• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

NWOBHM

Fazia tempo que não abria um tópico, mas resolvi mandar esse pois é dedicado a algo que realmente merece...

No início dos anos 80, na Inglaterra, uma série de bandas resolveu responder a então moda Punk e se dedicar ao verdadeiro Metal. E foi nomeada aquela que provavelmente foi a geração mais gloriosa da história do Metal, a NWOBHM (New Wave Of British Heavy Metal), satirizando também a New Wave, outra modinha do momento.

Tratavam-se de bandas de Metal inglesas fazendo o estilo de um jeitão todo especial, com muita particularidade, atitude e um feeling que jamais foi igualado.

De todas essas bandas, sem dúvida o grande nome é o Iron Maiden, que saiu de lá para o estrelato e se tornou (na minha opinião) a maior banda que já passou por este planeta.

No entanto, muitas outras grandes bandas de lá surgiram também, onde o Saxon se destaca, mas outros nomes não tão famosos (mas igualmente brilhantes) também fizeram bonito.

Eu gostaria de dentre tantos, destacar o Satan, o Blitzkrieg, o Grim Reaper, o Samson, o Angel Witch, o Demon, o Tygers Of Pan Tang, o Witchfinder General, o Diamond Head e o Gaskin, apenas pra ficar com os mais famosos.

E aí, alguém aqui curte ao menos conhece alguma banda do movimento ???

Realmente, esse movimento foi importanssímo para a história do Metal, com certeza a maior banda desse grupo foi o Iron Maiden, que teve um destaque gigantesco acima das outras, eu ainda não conheço muito o movimento direito, mas deve-se admitir que foi muito importante para o mundo da música. Das bandas que você citou eu só conheço um pouco de Saxon, Blitzkrieg, Samsom e Demon.

Na verdade, ai se forjou o Heavy Metal, como estilo.

A nomeclatura Heavy Metal ja havia sido usada, mas ainda não havia vingado. Bandas como Black Sabbath e Led Zeppelin já faziam um rock bastante pesado, mas não intitulavam o próprio som como Heavy Metal.

Bandas como Juda's Priest, Krokus e Raven estavam lançando álbuns no final dos anos 70 (Priest desde 74 e Krokus desde 77) em meio ao furacão punk. Mas não era apenas o punk, outras coisas também chamavam a atenção no cenario musical como a New Wave (não a NWOBHM :P) ou o Disco. Bandas como essas citadas buscavam fazer o Rock pesado, o Hard Rock, mas mostravam algumas diferenças estéticas dos conjuntos que os influenciaram. Já em 1980, havia um avalanche de novas bandas fazendo esse rock pesado, de um jeito que dava para perceber uma semelhança entre tais bandas. O nome Heavy Metal veio a calhar, finalmente vingou como termo para o som mais pesado.
Essa Nova Onda do Heavy Metal Britânico não foi apenas um sub estilo importante do Heavy Metal, mas o ponto de transição para o próprio estilo, o momento em que ele passou a ter uma consistencia própria. O nascimento do Heavy Metal. Mas que fique bem claro que não foi por um passe de mágica que isso aconteceu, nada é assim na música e na cultura em geral. Foi apenas o marco simbólico para definir um rótulo justo ao estilo musical perpretado por determinadas bandas, como as que eu citei, ou o próprio Iron Maiden, ou Saxon. Mas não é aplicavel ao Uriah Heep, Led Zeppelin ou o próprio Black Sabbath (anos setenta), grande influencia para o estilo.

O Judas Priest é um caso importante, porque é uma banda extremamente influente que simboliza a passagem do Hard Rock setentista para o heavy Metal dos anos 80. É uma das bandas que influenciaram o estilo e foi uma das primeiras bandas de Heavy Metal também.

O Black Sabbath também deve ser citado. Erroneamente muitas pessoas consideram álbuns como Sabbath Bloody Sabbath e Sabotage como produções de Heavy Metal. É um anacronismo, ninguem na época se referia ao som com esse rótulo. Era simplesmente Hard Rock, o Rock que influenciou tão fortemente bandas que surgiram logo a seguir, estas sim com um estilo um pouco diferente fazendo o que veio a se tornar Heavy Metal. Mas o Black Sabbath também esteve na vanguarda do NWOBHM, com o lançamento do álbum Heaven and Hell. Algo diferente do que eles estavam acostumados a fazer, que se encaixou perfeitamente ao cenario da época.

Pessoalmente, eu gosto de citar além das bandas óbvias de NWOBHM (Iron Maiden, Saxon, Demon, Raven, Krokus etc.) o Gaskin. A banda durou poucos anos, mas a originalidade e qualidade de seus álbuns fazem com que sejam lembrados pelos fãs como uma das melhores bandas de metal ja existentes. Eu acredito que no caso do Gaskin, houve uma permanencia maior do jeitão setentista de se fazer Rock (Metal agora, no caso), dando um ar especialmente melódico a banda. Uma pena que eles não vingaram.

Vários anos atras NWOBHM era o que eu mais curtia houvir. Hoje em dia é Rock Progressivo, mas ainda assim escuto frequentemente O Heavy Metal Tradicional. Tenho como bandas preferidas Iron Maiden, Demon, Saxon, Krokus, Gaskin, Raven, Tygers of Pan Tang, Def Leppard e por ai vai.

eu conheço apenas as mais famosas, como iron, saxon, sansom, demon, diamond head e angel witch, e gosto pra caralho. infelizmente a maioria dessas bandas ficou no underground do underground, ai boa parte dos fas de metal nao conhecem......

Apesar do tópico estar morto a mais de 2 anos, acho que ele merece ser revivido

Eu tenho ouvido bastante NWOBHM ultimamente, e realmente me impressionado com a maioria das bandas, mas conheço pouca coisa, tirando Grim Reaper eu só conheço um album por banda mesmo.

Raven - Rock Untill You Drop
Satan - Court In The Act
Tokyo Blade - Tokyo Blade
Gaskin - End Of The World
More - Warhead
Diamond Head - Lightning To The Nations

Sério mesmo, se alguem não conhece um desses albums pode ir atrás pq são todos excelentes. Dos que não estão na lista, eu recomendo também o Iron Maiden - Iron Maiden (o melhor album de NWOBHM de todos.) e Grim Reaper - Rock You To Hell. Eu to aqui com um álbum do Avenger e um do Angel Witch pra escutar, mas ainda não tive tempo

Fora esses, alguem tem algo a recomendar :D?

Última edição:
Nandes, dá uma olhada em Savage, Tygers of Pan Tang, Sufraggetes (banda em que o Janick Gers tocava), Samson, Aragorn, etc.
Depois tem bandas que tem um som bem parecido com esse movimento mas são de outros países como é o caso do Zero Nine (da Suécia se não me engano) e bandas japonesas como o Earthshaker (que virou pop/rock :? ) e Loudness. (que tem uma das melhores musicas de metal pra mim, Soldier of Fortune além do Akira Takashi que é um ótimo guitarrista e o Viscera nos vocais dos primeiros cd's)

Dos que não estão na lista, eu recomendo também o Iron Maiden - Iron Maiden (o melhor album de NWOBHM de todos.) e Grim Reaper - Rock You To Hell.
o Rock You to Hell com mais aquelas 4 músicas do EP deles lá é a melhor coisa que eu escutei do movimento.

Última edição:
Editar uma coisa ou outra tudo bem, mas apagar a frase toda é muita falta de educação, avisassem que eu editava o post, isso de mudar sem avisar é uma merda mesmo.

Savage eu ouvi um album, é foda e tals mas tem melhores. Tygers eu ainda vou procurar

Zero Nine não achei nada de mais, legalzinha só, mas falta algo assim. Loudness só conheço o último cd que eu achei muito ruim, e uma música fodona do tempo do Vescera, vou ver se acho um dos primeiros albums.

Faramir Estel disse:
o Rock You to Hell com mais aquelas 4 músicas do EP deles lá é a melhor coisa que eu escutei do movimento.
Eu também achava, até ouvir o cd do Tokyo Blade, é o melhor cd da NWOBHM que eu ja ouvi (o Iron Maiden não conta, aquilo é perfeito, não da nem pra comparar), o do Satan também é maravilhoso.

Última edição:
Eu tenho escutado bastante NWOBHM tbm. Tenho descoberto bastante coisa legal que eu não fazia nem ideia de que existia. O q eu recomendo:

Tokyo Blade - Tokyo Blade, Night of the Blade e Blackearts and Jaded Spades
Savage - Loose n' Lethal
Tygers of Pan Tang - Spellbound
Jag Panzer - Ample Destruction

Os que mais me marcaram foram os albuns do Tokyo Blade e do Savage, mas também foram os q mais escutei.

Outra banda legal é Gogmagog, que tem apenas um EP, mas o line up conta com o Di'Anno, Janick Gers, Neil Murray, Clive Burr e outros...

Além disso tem os já citados Grim Reaper, que é provavelmente a melhor banda da new wave, e Diamond Head que é mto bom tbm.

O Court in the Act do Satan é a obra-prima desse movimento pra mim. Se não está entre os 10 melhores álbuns que eu já ouvi, chega perto.

Nunis disse:
O Court in the Act do Satan é a obra-prima desse movimento pra mim. Se não está entre os 10 melhores álbuns que eu já ouvi, chega perto.

Então né...eu tenho esse play, é foda master! \,,/

Última edição:
Desde 2002 eu estava catando o primeiro álbum do Gaskin ... achei essa semana \o/

Uma outra banda do estilo (apesar de ser francesa) que merece ser citada é o Sortilège. Recomendo como muito boa.

Última edição:
A ultima coisa do movimentoq eu cheguei a ouvir foi o Samurai do Grand Prix. Sei lá, é divertido, mas é meio farofa e artificial também.

Valeu a pena, eu ja conhecia esse álbum. Heavy tradicional, com uns toques hard anos setenta.

Pra falar a verdade, eu gostava dessa banda mais a 4 anos atras, mas ainda assim ela é muito boa.

Última edição:
Eu acho Gaskin uma das melhores bandas de NWOBHM que eu ja ouvi, apesar de só conhecer o primeiro album, mas enfim.

Eu fui atrás dessa Sortilège e ouvi o primerio album da banda, o Métamorphose, e puta que pariu que banda foda!! O que mais me impressionou no album foi, além da qualidade da banda, a ótima produção. Todas as faixas são boas, mas destaque para D'ailleurs, Hymne à La Mort e Cyclope De l'Etang. Como ja deu pra perceber, as letras da banda são em francês, e, ao contrário do que eu esperava, metal em francês soa muito bem, mas pra quem não gosta, tem umas faixas bonus no album que são algumas músicas cantadas em ingles.

Faramir disse:
Uma outra banda do estilo (apesar de ser francesa) que merece ser citada é o Sortilège. Recomendo como muito boa.

Realmente, corram atrás.

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.734,79
Termina em:
Back