• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

O Assassinato de Roger Ackroyd - Agatha Christie

Marcileia

Usuário
O Assassinato de Roger Ackroyd é um romance policial de Agatha Christie, publicado em 1926, protagonizado pelo detetive belga Hercule Poirot. Este foi o primeiro grande sucesso da autora e é considerado uma de suas obras-primas, ainda que a solução do mistério tenha sido motivo de grande polêmica, devido a seu ineditismo e desprezo pelas convenções do romance policial.

Enredo

Na sossegada vila britânica de Kings About, o passatempo é a coscuvilhice (mexerico ou fofoca). Muito frequentemente, discutem a vida de Roger Ackroyd, um homem considerado um "fidalgo rural". Esse grupo de coscuvelhice é liderado por uma senhora inglesa de meia idade, Caroline Sheepard, irmã do prestigiado doutor Sheepard. Recentemente, o grupo da má língua andava a especular sobre o relacionamento da então viúva Miss Ferrars e de Mr. Ackroyd. As coscuvilhices não param, embora miss Ferrars se tenha suicidado. Ackroyd, no meio da confusão, pede a Sheepard para jantar com ele, e revela que Miss Ferrars matara o marido e andara a ser chantageada. Ackroyd recebe uma carta que devia ler mais tarde (onde saberia quem era o chantagista), mas não pôde, pois aconteceu um assasinato que ele não poderia investigar: o seu próprio. Por pura coincidência, Poirot está a descansar na vila, a plantar abóboras. Com a ajuda do Doutor Sheepard, Poirot passa a investigar o crime, qualificado de bizarro, visto que Akroyd fora morto com a sua própria adaga no seu escritório. A investigação é tortuosa e Poirot concebe que cada um tem uma mão no assunto. No entanto, no final Poirot encontra no menos provável suspeito o verdadeiro autor do crime.
 
As críticas favoráveis eram muito grandes em relação a esse livro. Ontem, sem ter nada para fazer resolvi ler. Não parei enquanto não terminei.

Em nenhum momento do livro passou pelo cabeça quem era o assassino. A história é tão bem escrita, com vários personagens tendo motivos para assassinar Roger Ackroyd, mostrando fatos que incriminam vários deles que os motivos do real assassino passam despercebidos!

Realmente é um dos melhores livros escritos pela "Rainha do Crime"
 
Esse livro é o mais falado da Agatha. Numa das minhas pesquisas sobre ela, acabei lendo um artigo que falava sobre o diferente em O Assassinato de Roger Ackroyd. Eu ainda não tinha lido o livro. ¬¬

Foi horrível.
 
De longe, é o melhor livro que já li da Agatha Christie.

A genialidade nem está na solução final, que é até possível de prever, mas no modo como a história é contada. Não vou entrar em detalhes para não spoilear.

Recomendo a qualquer um que goste de histórias de detetive.
 
Alisson disse:
A genialidade nem está na solução final, que é até possível de prever, mas no modo como a história é contada. Não vou entrar em detalhes para não spoilear.

Em parte. Porque uma coisa depende da outra. Então... Se você sabe a solução, a forma fica prejudicada.
 
A. Christie realmente tem o dom pra escrever algo que prende o leitor do inicio ao fim e o seu detetive Poirot se tornou um mito da investigação que consegue minuciosamente buscar nos suspeitos, elementos plausíveis por menores que sejam que possam incrimina-los e deixando o leitor ainda mais sob expectativa. É uma característica que se faz presente não apenas nesse livro como em outros. Então quem leu e gostou vale a pena ler outros da Rainha do Crime.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo