quote:
Pense GAMB que Sauron não queria se apossar do anel de Elrond, mas comandar o anel. Seu único objetivo era encontrar e usar o Um Anel, para então dominar todos os outros; não haveria páreo para ele, nem mesmo Tom Bombadil hehehe...
Mas sua hipótese também pode ter fundamento... assim como, você deve concordar comigo, a minha hipótese tem seu valor.
É, realmente, acredito que ele queria muito mais dominar o meio-elfo Elrond, do que simplesmente conquistar o anel. Seria muito mais perverso que ele corrompesse mesmo é a alma de Elrond. Eu não havia me expressado bem. Eu queria dizer isso mesmo que você bem aconselhou.
Agora quando ao Balrog, você disse que somente os Espectros, Sauron e Bombadil conseguiam perceber o Um Anel!! Será?
Mas você mesmo disse que acredita que o Um Anel teria "vontades"? Por que ele não poderia influenciar o Balrog?
O que eu acho mais difícil de se discutir é quando, ou melhor, em que momento o Balrog percebe algo poderoso do outro lado da ponte de Moria. Eu acredito que ele percebeu a presença do anel, já quando eles entraram em Moria, afinal, o Balrog era o Líder das bestas que estavam lá. Mas também podemos dizer que ele perceberá somente quando chegou próximo da comitiva. E ai eu coloco a seguinte posição, a quantidade de Orcs que estavam no encalço da comitiva, já poderia dar conta dela. A quantidade de inimigos era muito grande, então por que o Balrog se importou com a comitiva? Acredito que seja simplesmente por causo do anel.
A sim, estava me esquecendo! Quanto a experiência do Valarauko é o seguinte, ele é um espírito muito antigo:
"Com os Valar vieram outros espíritos cuja existência também começou antes do Mundo, e da mesma ordem dos Valar, mas de grau inferior. São os Maiar, o povo dos Valar, seus criados e auxiliares", O Silmarillion, pg. 21.
Então vivera tanto a Primeira como a Segunda Era, e lutou muitas guerras, por isso, tinha uma grade sabedoria, uma grande experiência. Soube analisar, por medo ou não, o momento exato para debandar da "Guerra da Ira" e se refugiar, assim como seu mestre fizera outras vezes, para que tivesse outras chances no futuro. Apesar de Sauron ser realmente o maior servo de Morgoth:
"Entre seus servos que possuem nomes, o maior era aquele espírito que os eldar chamavam de Sauron, ou Gorthaur, o Cruel... e era menos maligno do que seu senhor somente porque por muito tempo serviu a outro, e não a si mesmo", O Silmarillion pgs. 23-4,
(coisa que já da para se discutir muito, já que o que seria este grande poder: poder de influência corruptora ou poder (força) ??) os Balrogs não ficavam muito a desejar não, eram temidos:
"Pois, os Maiar, muitos foram atraídos por seu esplendor (de Morgoth) em seus dias de majestade, permanecendo fiéis a ele em seu mergulho nas trevas ... Horrendos entre esses espíritos eram os valaraukar, os flagelos de fogo que na Terra-média eram chamados de balrogs, demônios do terror", O Silmarillion pg. 23.
Outra coisa, haveria algum motivo para o Valarauko de Moria usar seus poderes no período que estava escondido??
E se estivesse perdendo poder, seria mais uma justificativa para que ele quisesse o "fardo" de Frodo. Talvez estivesse perdendo poder para dominar, liderar e manter concisa o exército de bestas de Moria, dominando-os através do medo! Afinal, ele era um "demônio de terror e força".
"BALRG !!"
Edited by - GAMB on 19 September 2001 15:11:41