• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

O Assassinato e outras histórias (Anton Tchekhov)

Meia Palavra

Usuário
[align=justify]Anton Tchekhov (1860-1904) foi médico, escritor e dramaturgo. Alcançou posto de relevo na literatura russa e também foi alvo de pesadas críticas por ser mal compreendido. “O assassinato e outras histórias” reúne seis contos da última fase da sua vida, selecionados pela editora Cosac Naify por serem pouco conhecidos ou recentemente traduzidos para o português, mas que não deixam de ter grande valia para aqueles que desejam conhecer o autor. São eles: "O professor de letras", "O assassinato", "Os mujiques", "Iônitch", "Em serviço" e "No fundo do barranco". A edição também apresenta uma breve análise literária feita por Rubens Figueiredo e um apêndice com cartas de Tchekhov, para auxiliar-nos caso não queiramos nos aventurar na leitura como tabula rasa.[/align]

CONTINUE A LER ESSE ARTIGO NO BLOG MEIA PALAVRA
 
É como se, no conto, ele criasse a imagem de um quadro que tem a capacidade de mostrar figuras em movimento por um curto período de tempo.

Assim mesmo! Dá para entender bem essa ideia depois de ler os contos dessa edição...

Já tinha lido uma ou outra coisa do Tchekhov, mas nada tinha chegado nem perto de me impressionar como os contos desse volume da Cosac Naify, que agora estão disponíveis também na nova coleção de clássicos da Abril. O peso dessa edição foi tão grande que mudou minha relação com Tchekhov, com a literatura russa, com os clássicos, com os contos, com a Abril, com a Cosac Naify...

"Os Mujiques" parece ser o mais comentado dentre eles, mas o meu favorito mesmo é "O Professor de Letras". Para mim, como nenhum outro ele mostra como Tchekhov, além de mestre do conto, é também um grande psicólogo. É a danação de um homem comum, que começa de maneira banal, com uma questão mais ou menos assim: "Mas, afinal, não conhece a obra de Lessing?"
 
Parece que essas edições da Naify estão bem legais... li Tchekhov na quase franciscana LPM. Quando me sobrar grana, vou conferir.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo