanha que ainda dizem que não se deve fazer um filme sobre um herói alemão", afirmou o roteirista e diretor do filme Nikolai Müllerschön, acrescendo que o filme faz uma clara crítica à guerra.

Crescente interesse sobre temas de guerra

Em seu avião Fokker DR 1, o Barão Vermelho descobriu que a guerra não é um jogo e que o desejo de uma luta honrada pouco tem a ver com a obrigação de matar o maior número possível de inimigos. Foi assim também que o barão perdeu a vida, poucas semanas antes do fim da Primeira Guerra.

O filme apresenta um herói sensível que se conscientiza da brutalidade da guerra através do amor pela enfermeira Käte, protagonizada pela atriz britânica Lena Headey. O Barão Vermelho traz ainda, como atores coadjuvantes, o alemão Til Schweiger e o inglês Joseph Fiennes.

Assim como A Queda, produção que conta os últimos dias de Hitler, e o recente filme de Tom Cruise sobre a vida de Claus von Stauffenberg, que planejou o atentado contra o ditador, a atual película faz parte de uma série de recentes filmes alemães que denunciam o crescente interesse do país sobre temas de guerra.

Fonte: DW-Word.de
 
Já saiu ou é antigo?

Sabia que teve um funeral com toda pompa possível para ele na Inglaterra?
 
:lendo:
Com relação a sua curiosidade nº 3: o filme diz q ele escreveu um livro sobre aviação, mas na Wikipédia não cita qual seria. Alguém sabe algo sobre isso?
Encontrei um livro de autoria dele, mas é uma autobiografia.

http://www.livrariacultura.com.br/scripts/cultura/resenha/resenha.asp?isbn=1844152081&sid=011915255101220566687756418

THE RED BARON
Conceito do Leitor: Seja o primeiro a opinar
Autor: RICHTHOFEN, MANFRED, FREIHERR VON
Autor: FRANKS, NORMAN L. R.
Autor: HAUPRICH, N. H.
Editora: CASEMATE PRESS
ISBN: 1844152081
ISBN-13: 9781844152087
Livro em inglês
Brochura
- 19,7 x 13,3 cm 1ª Edição - 2005

Existe também um outro escrito em parceria com Peter Kilduff intitulado "Talking With the Red Baron"

http://www.livrariasaraiva.com.br/produto/produto.dll/detalhe?pro_id=1037365&ID=C91363927D90201090D380125&PAC_ID=25376

Espero que tenha podido ajudar...
 
Eu tinha visto uma notícia sobre esse filme no Omelete, parece muito legal, assim que puder vou assistir. Só é uma pena não o terem feito falado em alemão, ao invés de em inglês.
 
Só espero que o filme mostre o lado real da história. Tô cansado de filme sobre a 1º e 2º que distorce as coisas
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo