1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

O amor nos tempos do Cólera - Gabriel García Marquez

Tópico em 'Literatura Estrangeira' iniciado por Liv, 25 Dez 2007.

  1. Liv

    Liv Visitante

    Acima de qualquer coisa, uma lição sobre o amor! Nesse livro é narrada a história de Florentino Ariza que espera por toda a sua vida, Fermina Daza, uma paixão adolescente que ele leva consigo por vários anos.

    Alguém aqui já leu esse livro do Gabo? :lendo:

    Aliás, vocês viram a adaptação que fizeram para o cinema? Estão falando tão mal que eu tô morrendo de medo de assitir! :rolleyes:
     
  2. Ptah

    Ptah Usuário

    Esse livro é maravilhoso mesmo Carol!!!! As vezes eu até penso que ele é culpado de minhas paranoias romanticas de amor eterno... enfim, acho que vou assistir a adaptação hoje, apesar de falarem mal. Eu sempre acho que não dá para esperar que adaptações fiquem ao pé da letra. Mas espero que as substituições ou mudanças façam sentido e não matem a essência da obra. Se isso for possível neste livro tenho certeza que vou amar.
     
  3. Liv

    Liv Visitante

    Eu vi em algum lugar que a Fernanda Montenegro está no filme como a mãe do Florentino. Dizem que ela está péssima. =|

    Depois me conta o que você achou? **
     
  4. Anica

    Anica Usuário

    Eu morro de curiosidade de ler este livro, especialmente porque pessoas com gosto próximo ao meu sempre elogiam um monte. E bem, ó de quem é, né? Acho que colocarei na minha lista de resoluções literárias ^^
     
  5. Pips

    Pips Old School.

    É um dos melhores livros que já li. É daqules, como a maioria do Márquez, com uma leitura gostosa que te prende e te leva. Descreve sensações boas e ruins formidavelmente (eu ia falar detalhadamente, mas não entra nessa caso, é uma coisa mais pastosa, certeza). E junto com "Cem Anos de Solidão" tem um dos finais mais emocionantes também!

    O único problema com as obras do Márquez, quanto a adaptação, é a transição de tempo que ele faz, a melhor parte de ler seus livros é que ele conduz você entre presente e passado que de certa forma não nos perdemos. Esses livros dele com esse tom narrativo são dificilimos para adaptar, primeiro que além de toda a informação necessária não será colocada (como em qualquer obra que passe da literatura para o cinema) e em forma linear (tirando as idas ao passado, mesmo deixando só as importantes) ficaria meio raso, para não dizer que não mostraria o tamanho do amor de Florentino. Posso estar enganado, afinal tem adaptações no cinema que valem a pena, mas essa eu acho que só ficaria se o próprio Gabo tivesse escrito o roteiro (como as outras que ele adaptou o texto para a tela como "O Veneno da Madrugada" do Ruy Guerra).
     
  6. Liv

    Liv Visitante

    Verdade, Pips! To morrendo de medo de ver o filme, justamente por causa do roteiro, e pq eu já ouvi/li críticas ruins. Vai ser 'osso' ver alguma cagada na adaptação! :blah:
     
  7. Pips

    Pips Old School.

    Estava vendo uma entrevista com o Mike Newell (diretor do filme) e o Gabo disse à ele que gostou da adaptação, mas vai ele [Gabo] vai ter que fazer uma segunda parte com o que faltou.
     
  8. Skywalker

    Skywalker Great Old One

    Eu (ainda) não li o livro, mas vi a adaptação e curti, hein?
     
  9. LucasCF

    LucasCF Usuário

    Só tem aquela edição pela record? Achei feia pela foto no submarino :P
     
  10. Liv

    Liv Visitante

    Não se preocupe com a embalagem, o recheio é muito melhor.
     
  11. kika_FIL

    kika_FIL Usuário

    A Record é confiável em termos de tradução... pra mim já tá valendo....
     
  12. LucasCF

    LucasCF Usuário

    Se em termos de tradução, recheio, é boa. Então vou comprar. :P
     
  13. imported_Rafaela

    imported_Rafaela Usuário

    Um livro muito descritivo e cansativo. Talvez a historia seja boa mas não consegui passar do começo. Quem sabe um dia eu leio... :uhum:
     
  14. Lana Lane

    Lana Lane Usuário

    Rafa, se tu conseguir passar do inicinho e cair na parte da história onde começam a contar como é o casamento do Dr. Urbino e da Fermina e os bichos dela, fica diferente.
    Eu, até essa parte, estava me arrastando na leitura, mas quando ele começa a contar sobre a Fermina, pra mim mudou tudo, o livro passou a ser super interessante.
    Também fiquei bem passada com vários acontecimentos, tipo, o personagem Florentino me irritou profundamente. Eu ora sentia, pena, ora raiva dele. E foi assim o livro inteiro. Mas cansativo seria o último adjetivo que eu usaria pra esse livro. XD Eu passei a leitura toda entre a surpresa, a ansiedade e a indignação. :timido:
    Dá uma chance pra ele uma outra vez. :sim:
     
  15. imported_Rafaela

    imported_Rafaela Usuário

    Talvez eu volte a ler ele um dia. Eu tenho ele em casa e às vezes quando fico sem livros leio até bula de remédio. Mas obrigada pela motivação.
     
  16. Meia Palavra

    Meia Palavra Usuário

    Pelo estilo literário que consagrou Gabriel García Márquez, O amor nos tempos do cólera é a consolidação do realismo fantástico. O livro é uma mágica homenagem ao amor. Nele, o protagonista é Florentino Ariza que nos conta a sua história Fermina Daza que começou na adolescência dos dois e indiretamente, durou uma vida.

    Florentino é como uma Cinderella ao contrário. Trabalha como "office-boy" em uma empresa de correspondências, enquanto levava cartas ao pai de Fermina. Na realidade, conhecer não é o termo adequado nessa história. Florentino viu Fermina e eles passaram a se corresponder por dois anos sem que ela soubesse quem era ele.

    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
     

Compartilhar