• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

O anel do Nibelungo

O anel do Nibelungo
Por Roberto Elísio dos Santos
20/8/2003


O anel do Nibelungo


Há muito tempo, teóricos e leitores observam a relação entre a História em Quadrinhos e outras formas narrativas e artísticas. A intertextualidade dos Quadrinhos com a Literatura e o Cinema é inquestionável, haja vista a quantidade de quadrinizações de obras literárias e cinematográficas e, também, de adaptações de personagens e histórias nascidas nas páginas das revistas em quadrinhos para romances e filmes.

Mas, se a relação com o Cinema e a Literatura salta aos olhos, a obra O Anel do nibelungo - lançada pela Opera Graphica - apresenta uma conjunção mais rara: a da ópera com os quadrinhos. Baseado nas óperas compostas por Richard Wagner entre 1848 e 1874, a quadrinização foi idealizada pelo artista norte-americano Gil Kane, que levou para a realização do projeto o roteirista Roy Thomas, com quem já havia trabalhado antes, principalmente nas aventuras do cimério Conan. Kane, que faleceu em 2000 vítima de linfoma, é lembrado pela arte das histórias do Lanterna Verde da Era de Prata.

Em O Anel do nibelungo, os dois quadrinhistas americanos utilizam a obra de Wagner para narrar as intrigas dos deuses teutônicos, a valentia de heróis e guerreiras na captura do anel que dá poder a quem o possuir (onde eu já ouvi isso antes?), forjado pelo ambicioso nibelungo Alberich, que roubou o ouro das donzelas que o guardavam nas profundezas do rio. Assim, o leitor acompanha a construção da morada dos deuses, a fortaleza Valhalla, as estratégias do deus-pai Wotan e o amor trágico do herói Siegfried e da valquíria Brünhilde. Há também castelos, dragões que guardam riquezas, reis e rainhas que conspiram e são traídos. A saga trata da ascensão e queda de deuses míticos e de heróis que, apesar da coragem, são manipulados por forças que desconhecem.

Milênios antes dos heróis dos gibis, o ser humano já desenvolvia narrativas sobre seres poderosos que seriam capazes de salvar o mundo ou de condená-lo ao crepúsculo. Em O Anel do Nibelungo, Kane e Thomas conseguem a proeza de fundir deuses e heróis míticos no espaço característico dos heróis modernos, o da História em Quadrinhos.

O Anel do nibelungo conta com uma introdução que trata de Richard Wagner e sua obra, além da carreira de Gil Kane e Roy Thomas e custa R$ 24,00

anel_nibelungo.jpg


Fonte: Omelete

................................................................................................
Admito q não tinha ouvido falar. Mas meu primo comprou e recomendou. Resolvi procurar sobre, antes de ler.

Alguem ja leu?
 
Eu cheguei a ler o começo, mas apartir do livro "As Melhores Histórias da Mitologia Nórdica". A história é narrada sem muitos detalhes, pois ele é um tipo de adaptação do autor que o fez. Mas pelo que eu me lembro do começo era mais ou menso assim:

Alberich, um anão sujo e peludo, está na beira de um lago junto de três mulheres lindas. Ele descobre a história do ouro que tem no fundo do lago, então ele mergulha e pega um pouco do ouro e forja um anel mágico, que lhe dá poder sobre a terra dos Nibelungos. Mais tarde, os deuses do lugar onde se passa a história vao em busca deste anão, e tentam pegar o anel para si.

A história envolve mitas coisas de ambição e tal. Pode parecer com "O Senhor dos Anéis", mas Tolkien diz numa carta que a unica relação é que os anéis são redondos. Inclusive eu mandei uma notícia uma vez sobre isso, se eu encontrar o link eu edito.

EDIT: a notícia Livro "As Melhores Histórias da Mitologia Nórdica"
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo