• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Númenor

Isildur era nobilíssimo! Ele salvou a Árvores Branca duas vezes. Ele só cometeu um erro. Mas vc tem que pensar na angústia do cara no momento.

Vcs falam de cisões e desconfianças e disputas entre os homens? HA!!

Que me diz de Thingol? Que se fechou em Doriath tentando ignorar a guerra entre Melkor e os Noldor? Mesmo assim, ele quis a Silmaril né? Thingol era um tremendo mau-caráter, arrogante e pretencioso.
E as disputas entre as Casas de Fëanor e Fingolfin? Senão fosse por Fingon e Maedhros, elas estariam disputando durante toda a Primeira Era. Os elfos não são nada "estáveis" também. Eles têm uma eternidade para pensar no que fazer. Os homens não. Vejam Beren, Hador, Húrin, Tuor! Grandes exemplos da força da mente e do caráter dos homens.
 
Se o exercito de Númenor entrasse em guerra com o exercito de Valinor, na minha opinião não ia sobrar elfo nenhum. No, fim os Poderes acabariam vencendo, afinal ninguem é páreo para os Valar. Mas seria a ruína não só de Valinor, mas de Arda. Os elfos de Valinor (vanyar, noldor e teleri) iam ser exterminados, e só iam sobrar os poucos que ainda estavam na TM. O gigantesco exercito de Númenor seria destruido, e provavelmente só sobrariam em Númenor velhos, mulheres e crianças.

Seria uma perda imensa para os Filhos de Ilúvatar. Os Valar perceberam isso e obviamente preferiram invocar o próprio Eru, que resolveria tudo facilmente.

(E eu acho que o exercito de Ar-Pharazôn acabaria com o exercito de Melkor facilmente)
 
Acredito que a armada de Ar-Pharazon irria aniquilar com Valinor e os elfos que ali habitavam numa boa ja que eles eram um exercito enorme e quase incontavel a primeira vista.
Contudo não iriam fazer frente aos propios Valar.
Não podemos esquecer que Numenor era a frente de defesa da TM sempre rechassando e atacando os servos de Sauron e este só conseguiu vence-los pela astucia ja que não tinha como superar seus exercitos.
Os Numenorianos acabaram com todas as tentativas de conquista de Sauron tanto que este passou a odia-los mais até que os elfos se não falha a minha memoria.

Definitivamente este era "o exercito" para mim e não haveria como nenhum outro exercito armado derrota-lo.
 
Se o objetivo de Ar-Pharazôn era viver para sempre, tal como os elfos, no final das contas não foi isso o que ele conseguiu?

Afinal, ele e os homens mortais que com ele pisaram nas terras imortais foram cobertos por colinas, e lá ficarão presos até o julgamento final.

Vejam só: eles estão presos a Arda, até o final dos tempos, exatamente como os elfos!

Se a razão da interdição era impedir que os mortais deixassem de cumprir o seu papel e exercer o seu "dom", a morte (que no caso dos homens implica separação de fëa e hröa), então como justificar o que foi feito com Ar-Phrazôn e os homens que o seguiam?

Os espíritos deles ainda estão presos lá (segundo o conto), ainda estão presos em Arda. Isso quer dizer que, de certa forma, eles se tornaram tão "imortais" quanto os elfos?

E se isso é verdade... então Sauron não mentiu?

Outra coisa: se "A Queda" tivesse sido contada por outro narrador, que não os numenorianos "fiéis", não seria possível distorcer os fatos para parecer que foi através da armada e do sacrifício do rei Ar-Pharazôn que os homens ganharam o domínio da Terra? Afinal, depois daquilo, os Valar, Maiar e elfos aos poucos se retiraram e deixaram Arda para os humanos...
 
Talvez Númenor pudesse derrotar Melkor sozinha, mas não batendo na porta de Angband e chamando pra batalha. Seria uma guerra longa, e em guerras Melkor sempre teria vantagem. Ele poderia criar pestes e invernos terríveis. E quanto mais tempo durasse mais coisas terríveis seriam criadas, como dragões. Quando todas as forças de Morgoth foram liberadas elas ocuparam todo Anfauglith, não achem que isso é menos que cercar Eressea. Os numenorianos provavelmente perderiam se lutassem sozinhos assim como perderiam se lutassem em Aman.
Esse exército enorme de Morgoth foi derrotado por elfos somente acompanhados de maiar. Elfos esses que derrotaram Angband e voltaram pra casa, mostrando que ainda havia um bom número de sobreviventes. Ainda sobraram um número suficiente de elfos de Beleriand para fundar reinos em Lindon e Eregion.

Isildur era nobilíssimo! Ele salvou a Árvores Branca duas vezes. Ele só cometeu um erro. Mas vc tem que pensar na angústia do cara no momento.

Concordo, ele só fraquejou após ser exposto a uma tentação tão grande que Gandalf temeu e Galadriel quase sucumbiu.

Que me diz de Thingol? Que se fechou em Doriath tentando ignorar a guerra entre Melkor e os Noldor? Mesmo assim, ele quis a Silmaril né? Thingol era um tremendo mau-caráter, arrogante e pretencioso.

Thingol não tinha nada a ver com a guerra entre os noldor e Melkor, ele não fez nenhum juramento estúpido, só queria o máximo possível de paz. Quanto a silmaril duvido que ele tivesse qualquer esperança de Beren consegui-la, só queria matar o abusado de uma forma menos direta. E quando Beren veio com a pedrinha ele ia fazer o que? Dar pro Curufin ou pro Celegorm? Foi mais ou menos o que aconteceu quando os rohirrim mataram Scatha e ficaram com o tesouro dos anões. Thingol tinha que proteger o seu povo não usá-lo para fins pessoais como fizeram os príncipes dos noldor.
 
Calvin disse:
Se a razão da interdição era impedir que os mortais deixassem de cumprir o seu papel e exercer o seu "dom", a morte (que no caso dos homens implica separação de fëa e hröa), então como justificar o que foi feito com Ar-Phrazôn e os homens que o seguiam?

Talvez podemos encarar como uma punição.
Ele tanto uqeria a imortalidade que ficou com ela mas não pode de forma nenhum ausufruir dela, ficando preso oque acabaria sendo um castigo horrivel para eles.
Olwë disse:
Outra coisa: se "A Queda" tivesse sido contada por outro narrador, que não os numenorianos "fiéis", não seria possível distorcer os fatos para parecer que foi através da armada e do sacrifício do rei Ar-Pharazôn que os homens ganharam o domínio da Terra?

Creio que seria distorcida sim.
Ar-pharazon se tornaria aquele que libertou os povos do jugo dominador dos Valar e trouxe a liberdade para a TM e os numenorianos.
Em vez do rei mesquinho e orgulhoso que era que s emeteu a besta de invadir as terras imortais para se tornar imortal.
 
Encontros são legais, mas pede-se discussões legais. :|

Eu li tudo e acho que poderia comentar cada post, ams eu vou esquecer de muita coisa, com certeza. Vou dizer o que for lembrando.

Bom, a discussão começou no poder de Númenor, quie era realmente imenso para os padrões dos homens, e mesmo para os padrões élficos. 8O Até aí, beleza.

Então, começaram especulações sobre uma (im)possível guerra entre os dúnedain e o povo dos Valar.
Eu acho que essa guerra nunca aconteceria, como realmente não aconteceu. Mas o problema ali estava longe de ser "medo", até porque os Valar não sentiam medo, apenas Melkor conhecia esse sentimento, e não era mais contado entre os Valar.
Manwë recorreu a Ilúvatar não por "covardia". Aquele era um assunto muito delicado. Os Filhos de Ilúvatar estavam atacando o continente sagrado, que era ainda imaculado, sem a semente vil de Melkor. Eles procuravam alguma coisa além do que estava sob a tutela do rei de Arda. O destino dos homens era morrer, e eles pensavam que poderiam ir contra a vontade de Ilúvatar. Foram ludibriados por Sauron, e sob as ordens de um Rei que já era autoritário, eles erraramao atacar os Valar(como Fëanor, até compreendo que estivesse sob o efeito de mentiras, mas estava errado, mesmo assim; pode-se compreender o Fratricídio, bem como o ataque a Valinor, mas ambos foram, evidentemente, um erro).

