• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

"O Alienista" (Machado de Assis)

Genial.
Tem mais o que dizer?
Machado de Assis é espetacular. Seu humor está afiado nesse livro, e a narrativa é incrível e eu era bem novo quando li o livro.
NOta 10 pro livro.
 
a discussão sobre os limites entre a loucura e a sanidade é muito bem colocada...

mas o legal é que pode-se estender a discussão sobre limites a várias outras coisas, tipo entre o certo e o errado, o belo e o feio... os limites são tênues, às vezes inexistentes... a ironia do machado está justamente em "fanatizar" esse limite, deixando as coisas meio caricatas e extremamente críticas...

é um livro fantástico, que eu preciso ler de novo... boa lembrança...
 
Machado eh o genio da literatura...
seus livros nos fazem pensar!
O alienista eh desses, li obrigada p
a escola..
mas, adorei..
a conclusaum eh realmente OTIMA!
 
Primeiro livro de Machado de Assis que li.

Machado é um excelente exemplo de autor conciso: o máximo de expresso com o mínimo de palavras.

Críticas ácidas, apesar de sutis, à sociedade vigente da época.

E, devo frisar, revolucionário no seu tempo, no que diz respeito à visão dispensada à loucura, uma vez que é anterior à Freud.

Eu diria polêmico até os dias de hoje.

:clap:
 
Ka Bral o Negro disse:
Francis Drake disse:
Mas q é chato é...
Apresenta-me cinco motivos para a 'chatice' supracitada.
Put´s... vo ter q dar uma lida dinovo... vai demorar pq livro assim é um pá no saco pra ler... mas eu vo tentar achar os 5 motivos "requisitados" por vc...


Agora vc é mod né... não posso subestimar
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo