• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Nuvem radioativa chegará à Europa semana que vem, dizem especialistas franceses

Morfindel Werwulf Rúnarmo

Geofísico entende de terremoto
Vazamento de radiação em Fukushima preocupa autoridades europeias

japao3-g-afp-20110317-700x475.jpg


Oficiais verificam nível de radioatividade em homem de Koriyama, na Província de Fukushima

Especialistas franceses afirmam que uma nuvem radioativa causada pelas explosões na central de Fukushima, no Japão, deverá chegar à Europa na próxima semana, mas estimam, no entanto, que ela não será nociva à saúde.

Jean-Marc Peres, chefe do serviço de fiscalização da radioatividade no meio ambiente do Instituto de Radioproteção e Segurança Nuclear (IRSN) da França, disse que
"é muito provável que a nuvem seja detectada a partir da próxima semana no território francês".

O IRSN criou o site Criter Japon, que permite à população ter acesso ao nível de radiação na França. A radiação é medida por sensores espalhados pelo país quase em tempo real, com apenas uma hora de defasagem em relação à coleta dos dados.

O site mostra as áreas do país onde estão situados os sensores, e legendas em cores explicam os níveis de radioatividade.

O site Criter Japon tem tido
"um número tão grande de acessos"
que tem ficado fora do ar, informa o IRSN.

O especialista do instituto afirma, no entanto, que em razão do fenômeno de dispersão das partículas radioativas durante o trajeto de vários milhares de quilômetros entre o Japão e a Europa,
"é certo que o nível de radioatividade da nuvem ficará abaixo do limite nocivo à saúde".

Em um debate no Parlamento francês nesta quarta-feira (16), a ministra do Meio Ambiente, Nathalie Kosciusko-Morizet, também não excluiu a possibilidade de que a Europa seja afetada pelo acidente nuclear em Fukushima, mas afirmou que o impacto radioativo
"não deverá causar problemas".

O governo francês pediu nesta quarta-feira ao órgão responsável por urgências de saúde no país para fazer um levantamento do estoque de pastilhas de iodo na França, substância que impede que a radioatividade tenha efeitos sobre a tiroide.

O objetivo, segundo as autoridades, é determinar se a França está pronta para enfrentar a passagem de uma nuvem radioativa, ou mesmo uma catástrofe nuclear.
Segundo jornais franceses, várias pessoas já procuraram comprimidos de iodo em farmácias.

O presidente da França, Nicolas Sarkozy, organizou nesta quarta-feira uma reunião ministerial de crise sobre a ameaça nuclear no Japão.

- A situação é extremamente preocupante, muito grave.
O ministro do Interior, Claude Guéant, anunciou nesta quinta-feira que a França "está pronta" para acolher japoneses que precisem de cuidados médicos por conta de exposição à radiação.

- Temos hospitais especializados, com serviços de hematologia adaptados. Os franceses que foram repatriados do Japão também terão, claro, um acompanhamento médico específico.


Veja os efeitos da radiação no corpo humano
 
Se por um acaso essa radiação chegar aos EUA e Europa não vai trazer dano algum aos cidadãos.

Acabei de ouvir na CBN um especialista em energia nuclear afirmar tal situação.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo