• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

O Ataque em Dol Guldur

Seria muito estranho as pessoas compraram a EE e simplesmente não encontrar uma cena exibida nos cinemas.
Eu tenho a forte impressão que isto aconteceu com A Desolação de Smaug. Quando vi a versão estendida senti falta de uma cena que tem na versão normal: é na parte da Floresta das Trevas, quando eles perdem a trilha. Acho que editaram toda essa parte pra colocar a travessia pelo rio. Na versão normal o diálogo é assim:
Thorin: Nori, why have you stopped?
Nori: The path, it's disappeared!
Ori: What's going on?
Bofur: We've lost the path!
Thorin: Find it. All of you, look.
Dwalin: Look for the path!

Com a inclusão do rio e da queda do Bombur na versão estendida o diálogo é diferente deste. Eu já procurei a transcrição da versão estendida pra comparar, mas não encontro. Acho que vou ter que assistir as duas versões mesmo neste trecho pra verificar. :roll:
 
Verdade.

No entanto, a mudança em Dol Guldur seria ainda mais drástica. Basta imaginar as interações na cena: Galadriel, Elrond, Saruman... a mudança implicaria até no comportamento desses personagens. Enfim, aguardando para ver.
 
PJ fez uma bananada.

Decidiram o roteiro, e durante as filmagens resolveram mudar muita coisa.

A começar pelo Thrain caolho. No primeiro filme ele é caolho, no segundo já não é. E é outro ator, inclusive. Nas obras, ele deveria ter ficado caolho com Azog, em Anzulbizar, mas Azog em vez de furar o olho dele, arrancou o anel do dedo dele.

5ba7059f167e99ed2338925b2d268e2f.jpg IMG_0476-1024x475.jpg

O Thrain era para aparecer no primeiro filme, tanto que no trailer original aparece Gandalf entrando em Dol Guldur e lutando com Thrain. Parece que ali seria o momento em que Thairn entregaria o mapa e a chave. É o que eu penso.

Mas, aparentemente, PJ mudou de ideia e recolocou a cena de Tharin naquela confusão toda com Gandalf, Azog, Sauron em Dol Guldur, o que para mim ficou de fato uma coisa sem sentido. Thrain ficar ali convivendo com Sauron, Azog e os orcs.

Creio que a ideia de PJ era essa. Gandalf visita Dol Guldur, procurando Thrain, o qual é encotrado e entrega a chave e o mapa a Gandalf. Anos depois, Radagast visita Dol Guldur e se depara com o Nazgul, e avisa a Gandalf.

Eu acho que seria assim.
 

Anexos

  • 5ba7059f167e99ed2338925b2d268e2f.jpg
    5ba7059f167e99ed2338925b2d268e2f.jpg
    47,2 KB · Visualizações: 0
  • IMG_0476-1024x475.jpg
    IMG_0476-1024x475.jpg
    55,7 KB · Visualizações: 0
  • 5ba7059f167e99ed2338925b2d268e2f.jpg
    5ba7059f167e99ed2338925b2d268e2f.jpg
    47,2 KB · Visualizações: 0
  • IMG_0476-1024x475.jpg
    IMG_0476-1024x475.jpg
    55,7 KB · Visualizações: 0
Última edição:
PJ fez uma bananada.

Decidiram o roteiro, e nas filmagens resolveram mudar muita coisa.

A começar pelo Thrain caolho. No primeiro filme ele é caolho, no segundo já não é. Ele deveria ter ficado caolho com Azog, em Anzulbizar, mas Azog em vez de furar o olho dele, arrancou o anel do dedo dele.

Acho que Thrain era para aparecer no Primeiro filme, tanto que no trailer original aparece Gandalf entrando em Dol Guldur e lutando com Thrain. Parece que ali seria o momento em que Thairn entregaria o mapa e a chave.

Mas, aparentemente, PJ mudou de ideia e recolocou a cena de Tharin naquela confusão toda com Gandalf, Azog, Sauron em Dol Guldur, o que para mim ficou de fato uma coisa sem sentido. Thrain ficar ali convivendo com Sauron, Azog e os orcs.

Taí uma questão interessante. Estou revendo o primeiro trailer, de dezembro de 2011, e nele vemos Glóin cheio de teias de aranha e Gandalf em Dol Guldur. Parece que isso favorece o seu argumento de que Thráin deveria aparecer para entregar o mapa e a chave de Erebor em Dol Guldur (como deveria ser), mas... podemos ver aqui que no meio de 2012, depois da divulgação do trailer, PJ resolveu dividir o filme em três, ao invés de dois. Isso explica a aparição de Thráin no primeiro trailer.
 
Taí uma questão interessante. Estou revendo o primeiro trailer, de dezembro de 2011, e nele vemos Glóin cheio de teias de aranha e Gandalf em Dol Guldur. Parece que isso favorece o seu argumento de que Thráin deveria aparecer para entregar o mapa e a chave de Erebor em Dol Guldur (como deveria ser), mas... podemos ver aqui que no meio de 2012, depois da divulgação do trailer, PJ resolveu dividir o filme em três, ao invés de dois. Isso explica a aparição de Thráin no primeiro trailer.
É isso mesmo.

PJ perdeu o fio da meada. Filmou o primeiro filme, e depois decidiram dividir em três. Aí, ele não soube ligar as pontas, aproveitar muito bem as cenas já filmadas, recolou elas em outros pontos do roteiro e ficou aquela sensação que muita gente reclamou - edição péssima e com muito enchimento de linguiça.
 
Desde o primeiro filme eu enchi o saco aqui no fórum com a história de Thráin. Eu não entendi como que Thórin não cobrou de Gandalf explicações sobre seu pai desaparecido. Ou como que Gandalf poderia ter o mapa e a chave e não saber nada de Dol Guldur (Radagast é que conta as novidades de lá). Nos livros, quando Gandalf encontra Thráin em Dol Guldur, ele já descobre logo sobre o retorno de Sauron.

Só que no final das contas eu nem achei que as pontas ficaram soltas. A cronologia, aparentemente, é a seguinte:

1) Antes de Moria, Gandalf se encontra com Thráin, não sei pq. Por algum motivo estranho, um anão orgulhoso resolver abrir mão do mapa e da chave. Diz Gandalf, no primeiro filme, que foi por "safekeeping". Pode ser, já que Thráin antecipava a batalha e não queria se arriscar e perder os itens.

2) Thráin desaparece depois da batalha de Moria e ninguém sabe se ele morreu ou se foi sequestrado.

3) Anos depois, Gandalf encontra (propositalmente) Thórin em Bree e eles montam o plano de ação para reconquistar Erebor. Nessa ocasião Thórin mostra saber que Gandalf foi o último visto conversando com Gandalf, mas o mago ainda não revela que Thráin o entregou o mapa e a chave da montanha.

4) Gandaf vai investigar Dol Guldur e descobre que Thráin está vivo e que Sauron retornou. Thráin morre.

É uma inversão do que realmente ocorre nos livros, mas para fins práticos não achei tão ruim.
 
Desde o primeiro filme eu enchi o saco aqui no fórum com a história de Thráin. Eu não entendi como que Thórin não cobrou de Gandalf explicações sobre seu pai desaparecido. Ou como que Gandalf poderia ter o mapa e a chave e não saber nada de Dol Guldur (Radagast é que conta as novidades de lá). Nos livros, quando Gandalf encontra Thráin em Dol Guldur, ele já descobre logo sobre o retorno de Sauron.

Só que no final das contas eu nem achei que as pontas ficaram soltas. A cronologia, aparentemente, é a seguinte:

1) Antes de Moria, Gandalf se encontra com Thráin, não sei pq. Por algum motivo estranho, um anão orgulhoso resolver abrir mão do mapa e da chave. Diz Gandalf, no primeiro filme, que foi por "safekeeping". Pode ser, já que Thráin antecipava a batalha e não queria se arriscar e perder os itens.

2) Thráin desaparece depois da batalha de Moria e ninguém sabe se ele morreu ou se foi sequestrado.

3) Anos depois, Gandalf encontra (propositalmente) Thórin em Bree e eles montam o plano de ação para reconquistar Erebor. Nessa ocasião Thórin mostra saber que Gandalf foi o último visto conversando com Gandalf, mas o mago ainda não revela que Thráin o entregou o mapa e a chave da montanha.

4) Gandaf vai investigar Dol Guldur e descobre que Thráin está vivo e que Sauron retornou. Thráin morre.

É uma inversão do que realmente ocorre nos livros, mas para fins práticos não achei tão ruim.

E entre os números 3 e 4 pode se encaixar o momento em que Gandalf está com a companhia na casa do Bilbo, e surpreende a todos mostrando a chave e o mapa com a entrada secreta da Montanha Solitária. Acho que fica bem contada a história dessa forma como você descreveu.

O problema maior, pelo visto, foi a decisão de ser três filmes. Tiveram que fazer alocação de roteiro para aqui e ali. E no final ficou meio que uma colcha de retalhos, forçando o telespectador a interligar as pontas soltas com base em acontecimentos dos dois primeiros filmes.
 
Eu queria entrar num RPG do SdA ou Hobbit, alguém sabe como?
** Posts duplicados combinados **
Chorando com "Into The West" e "The Last Goodbye"
Quem ficou no cinema até o final das letrinhas?
 
Vale a pena ver os créditos desse terceiro filme não só pela música mas também pelas ilustrações dos personagens. Devem ser do Alan Lee.
O engraça do que é na primeira vez que eu fui eles não deixaram os créditos até o final pois o filme atrasou (eles estavam transmitindo um outro tipo de 3d que não era compatível com os óculos, não estávamos vendo o efeito). As pessoas reclamaram e só depois de 8 minutos de filme é que eles corrigiram e começaram tudo de novo. Mas foi muito legal. Depois fui outra vez e tudo certo.
** Posts duplicados combinados **
Vale a pena ver os créditos desse terceiro filme não só pela música mas também pelas ilustrações dos personagens. Devem ser do Alan Lee.
Alan Lee? Será que era desenho de verdade?
** Posts duplicados combinados **
Muitas pessoas reclamaram da cena do Ataque em Dol Guldur, confesso que foi um pouco decepcionante a duração dela, ainda mais levando em consideração que era a última aparição do Conselho Branco no cinema, mas foi a minha cena preferida , inesquecível. A Galadriel estava perfeita, sentimental, diferente de outras aparições dela em SdA. Senti um frio na nuca quando vi ela carregando o Gandalf nos braços, não sabia dessa força dos elfos. Em fim, acho que não deveriam parar por aí, a Terra Média ainda pode render muita história Seja ela baseada nos livros de Tolkien ou não. Mas quem sabe.
 
A minha conclusão sobre a Galadriel verde é que apesar de não ter gostado do conceito da aparência, eu achei a execução da cena muito ruim. A voz ficou tosca, ao invés de assustadora. O ângulo da cena e o rosto dela virado para baixo ficaram feios. Enfim, até tolero a ideia de criarem uma aparência terrível, mas achei feio mesmo. Bobo, ao invés de assustador.

Ainda sobre a Galadriel verde, tem um povo no Facebook que insiste que esse visual terrível tem bases canônicas no Silmarillion. Eu sinceramente não sei quais são. Você já viu algo assim, @Deriel?
 
Alguem ha ouviu a musica "guardians of the three" e comparou com o que se ouve(iu) na cena de dol guldur? Parece que falta ali muita coisa antes da chegada de elrond... nomeadamente ouve-se o tema se sauron e de galadriel mais vezes que no cinema! Sera versao extendida? Sera aquela parte que diz que ele a tenta?
 
Alguem ha ouviu a musica "guardians of the three" e comparou com o que se ouve(iu) na cena de dol guldur? Parece que falta ali muita coisa antes da chegada de elrond... nomeadamente ouve-se o tema se sauron e de galadriel mais vezes que no cinema! Sera versao extendida? Sera aquela parte que diz que ele a tenta?
A cena foi tão rápida que eu só percebi o tema da elfa. Sem dúvida que a canção em si retrata uma batalha entre os dois. O tempo todo os temas se confrontam.
Tem fóruns por aí que o povo tá discutindo sobre uma certa mão levantada de Saruman... Dizem que ali ele estaria exercendo algum tipo de controle sobre Galadriel, facilitando a fuga de Sauron. Eu não percebi nada. Alguém prestou atenção a algum detalhe assim?
 
A cena foi tão rápida que eu só percebi o tema da elfa. Sem dúvida que a canção em si retrata uma batalha entre os dois. O tempo todo os temas se confrontam.
Tem fóruns por aí que o povo tá discutindo sobre uma certa mão levantada de Saruman... Dizem que ali ele estaria exercendo algum tipo de controle sobre Galadriel, facilitando a fuga de Sauron. Eu não percebi nada. Alguém prestou atenção a algum detalhe assim?
Uhum. Saruman faz meio que uma garra. Mas daí a dizer que ele estava enfrentando a Galadriel, acho pouco provável. A reação dele estava mais pra pavor do que pra qualquer outra coisa. Acho que se houvesse essa intenção de Saruman fazer alguma coisa ali teria sido mostrado mais claramente.
Essa foto aqui abaixo e da tela do cinema, tá péssimo, mas da pra ver o Saruman erguido a mão.
Pra falar a verdade acabei de ver a cena e achei curioso; mas o Christopher Lee disse numa entrevista que nesse tempo o Saruman "ainda era forte e Justo", ou algo assim.
** Posts duplicados combinados **
Uhum. Saruman faz meio que uma garra. Mas daí a dizer que ele estava enfrentando a Galadriel, acho pouco provável. A reação dele estava mais pra pavor do que pra qualquer outra coisa. Acho que se houvesse essa intenção de Saruman fazer alguma coisa ali teria sido mostrado mais claramente.
Essa foto aqui abaixo e da tela do cinema, tá péssimo, mas da pra ver o Saruman erguido a mão.
Pra falar a verdade acabei de ver a cena e achei curioso; mas o Christopher Lee disse numa entrevista que nesse tempo o Saruman "ainda era forte e Justo", ou algo assim.
 

Anexos

  • Screenshot_2014-12-27-16-31-48.png
    Screenshot_2014-12-27-16-31-48.png
    193,7 KB · Visualizações: 5
Concordo, para mim saruman parece mais a proteger se do poder/essencia de sauron que propriamente a ajudar em alguma coisa...
 
Alguem ha ouviu a musica "guardians of the three" e comparou com o que se ouve(iu) na cena de dol guldur? Parece que falta ali muita coisa antes da chegada de elrond... nomeadamente ouve-se o tema se sauron e de galadriel mais vezes que no cinema! Sera versao extendida? Sera aquela parte que diz que ele a tenta?
Sem dúvida há mais coisas na cena. Originalmente a cena devia ter mais alguns minutos.
** Posts duplicados combinados **
A minha conclusão sobre a Galadriel verde é que apesar de não ter gostado do conceito da aparência, eu achei a execução da cena muito ruim. A voz ficou tosca, ao invés de assustadora. O ângulo da cena e o rosto dela virado para baixo ficaram feios. Enfim, até tolero a ideia de criarem uma aparência terrível, mas achei feio mesmo. Bobo, ao invés de assustador.

Ainda sobre a Galadriel verde, tem um povo no Facebook que insiste que esse visual terrível tem bases canônicas no Silmarillion. Eu sinceramente não sei quais são. Você já viu algo assim, @Deriel?
Base canônica? Como assim? Quero faz tempo que quero ler o Silmarillion
 
Base canônica? Como assim? Quero faz tempo que quero ler o Silmarillion

Base canônica = Algum escrito de Tolkien sobre.
** Posts duplicados combinados **
Sobre a mão de Saruman, acho que não faz o menor sentido. Ele foi enfrentar Sauron e não existe no filme nenhuma evidência de que ele já foi corrompido. Essa é uma lacuna que ficou entre as trilogias.
 
Base canônica = Algum escrito de Tolkien sobre.
** Posts duplicados combinados **
Sobre a mão de Saruman, acho que não faz o menor sentido. Ele foi enfrentar Sauron e não existe no filme nenhuma evidência de que ele já foi corrompido. Essa é uma lacuna que ficou entre as trilogias.
Exatamente. Acho que não houve na trilogia o Hobbit nenhuma intenção de mostrar algo sobre Saruman se corrompendo, pois, do contrário teria ficado bem explícito. Confesso que no início da trilogia achei que iam mostrar isso. Contudo, não há evidência nos livros de quando isto, Saruman+Sauron, aconteceu, correto?
 
Mais ou menos - não acontece no Hobbit mas acontece no SdA e Apêndices (Apêndice B neste caso):

c. 3000 The shadow of Mordor lengthens. Saruman dares to use the palantír of Orthanc, but becomes ensnared by Sauron, who has the Ithil Stone. He becomes a traitor to the Council. His spies report that the Shire is being closely guarded by the Rangers.

Lamento pela não citação em Português (deixo como lição de casa pra vocês)
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo