1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

O Balrog salvou a Comitiva do Anel?

Tópico em 'J.R.R. Tolkien e suas Obras (Diga Amigo e Entre!)' iniciado por FURIA Da Rossa, 5 Mai 2003.

1. FURIA Da Rossa

FURIA Da Rossa Rank Configurável??

Em Moria, depois da batalha no túmulo de Balin, ao serem derrotados aqueles orcs e o troll, um novo grupo com um número imbatível de orcs aparece e encurrala os aventureiros. ali é que não tinha chance mesmo, eles estavam cercados por todos os lados por muuuitos orcs. Naquele exato momento (no filme) escuta-se o grunhido do balrog e surge a chama nos fundos da cena. Os orcs, apavorados, batem em retirada.

Então o balrog os salvou, não seria ele um enviado de alguem?

Outra pergunta
    esse trecho do filme representa exatamente como estava descrito no livro? (esqueci os detalhes da "Jornada no Escuro" e "A Ponte de Khazad-dum".

2. Elrond Meio-Elfo

Elrond Meio-Elfo Usuário

O problema é que no livro a história é outra. No livro eles já tinham alcançado o outro lado da ponte quando o Balrog chegou. E no livro os orcs não fugiram do bicho, só abriram caminho assustados.

No livro a idéia é de que até certo ponto o Balrog estava em associação ou acordo de algum tipo com os orcs (apesar de que isso é controverso e eu mesmo acho que não é bem assim), no filme a idéia foi de que o Balrog era um espírito demoníaco que simplesmente assustava as minas e até os orcs se sentiram ameaçados pelo monstro. Ele não trabalhava para Sauron, logo atrapalhou os planos dos orcs.

3. Eru- o Ilúvatar

Eru- o Ilúvatar Usuário

Perguntinha complicada. Como já foi dito, no livro a história é um pouco diferente...

Se o Balrog ajudou, fez isso se matando junto com o Gandalf, pra permitir que o segundo voltasse como o Branco e fizesse o que fez depois!

4. Elrond Meio-Elfo

Elrond Meio-Elfo Usuário

Não, com certeza o Balrog não queria ajudar ninguém. Ele só queria era destruir o Gandalf.

5. Eru- o Ilúvatar

Eru- o Ilúvatar Usuário

Querer ele não queria... Mas que acabou ajudando isso ele acabou... :-)

6. FURIA Da Rossa

hum ainda tem essa parte, que ele confronta com Gandalf... mas o Balrog entao é 1 ser autonomo e independente? e se ele atrapalhou os planos dos orcs, não pode ter associação com eles, certo?

7. Alasselen_theOld

Alasselen_theOld Usuário

Se o Balrog ajudou a Comitiva, não foi planejado, ele apenas queria destruir um amigo dos Valar (pode-se perceber que foi servo de Morgoth)!!!
    E eu acho que ele não tinha nenhuma associação com os orcs, apenas ficou subentendido que nem o Balrog, nem os orcs se confrontassem. Havendo apenas ganhos para ambos os lados. Mas talvez isso não fosse a natureza de nenhum dos dois, e os orcs tinham medo do Balrog, e apenas não atrapalhavam, e o Balrog nem se incomodava com a insignificância dos orcs!!!!

Bom, é a minha opinião... :roll:

8. Erunámo Lótuion

Erunámo Lótuion Lost inside blank infinity...

no fim, o balrog sem querer acabou ajudando.....

9. Elrond Meio-Elfo

Elrond Meio-Elfo Usuário

Eu também acho que ocorreu bem assim. O Balrog obviamente reconhecia a natureza dos orcs, como sub-criação de Morgoth, seu chefe. Embora ele provavelmente não tinha idéia de que era Sauron agora quem controlava as coisas. Assim, ele não saia correndo para comer os orcs ou perder tempo assustando eles.
    Os orcs por sua vez não chegavam perto do Balrog. Era bem provável que eles soubessem o que ele era, mas mesmo assim não chegavam perto dele.

10. Barlach

Barlach Verde. E arqueiro

Acho difícil.... o Balrog era um ainur (ou ainu, naum sei....), uma maia (pra quem naum sabe, um "semi-deus", abaixo apenas dos valar, os "deuses").... Esse naum era o tipo de conhecimento exatamente difundido entre os orcs.........

11. Elrond Meio-Elfo

Elrond Meio-Elfo Usuário

Não digo que eles sabiam que ele era um Ainu, com certeza não, mas é provável que sabiam que os Balrogs eram até certo ponto aliados ou não inimigos. Na PE os Balrogs eram os generais dos exércitos de orcs. Acho que é razoável acreditar que os orcs mantiveram algum conhecimento sobre tais demônios ao longo dos milênios. Pelo menos é o que indica a atitude deles no incidente das minas.

12. FURIA Da Rossa

Nossa eu preciso ler urgentemente o Silmmarillion e os Contos!! Sou 1 ignorante!

13. Barlach

Não necessariamente....

Os orcs naum tinham nenhum tipo de tradição escrita. E é dificil manter os fatos próximos a realidade através da tradição oral, especialmente se os eventos ocorreram há mais de 5000 anos.... Se os orcs obedeciam o Balrog era simplesmente pq este era muito (mesmo) mais poderoso q qualquer um deles e poderia matar a todos se quisesse (o q ele naum teria motivo pra fazer pq escravos só são úteis vivos.....)

As vezes, as pessoas esquecem como o tempo passou na Terra-Média. É um dos deslizes de Tolkien. É muito improvavel que soldados comuns reconheçam tão facilmente uma espada que foi quebrada 3000 anos antes, como acontece no Duas Torres....

14. Elrond Meio-Elfo

Elrond Meio-Elfo Usuário

É claro que os orcs tinham tradição escrita já que eles tinham uma escrita. Todo povo que tem escrita tem cultura. Um erro que as pessoas cometem muito é achar que os orcs eram animais irracionais. Não, eles eram um povo coeso.

Tudo bem que se passaram seis mil anos, mas ainda assim é perfeitamente possível que esse tipo de cultura seja transmitida ao longo das gerações.

15. Barlach

Se vc diz q tinham escrita, eu acredito.... Eu presumi q eles naum tinham por ser, bem, orcs....

Mas, ainda assim, 6000 anos é mto tempo...... é só comparar c/ o nosso mundo.... sabe-se pouquíssima coisa sobre o q aconteceu há tanto tempo assim..... tá certo q nó naum temos elfos, alguns deles q até presenciaram os fatos, mas isso naum vale para os orcs (duvido q algum elfo tenha algum dia contado alguma coisa para eles).......

16. Elrond Meio-Elfo

Elrond Meio-Elfo Usuário

Concordo tb, mas vale lembrar que existiam orcs que eram Maiar encarnados na pele de orcs. E esses eram geralmente os líderes, mais fortes e mais sábios. Eles podem ter ensinado aos orcs muito do que eles sabiam hoje. Isso até condiz com a idéia de que um orc sozinho não poderia fazer nada que prestasse.... :-P

17. |[PHN]|

|[PHN]| Usuário

ah, sei lá
    pode sim se pensar nesse ponto, devemos também analizar se o balrog não tivesse aparecido, será que eles tniham se safado dessa?
    eu ahco que não, eram muitos orcs pra comitiva do anel aguentar(tinha caras fodas, mas também não eram super homens), eu acho que se o Balrog nao tivesse aparecido todos eles seriam mortos e o anel iria parar na mão dos orcs, mas não na mão de Sauron pq os orcs de Moria não tinham nenhuma ou quase nenhuma ligação com Mordor propriamente dita :wink:
    mas o problema é que Sauron logo saberia que o anel estaria lá, já que Saruman sabia, e era seu "mensageiro" :tsc:

18. Slicer

Slicer Não estava vivo no Dilúvio, mas pisei na lama.

Até onde eu saiba, Sauron e o Balrog tinham um certo entendimento. Que eu me lembre o Contos fala disso em algum lugar, que o balrog ficou sabendo que Sauron era agora o Senhor do Escuro, e como ele é considerado um espírito menor que Sauron, meio que reconheceu sua soberania e não matava os orcs. Ou tlz até mesmo dificultasse a vida de quem estivesse atrapalhando Sauron, mas o mais importante é que não sabia nada sobre o Anel.
    No livro, a Sociedade tava dando um trabalhão para os orcs (e um ou mais trolls, não lembro) na câmara de Marzabul, e de repente tudo ficou quieto. Gandalf (que eu me lembre) deu uma espiada e viu o balrog (só reconheceu que era algo MUITO ruim, mas não sabia o que era); mandou imediatamente o pessoal se mandar enquanto ele selava a porta magicamente. O balrog chegou lá e começou a lançar um contra-feitiço. No final a porta explodiu, então Gandalf fez o teto desmoronar e soterrar o balrog enquanto ele fugia. Quando Gandalf os alcançou eles estavam no meio do caminho, esperando por ele. Aí eles correram que nem loucos, atravessaram a ponte todos, menos Gandalf, que viu o balrog se aproximando.
    A esta altura do campeonato todos os orcs estavam escondidos esperando a tempestade passar, e esta é a minha conclusão. Aí o Legolas falou "Ai! ai! Um balrog! Um balrog vem vindo!" e eu me perguntei: "Por que diabos Tolkien escreveu isso e simplesmente acabou com este personagem???" :mrgreen:
    Honestamente, haveriam MUITOS orcs lá para que a Sociedade se safasse, mas ao mesmo tempo os orcs de Moria são os mais covardes de toda a Terra-média. Provavelmente haveria tempo de sobra para que eles fugissem enquanto os orcs "reagrupavam" (leia: se limpavam). Se não fosse o balrog, a pior coisa que eles enfrentariam seria... um descendente do Azog. Ou talvez um troll, mas qualquer criatura burra o suficiente para ser acertada pelo FRODO não é realmente tão fodona assim... :twisted:

19. Alasselen_theOld

Alasselen_theOld Usuário

É...

Mas talvez o tamanho e sua forma corpórea impusessem autoridade...

20. Eriol

Eriol Usuário

Curta: Indiretamente sim

Compartilhar