• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

O Aviador (The Aviator, 2004)

Balbo Bolseiro disse:
Folco disse:
Falar que aquela cena do Hughes com a mãe dele é a explicação de todos os problemas psicológicos dele seria a coisa mais estúpida de todos os tempos. As coisas não são simples assim.

Mas são mais simples do que você pensa.

Com aquela cena você percebe logo de cara de onde vem a obsessão por limpeza, que, conforme foi se agravando, desorganizou a psiquê dele. Sem estrutura psicológica pra lidar com todos os problemas exteriores, ele também ficou paranóico.

Acho que não tem nenhum grande mistério aí.

Pra começar, não se sabe o quão real e historicamente correta aquela cena é. Até onde eu sei, o Scorsese e o Logan podem ter colocado ela lá pra ser utilizada como uma "resposta" pro público.

E a cena parece ser estranhamente irreal, não de um jeito ruim, mas do jeito "lembrando de um evento do passado através de um sonho". A mãe dele dando banho nele nu naquele cenário sombrio, soletrando "Quarentena", não é muito natural. Eu acho que isso prova mais ainda que o Scorsese exagerou o efeito dessa cena pra dar uma direção pra platéia entender os problemas do Hughes, e não pra uma explicação psicológica realista.
 
Folco disse:
Pra começar, não se sabe o quão real e historicamente correta aquela cena é. Até onde eu sei, o Scorsese e o Logan podem ter colocado ela lá pra ser utilizada como uma "resposta" pro público.

E a cena parece ser estranhamente irreal, não de um jeito ruim, mas do jeito "lembrando de um evento do passado através de um sonho". A mãe dele dando banho nele nu naquele cenário sombrio, soletrando "Quarentena", não é muito natural. Eu acho que isso prova mais ainda que o Scorsese exagerou o efeito dessa cena pra dar uma direção pra platéia entender os problemas do Hughes, e não pra uma explicação psicológica realista.

Se é real ou não eu não sei, mas no filme aquilo explica perfeitamente.

Além disso, o cenário não era "sombrio". Pelo que eu lembro aquilo se passa num fim de tarde, então ainda não havia necessidade de mais luz do que tinha lá.

E eu acho que a improbabilidade daquilo acontecendo é causada pelo fato de tentar explicar muita coisa em pouco tempo. Se o filme tivesse uns 20 minutos dedicados à infância do Hughes eles não soariam estranhos.
 
Balbo Bolseiro disse:
Se é real ou não eu não sei, mas no filme aquilo explica perfeitamente.

Explica perfeitamente de um jeito simplista e óbvio.

"Ah, então ele era um serial killer pq os pais dele abusavam dele quando ele era uma criança!"

Etc. Esse tipo de coisa é mongoloide e deve ser evitada, IMO.

Além disso, o cenário não era "sombrio". Pelo que eu lembro aquilo se passa num fim de tarde, então ainda não havia necessidade de mais luz do que tinha lá.

A cena tinha um clima sombrio sim, a luz fraca das velas, etc. Não importa se foi no final da tarde, ou se não havia necessidade pra whatever, o que importa é que a cena tem um tom obscuro, como se fosse um "Momento Definitivo".

E eu acho que a improbabilidade daquilo acontecendo é causada pelo fato de tentar explicar muita coisa em pouco tempo. Se o filme tivesse uns 20 minutos dedicados à infância do Hughes eles não soariam estranhos.

Exato; eles comprimiram toda a explicação em uma só cena direta e bruta e simplista, ficou ruim. Se estivessem realmente tentando explicar os problemas do Hughes com seriedade (que eu duvido muito), eles teriam passado mais tempo na infância e adolescência dele.

Mesmo assim, ainda não seria algo definitivo e iluminador, pq ninguém sabe exatamente quais são os "Momentos Definitivos" que traçam a personalidade de uma pessoa, e eles geralmente não são os momentos Grandes (como a cena da "Quarentena"), mas sim detalhes e nuances. É por isso que Biofilmes são fracos, em geral.

A cena não é um erro em si, é só um jeito do Scorsese falar "Ok, aqui vai alguma coisa pro povão 'entender' a loucura do Hughes e não falarem que ficou inexplicado e um 'buraco na trama'. Agora vamos nos divertir." Não foi um jeito criativo ou bem feito, mas meio que necessário.
 
Folco disse:
A cena não é um erro em si, é só um jeito do Scorsese falar "Ok, aqui vai alguma coisa pro povão 'entender' a loucura do Hughes e não falarem que ficou inexplicado e um 'buraco na trama'. Agora vamos nos divertir." Não foi um jeito criativo ou bem feito, mas meio que necessário.

Eu acho que a cena (junto com a do final) serviu mais pra mostrar que o Hughes não tinha muita escolha sobre o que ia acontecer com ele mesmo.
 
Folco disse:
Explica perfeitamente de um jeito simplista e óbvio.

Eu diria que a explicação é sucinta demais.

"Ah, então ele era um serial killer pq os pais dele abusavam dele quando ele era uma criança!"

Não, um serial killer é um sujeito que foi rejeitado pela mãe. "Abusado pelos pais" é uma explicação totalmente genérica e realmente seria podre se o Scorcese tivesse usado algo do tipo, mas não foi o caso.

A cena tinha um clima sombrio sim, a luz fraca das velas, etc. Não importa se foi no final da tarde, ou se não havia necessidade pra whatever, o que importa é que a cena tem um tom obscuro, como se fosse um "Momento Definitivo".

Eu não achei que ela tinha um tom sombrio, só que meio grave. E isso se encaixa no contexto, já que aquele não era um momento alegre.

Exato; eles comprimiram toda a explicação em uma só cena direta e bruta e simplista, ficou ruim. Se estivessem realmente tentando explicar os problemas do Hughes com seriedade (que eu duvido muito), eles teriam passado mais tempo na infância e adolescência dele.

Mesmo assim, ainda não seria algo definitivo e iluminador, pq ninguém sabe exatamente quais são os "Momentos Definitivos" que traçam a personalidade de uma pessoa, e eles geralmente não são os momentos Grandes (como a cena da "Quarentena"), mas sim detalhes e nuances. É por isso que Biofilmes são fracos, em geral.

Aquilo na verdade não era pra parecer um "grande momento". Eu não achei aquilo parecido com um, mas não sei como a maioria das pessoas percebeu.

Eu acho que você teve essa impressão justamente porque fatos que aconteceriam o tempo todo e pareceriam normais foram sintetizados em uma questão de segundos. Mas sei lá, talvez esse tenha sido o único jeito de fazer.
 
Balbo Bolseiro disse:
"Ah, então ele era um serial killer pq os pais dele abusavam dele quando ele era uma criança!"

Não, um serial killer é um sujeito que foi rejeitado pela mãe. "Abusado pelos pais" é uma explicação totalmente genérica e realmente seria podre se o Scorcese tivesse usado algo do tipo, mas não foi o caso.

Eu digo para filmes em geral, não só no caso de "O Aviador". Explicações pra loucura e disordem mental não são tão simplistas assim.

Eu acho que você teve essa impressão justamente porque fatos que aconteceriam o tempo todo e pareceriam normais foram sintetizados em uma questão de segundos. Mas sei lá, talvez esse tenha sido o único jeito de fazer.

Foi o único jeito de fazer, pro filme que o Scorsese queria fazer. E o filme que ele queria fazer não era uma exploração psicológica do Hughes, mas sim algo sobre o glamour, polêmica e o ritmo alucinado da vida dele. Claro, ele não podia IGNORAR os problemas psicologicos do Hughes, por isso que ele meteu o flashback "Quarentena" no começo e no final; foi inevitável, mas isso está longe de explicar perfeitamente o que passava pela cabeça do Hughes.
 
Folco disse:
Eu digo para filmes em geral, não só no caso de "O Aviador". Explicações pra loucura e disordem mental não são tão simplistas assim.

Os fatos que levam uma pessoa a desenvolver problemas psicológicos são normalmente bem simples.

A parte difícil de explicar são os fatores internos: se fosse outra pessoa no lugar do Hughes, ela podia ter saído praticamente ilesa daquela infância.

Foi o único jeito de fazer, pro filme que o Scorsese queria fazer. E o filme que ele queria fazer não era uma exploração psicológica do Hughes, mas sim algo sobre o glamour, polêmica e o ritmo alucinado da vida dele.

Normalmente é muito difícil entender qualquer coisa sobre como funciona a cabeça de uma pessoa, ainda mais quando é alguém como o Hughes. Mas como ninguém podia entrar na mente dele pra saber, a melhor maneira de entendê-la seria simplesmente observando como a vida dele ia acontecendo.

Sob esse ponto de vista eu achei o filme perfeitamente satisfatório (sem contar a cena inicial).
 
Muito bom senão maravilhoso. 10/10

Não vi os outros filmes mas o Scorsese tem que ganhar. Ótima a cena do lançamento do filme e o Hughes no tapete vermelho. :clap:
 
a única parte que foi boa no filme foi a parte que os aviões do dele estão voando para o filme que o leonardo vai fazer o resto foi uma procaria....
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo