• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

O Balrog salvou a Comitiva do Anel?

Ok, suponhamos então que um orc tenha escrito em algum sistemas de runas órquicas alguns encantos. Quem diz que Gandalf os teria aprendido na Terceira Era? Talvez ele tivesse vindo à Guerra da Fúria, afinal ela durou mais de quarenta anos, o que daria ao Olórin (em sua forma real e com pleno poder) um conhecimento de sua feitiçaria, mas que até ele vir no ano 1000, por falta de uso e pela diminuição de seus poderes, teriam sido esquecidos por ele. Isto não prova ou deixa de provar que os orcs tinham ou não uma escrita, e talvez só os ditos orcs que eram na realidade Maiar (eu não sei se o Tolkien realmente manteve essa idéia na cabeça ou não) os saberiam ou teriam poderes para lançá-lo. Mas certamente não é qualquer orc que chega no portão oeste de Moria e fala a versão órquica do feitiço "Annon edhellen edro hi ammen..." Portanto eu ainda acredito que apenas os líderes entre os orcs teriam esse conhecimento, os outros não seriam dotados desses "talentos".

Quanto ao Balrog ler a mente dos orcs, qual é o problema nisso? Enquanto os elfos tinham o Osanwë-Kenta (Telepatia Élfica) que era usado pelos maiores entre os elfos, os Maiar em princípio nem tinham uma língua falada, eles simplesmente usavam telepatia para tudo! Quem leu esse ensaio vai entender quando eu digo que eu não acredito que nenhum orc teria poder para fechar sua mente contra um Balrog. E na Carta 210 Tolkien fala que o Balrog não emitiu nenhum tipo de som, então talvez ele nem pudesse falar, e recebesse ordens de Morgoth apenas por Telepatia.

Quanto ao do fëa, pensando melhor vocês estão corretos.
 
O problema é que a mente de um indivíduo não pode ser invadida sem o total consentimento desse indivíduo. Tolkien definiu isso em um de seus textos. Se fosse assim, Morgoth poderia ter invadido a mente de Hurin e descoberto a localização de Gondolin, ou Sauron invadido a mente de Celebrimbor e descoberto a localização dos Três Anéis de Poder, dentre muitos outros exemplos.
Um Ainu conversava com outro Ainu (ou elfo com elfo) telepaticamente pq as duas partes consentiam com isso. Nunca o contrário.

Que os Balrogs na PE falavam isso acho que é óbvio, não tinham porque não falar. Agora o Balrog de Moria estava em hibernação a milhares de anos, pode muito bem ter esquecido de como se usar a fala, ou não.

Ah, e Gandalf não esteve na Terra-Média na Guerra da Ira. Ele chegou na Terra durante a Terceira-Era, não existe razão para achar o contrário.
 
E como eu disse, um orc em súplica por sua vida pode muito bem ter se disposto a falar o que quer que o Balrog quisesse. E lembre-se que o Balrog pode enviar qualquer mensagem que ele quiser para a outra mente sem ela necessariamente estar aberta à ela. Ou seja, o Balrog ameaçaria um orc por via telepática e poderia tanto ordenar que o orc falasse o que sabia ou abrisse sua mente para que ele pudesse lê-la. Aí nesse caso eu acho que ele teria mandado o orc falar.
 
Não acho q Balrog os salvou...E sim os atrapalhou pois com Gandalf q só volta mais tarde...Eles não se meteriam em tanta encrenca, como a confusão q ouve com Galadriel...
O filme tá todo errado primeiro q os orcs não fogem e sim abrem espaço para Balrog passar e depois o seguem... :o?:
 
Elrond Meio-Elfo disse:
Gandalf menciona em frente aos Portões de Moria que "certa vez sabia de todos os encantamentos em todas as línguas, de elfos, homens ou orcs". Agora, a não ser que você ache que ele aprendeu esses encantamentos conversando com um velho orc, a única explicão é que ele leu em algum lugar isso. Acho que isso é mais do que suficiente pra provar que existia uma escrita orc.

A própria idéia de lingua de orcs é contraditória. Existiam infinitas linguas "orquicas", tanto quanto existem tribos de orcs. Algumas podiam ter escrita e outras não, mas acho q somente (ou quase somente) aquelas q sabiam a língua negra tinham escrita. Daí, quando Gandalf diz q conhecia encantamentos na língua de orcs, ele provavelmente queria dizer na língua negra.

E mesmo q não fosse, ele poderia muito bem ter ouvido algum orc xamã lançando um encantamento e aprendido dessa forma.
 
Elrond Meio-Elfo disse:
Tá certo Barlach. Todas as alternativas são possíveis, MENOS a minha..... Mas blz.

Calma cara..... Não precisa ficar melodramático...... Eu tô concordando com você, em parte. Acho q alguns orcs tinham escrita e outros não. Eu acho difícil Gandalf conhecer a língua dos orcs de moria pq ele só tinha passado lá uma vez antes, e passou direto, naum explorou.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo