• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

"O Atlas da Terra-média" vs "The Shaping of Middle-earth"

Mireille

One ring to rule them all
Vou começar a ler O Atlas da Terra-média da Karen Wynn Fonstad e gostaria de saber se tem alguma relação com o HoME IV, The Shaping of Middle-earth. Se existe alguma ordem, se é bom ler um antes do outro, etc...
Alguém sabe? :mrgreen:
 
Eu não sei. Li somente alguns pedaços isolados uma vez ou outra, na Internet, mas me pareceu mais como uma enciclopédia, quase como uma wiki que você vai para tirar dúvidas ou aprender mais detalhes. Obviamente pode conter alguns spoilers por conta disso, então eu leria a história primeiro, ou no mínimo, consultaria o Atlas só se tivesse uma dúvida.

Qual versão você tem?
 
Anyway, comecei a ler mesmo sem ter lido o TSfME. :P
É possível ler o Atlas como "um livro normal" sim, além de servir para consulta.
A minha edição é a nova.
 
Comecei a ler também e até agora está sendo normal, pela leitura do Silmarillion estou entendendo o que a autora passa nos textos e mapas.
 
Achei algo elucidador no Prefácio d'O Atlas. A autora diz que:
No início do processo, decidiu-se, com relutância, usar a History [of Middle Earth] apenas como referência para confirmar e/ou detalhar o atlas original, não para acrescentar mapas ou discussões comparando várias formas das histórias que a History relata. A enorme quantidade de informações simplesmente não podia ser incorporada ao atlas sem um replanejamento completo, que duplicaria o seu tamanho e, mais importante, poderia confundir os milhares de leitores que haviam lido somente a versão original (finalizada) das histórias da Terra-média.
(...)
Os mapas que detalham as terras das primeiras eras, especialmente os do volume IV, The Shapping of Middle-earth, foram especialmente valiosos no remapeamento de toda Arda.
Ou seja: pra não causar confusão, o atlas se mantém fiel às versões finalizadas, publicadas em O Hobbit, O Senhor dos Anéis, O Silmarillion, Contos Inacabados... pra que o leitor que só tenha tido contato com essas obras possa compreender o atlas também, sem precisar ler o HoME. Ela acrescenta informações do HoME só quando forem complementares, sem entrar no mérito das várias mudanças do texto. Incluído nisso o The Shapping of Middle-earth.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo