1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

"O Atlas da Terra-média" vs "The Shaping of Middle-earth"

Tópico em 'J.R.R. Tolkien e suas Obras (Diga Amigo e Entre!)' iniciado por Mireille, 7 Jun 2014.

  1. Mireille

    Mireille One ring to rule them all

    Vou começar a ler O Atlas da Terra-média da Karen Wynn Fonstad e gostaria de saber se tem alguma relação com o HoME IV, The Shaping of Middle-earth. Se existe alguma ordem, se é bom ler um antes do outro, etc...
    Alguém sabe? :mrgreen:
     
  2. LuizWsp

    LuizWsp A torch in the dark In Memoriam

    Eu não sei. Li somente alguns pedaços isolados uma vez ou outra, na Internet, mas me pareceu mais como uma enciclopédia, quase como uma wiki que você vai para tirar dúvidas ou aprender mais detalhes. Obviamente pode conter alguns spoilers por conta disso, então eu leria a história primeiro, ou no mínimo, consultaria o Atlas só se tivesse uma dúvida.

    Qual versão você tem?
     
  3. Mireille

    Mireille One ring to rule them all

    Anyway, comecei a ler mesmo sem ter lido o TSfME. :P
    É possível ler o Atlas como "um livro normal" sim, além de servir para consulta.
    A minha edição é a
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    .
     
  4. Dúnadan Thorongil

    Dúnadan Thorongil Mensageiro de Gondor

    Comecei a ler também e até agora está sendo normal, pela leitura do Silmarillion estou entendendo o que a autora passa nos textos e mapas.
     
  5. Mireille

    Mireille One ring to rule them all

    Achei algo elucidador no Prefácio d'O Atlas. A autora diz que:
    Ou seja: pra não causar confusão, o atlas se mantém fiel às versões finalizadas, publicadas em O Hobbit, O Senhor dos Anéis, O Silmarillion, Contos Inacabados... pra que o leitor que só tenha tido contato com essas obras possa compreender o atlas também, sem precisar ler o HoME. Ela acrescenta informações do HoME só quando forem complementares, sem entrar no mérito das várias mudanças do texto. Incluído nisso o The Shapping of Middle-earth.
     
    • Gostei! Gostei! x 3

Compartilhar