• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

O Aleph (Jorge Luis Borges)

• Criador do tópico Criador do tópico Tataran
  • Data de Criação Data de Criação

Tataran

Usuário
O Aleph é um livro de contos escritos pelo escritor argentino Jorge Luis Borges (não, não estou falando do livro do Paulo Coelho XD ).

12405_g.jpg

Segundo sinopse da Companhia das Letras:

Em sua maioria, "as peças deste livro correspondem ao gênero fantástico", esclarece o autor no epílogo da obra. Nelas, ele exerce seu modo característico de manipular a "realidade": as coisas da vida real deslizam para contextos incomuns e ganham significados extraordinários, ao mesmo tempo em que fenômenos bizarros se introduzem em cenários prosaicos. Os motivos borgeanos recorrentes do tempo, do infinito, da imortalidade e da perplexidade metafísica jamais se perdem na pura abstração; ao contrário, ganham carnadura concreta nas tramas, nas imagens, na sintaxe, que também são capazes de resgatar uma profunda sondagem do processo histórico argentino. O livro se abre com "O imortal", onde temos a típica descoberta de um manuscrito que relatará as agruras da imortalidade. E se fecha com "O aleph", para o qual Borges deu a seguinte "explicação" em 1970: "O que a eternidade é para o tempo, o aleph é para o espaço". Como o narrador e o leitor vão descobrir, descrever essa idéia em termos convencionais é uma tarefa desafiadoramente impossível.

Não acho que esse livro seja a entrada ideal para o universo de Borges. Talvez eu esteja sendo influenciado pela ótima discussão no tópico de Ficções, mas a verdade é que achei aquele livro bem mais interessante e profundo do que o Aleph.

Iniciando-se, então, com o Ficções, acho que o Aleph é uma ótima pedida para quem se encantou com os contos de Borges e deseja repetir a dose com o escritor argentino.

Espera um bocadinho, Tataran... Quem sabe quando Ficções acabar a gnt não migra pra cá? =)

Tataran, como já havia lido os dois antes da minha participação no tópico ficções, posso lhe assegurar que o Ficções é de fato melhor, sem querer desmerecer o Aleph que também é bom.

Valinor 2025 - Paypal

Total arrecadado
R$30,00
Termina em:

Valinor 2025 - PIX

Total arrecadado
R$460,00
Termina em:
Back