1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

O Anel dos nibelungos.

Tópico em 'J.R.R. Tolkien e suas Obras (Diga Amigo e Entre!)' iniciado por rodrigo_fneves, 13 Dez 2005.

  1. rodrigo_fneves

    rodrigo_fneves Usuário

    Alguem aqui ja leu eese livro, é na verdade não tem um livro é uma grafic novel, mas é legal, e parece que o Tolkien se bazeou muito nessa história para fazer o SDA.
     
  2. Eriadan

    Eriadan Usuário Usuário Premium

    Já li esse livro e, realmente, encontrei muitas semelhanças! Por exemplo: o Anel, evidentemente, q se torna objeto de desejo até mesmo de Wotan; Siegfried, que é simplesmente uma nova versão de Túrin: a coragem, a frieza, o assassinato do Dragão, a espada, o anão, o fato de se casar com a irmã (era irmã? não me lembro...) e tudo mais!; o Valhalla, que me lembrou imediatamente Menegroth, ou Nargothrond; e muitas outras coisas, q agora já não me lembro. Já faz uns 6 anos q li... :think:
     
  3. Smaug

    Smaug Cacho

    O próprio Tolkien diz em uma carta que a única semelhança de sua grande história com o conto dos Nibelungos, é que os anéis são redondos. Fora isso, não passaria de especulação.
     
  4. Marendûr

    Marendûr Babuíno que adora Mulheres!

    O que eu acho é que muitas vezes, no ato da criação, um mito entrecorta o outro sem que seus autores se dêem conta...
    Tem um ótimo filme da década de trinta, acho, chamado "Die Nibelungüem", ou, "Os Nibelungos", de Fritz Lang! Aqui no Brasil o filme foi dividido em duas partes: "A Morte de Siegfried" e "A Vingança de Kriemhild", respectivamente.
    Além de ser uma bela lição de montagem e fotografia (parece que foi tudo filmado lá de verdade, "quando o mito aconteceu"). O filme é uma das jóias do cinema mudo!
     
    Última edição: 13 Dez 2005
  5. Mith

    Mith This server is too busy!

  6. Eriadan

    Eriadan Usuário Usuário Premium

    Agora foi diferente, Mith. Ele apertou "Submeter" duas vezes. :lol:
     
  7. Marendûr

    Marendûr Babuíno que adora Mulheres!

    Foi mal...

    É isso aí o que aconteceu (é que eu tô no trampo e o meu chefe chegou, me assustei!). Já fui lá e apaguei a primeira mensagem mas ela ainda não desapareceu...
     
  8. Mith

    Mith This server is too busy!

    O TT1 apagou o_O Eu nem me dei conta que era a mesma mensagem, credo.

    O chefe tá na sua cola hein. :lol:
     
  9. Marendûr

    Marendûr Babuíno que adora Mulheres!

    É,
    Trabalha, trabalha, trabalha...

    Mas, voltando ao assunto, o filme é Duca!
     
  10. Finarfin

    Finarfin Usuário

    O Tolkien pode ter falado o que for, mas tem comparações muito óbvias além da forma dos Anéis. Ele pode não admitir, ou ter feito inconcientemente, mas que tem muitas relações isso tem, não dá pra negar.
     
  11. Mistë

    Mistë Usuário

    O que eu acho mais incrívelmente parecido é o poder que o anél exerce sobre as pessoas.
    No início um anão encontra três sereias em um rio. Admirando a beleza delas ele entra na água e quando acha o anél reluzindo no fundo as belas sereias parecem que somem de suas vistas.
    este anél causou muitas mortes e desgraças por onde passou, assim como o ané de Tolkien.

    Se vocês, como eu não tem paciência pra decifrar os enigmas contidos na forma original da Ópera leiam o livro "Mitologia Nórdica" de A.S. Franchini e Carmem Seganfredo, do meio para o fim do livro tem uma versão romanceada do "Anél dos Nibelungos", é muito prazerosa a leitura.
     

Compartilhar