Agora uma coisa que eu gostei de imaginar, o que aconteceria se as tropas de Ar-Pharazôn chegassem a realmente invadir Valinor. Aqui eu bato palmas pra Pearl, duvido que Tolkien tenha se referido a "ruína" como derrota. Seria algo como "mácula". Um ataque em massa contra o Continente Abençoado, por si só, já seria uma pena. Porque eu não consigo ver como eles venceriam os Valar. Não teriam nem como serem derrotados pela força, os Poderes não iriam lutar contra eles, eram soberanos por toda Arda, e também amavam os homens.

O Akallabêth diz que foi montado um acampamento sobre Túna, e que Tírion estava vazia, ou seja, a guerra seria evitada até o último instante. Mas e se os homens continuassem e procurassem algum Vala para um desafio? Aí vem o que eu gostei de imaginar. :obiggraz:
Vamos supor que Oromë se apresente para Ar-Pharazôn. Melkor construiu as Montanhas Sombrias para evitar a cavalgada de Oromë. Agora imaginem o pavor de homens ou ouvir os cascos de Nahar ecoando pelo continente sagrado. O Vala não estaria furioso, nunca iria lutar, mas a sua mera visão seria mais do que suficiente para que todos largassem suas armas e desejassem nunca ter deixado a bem-aventurança de suas vidas em Númenor. Esqueceriam cada mentira que foi dita por Sauron e voltariam para casa.

Se fosse Irmo, um Vala que eu gosto muito, mas sem muito destaque. Todo o ódio plantado nos corações dos homens seria eliminado e eles se sentiriam calmos e tão bem como nunca antes, porque afinal, os Valar queriam o bem dos homens. :wink:

E se tivessem a ousadia de escalar a Taniquetil? Alguém acredita que atacariam Varda? Provavelmente nem levantariam o olhar até ela, seria uma visão bela demais... Se ajoelhariam, e reconheceriam a Majestade gigantesca de Manwë, Rei de Arda. Amaldiçoariam as mentiras de Sauron e se houvesse guerra, seria contra ele.


Gostei disso. :mrgreen:
 
Eita Magrô, que post mais maior de grande e bonito :wink:

Bom, fazer guerra contra os próprios Valar é meio complicado, isso sem dúvida. Quanto ao medo, bem, o Big T disse que os Valar perceberam o perigo que corriam. De certa forma, em certo grau, isso é medo. Mas isso não vem ao caso.

Eu fazia menção ao exército de Valinor. Os elfos de lá, e até mesmo com os Maiar em suas fileiras. Provavelmente os numenorianos os venceriam, com grandes perdas, mas venceriam. E com certeza absoluta eles derrotariam o exército de Melkor. Talvez Melkor em pessoa não, mas ele era impotente sem seus lacaios.

A ruína não necessariamente quer dizer derrota? Não, não mesmo. Mas se Valinor viesse a ser arruinada, de certa forma os Valar seriam derrotados, pois até os elfos, talvez, perderiam a confiança que depositavam nos Poderes de Arda. E Valinor, bem, ela não era imaculada, pois Melkor plantou sementes sinistras em Valinor, bem na sua bem-aventurança, e Ungoliant maculou Valinor, matando as Duas Árvores, independente de Nienna ter lavado a profanação da Aranha com suas lágrimas, de certa forma, ela ainda continua lá. As Duas Árvores Mortas, ainda em pé. Um estandarte à glória perdida, mas também um aviso sobre o poder do Mal de Melkor.
O Reino Abençoado não era tão "imaculado" assim...

Uma coisa que o Olwë disse que particularmente me chamou a atenção. A história, se fosse contada do ponto de vista dos Homens do Rei, e não dos Fiéis, talvez tratasse Ar-Pharazôn como um grande mártir. E não necessaramente como alguém que sucumbiu à astúcia de Sauron.

Aliás, uma outra coisa agora, que veio à cabeça:
Isildur, um numenoriano fiel, escapou da Queda, só que, mais tarde, ele também sucumbiu ao poder de Sauron. E diga-se de passagem, um poder bem menor do que aquele com o qual Pharazôn lidara, pois ele esteve com Sauron em pessoa. O que quero dizer é que muitos podiam sucumbir àquele poder. Até mesmo os mais nobres.
 
Aliás, uma outra coisa agora, que veio à cabeça:
Isildur, um numenoriano fiel, escapou da Queda, só que, mais tarde, ele também sucumbiu ao poder de Sauron. E diga-se de passagem, um poder bem menor do que aquele com o qual Pharazôn lidara, pois ele esteve com Sauron em pessoa. O que quero dizer é que muitos podiam sucumbir àquele poder. Até mesmo os mais nobres.

É muito diferente, Isildur não sabia tanto sobre o Anel quanto nós sabemos. Ele não deveria saber que o Um era intrinsicamente mal. E a única coisa a que Isildur sucumbiu foi a pegar o Anel, não fez qualquer maldade induzido por ele. Já Pharazôn sacrificava pessoas 8O .

E Maglor não sei se a simples visão dos valar os faria desistir. Eles eram descendentes de um povo que lutou do lado de maiar e viu Eonwe e Sauron em esplendor além de que lutaram contra Morgoth e o viu em desgraça. E eram muito corrompidos. Chamaram Sauron de deus e cultuaram Melkor queimando inocentes em sacrifício. Além do mais seus antepassados derrotaram um vala, o maior deles, e duvido que isso não fosse lembrado. Com certeza fraquejariam no começo, mas se um mais corajoso ou mais irado começasse um ataque os outros iriam junto (um bom número pelo menos, acho).

E com certeza absoluta eles derrotariam o exército de Melkor. Talvez Melkor em pessoa não, mas ele era impotente sem seus lacaios.

De onde, Fearuin, vc tirou essa certeza toda?
 
Fearuin disse:
Os numenorianos avançaram por medo da morte, e por causa da interdição. Talvez até, se eles pudessem entrar em Valinor, nada disso teria acontecido, pois eles teriam visto que não a Terra Imortal que fazem seus moradores imortais, mas os imortais de lá que fazem a terra imortal

Concordo com você. Acho que a criação de Númenor foi um dos erros dos Valar, eles desconheciam a naturera humana, de que os corações dos homens sempre buscassem algo fora do mundo, e a interdição apenas instigou isso. Talvez fosse melhor se os Valar tentassem agraciar de alguma forma a TM.

Já com relação a mácula. Valinor poderia não ser tão imaculada assim, afinal foi palco de eventos terríveis como a morte das arvores e o fraquitício de Aqualonde. Mas imagina a proporção de uma guerra em Valinor. Massacre de filhos contra filhos em pelo continente abençoado. Abençoado mesmo? E que participação poderia ter os Valar nisso? O que restaria de Valinor? Restaria devastação por causa de uma guerra (independente de vencedores) do lugar que era o vislumbre de Arda não desfigurada, e portanto a ruina desse lugar.

Maglor, realmente, os Valar poderiam ter facilitado as coisas. Acredito que uma das vontades dos numemorianos era "encarar" algum Vala. Provavelmente seria muito mais fácil.

Ringil, os Numemorianos tiveram simplesmente medo, e os Valar não compreenderam isso, o que revoltou esse povo, que a partir daí passaram a não respeita-los. Sauron se aproveitou desse sentimento. Não acredito que os numemorianos estavam corrompidos a ponto de não se redimirem.
 
Comentário geral sobre Númenor vencer os Valar em uma guerra: Eu acho que isso era impossível. Sauron instigou os Númenorianos ao ataque com o objetivo de destruir Númenor, porque ele sabia que os Valar tinham poder para derrotá-los ou para impedir que a guerra acontecesse (como de fato eles impediram).

Dark Elf: Não se sabe se Amandil conseguiu ou não chegar em Valinor. Eu não achei nada que esclarecesse isso.

Fëaruin: Você diz em um post seu neste tópico que o que movia os Númenorianos que atacaram Valinor era o medo da morte e a proibição de irem para Valinor. Acho que havia aí também uma boa dose de orgulho (o que me faz desgostar um bocado deles). Os Elendili se ressentiam com a mortalidade e com a interdição de Valinor tanto quanto os partidários da guerra, mas nem por isso quiseram violar a proibição.

Olwë: Eu nunca tinha pensado naquela psssagem sobre os homens presos nas cavernas dos esquecidos como você disse. Sempre achei que eles tinham morrido soterrados. No texto, não diz que apenas os espíritos deles estavam aprisionados ali, e como os corpos certamente estavam :mrgreen:, não podemos garantir que sua interpretação é A correta. Mas também não vejo razão para achar que está inteiramente errada.

Maglor: Não gosto de postar "concordos", mas acho que o teu post merece. Lindo, tudo de acordo com a visão do Titio. :mrgreen:

Ringil e Fëaruin: Númenor derrotar Melkor? Mesmo que fosse apenas derrotar "os exércitos" de Melkor, eu acho improvável, pois é uma coisa que nem os Noldor conseguiram. Os Noldor podem ter cometido uma porção de erros, mas os Númenorianos não eram muito melhores.

Ninguém sabe o que Melkor teria feito sozinho diante do exército de Númenor, mas acho que ele teria se safado de algum jeito... como Sauron se safou em Umbar. Melkor podia tentar jogar com as fraquezas de quem o assediasse. E os Númenorianos tinham uma grande fraqueza, pelo menos, que era o orgulho. Esse orgulho abriria os ouvidos deles para algum papo furado de Melkor, do mesmo jeito que aconteceu com os Noldor em Aman quando Melkor foi viver entre eles, após o Cativeiro.

Fëaruin: Acho que era contrário à natureza dos Vanyar, pelo menos, perder a confiança nos Valar. Seria preciso escrever outro Silmarillion para fazer com que "os elfos", como o Fëaruin diz, perdessem a confiança neles.

Geral sobre a visão alternativa dos fatos: Eu podia deixar de comentar isso, já que não acredito que os Númenorianos tivessem chance de vitória, mas vá lá. Caso os Númenorianos tivessem vencido, Sauron seria o libertador, e não Pharazôn. Sauron era considerado um deus em Númenor, havia até mesmo um templo para ele.

Ringil: Os antepassados dos Númenorianos (os Edain) derrotaram o mais poderoso Vala (Melkor)?? Acho que não foi bem assim que aconteceu.

Pearl, eu sempre tive a impressão de que os Númenorianos eram irredimíveis (por isso Númenor teria sido destruída), mas vendo esse tópico, acho que sou forçada a mudar de opinião; do contrário, eu teria que discordar com metade daquele post do Maglor. Como seria essa redenção para você? Algo do tipo que ele expôs? Acho que é uma possibilidade, mas eu queria saber, era nesse tipo de coisa que você estava pensando quando falou em redenção?
 
O que eu menciono de uma guerra seria entre o exército de Pharazôn, e o exército de Valinor, não os próprios Valar. Contra o exército, eu acho que é provável que os numenorianos viessem a vencer, como eu já disse e repito, com ENORMES perdas, mas ainda assim, venceriam. Contra os Valar propriamente dito, seria impossível que eles vencessem.

Quanto ao exército de Melkor, os Noldor não conseguiram vencê-lo, certo, mas, a armada de Ar-Pharazôn foi o maior e mais imponente exército jamais visto. Derrotar o exército de Melkor (não o próprio Melkor, apenas seu exército), certamente com grandes perdas, me parece um tanto possível para o exército de Pharazôn. Na Primeira Era, um exército de 10 mil homens armados já era um exército poderosíssimo (vide Gondolin), e eles fizeram frente ao exército de Melkor, sendo derrotados ou não. O exército de Pharazôn, como bem lembrou o Sam, devia ser de mais de 1 milhão, altamente treinados e armados.

Eles não iriam "pilhar" Valinor, mas iam arruiná-la. Quem disse isso foi o próprio Tio Tolkien, se discordam reclamem com ele. :wink: :mrgreen:
 
Ringil disse:
E Maglor não sei se a simples visão dos valar os faria desistir. Eles eram descendentes de um povo que lutou do lado de maiar e viu Eonwe e Sauron em esplendor além de que lutaram contra Morgoth e o viu em desgraça. E eram muito corrompidos. Chamaram Sauron de deus e cultuaram Melkor queimando inocentes em sacrifício. Além do mais seus antepassados derrotaram um vala, o maior deles, e duvido que isso não fosse lembrado. Com certeza fraquejariam no começo, mas se um mais corajoso ou mais irado começasse um ataque os outros iriam junto (um bom número pelo menos, acho).
Eu disse "visão", mas esse sentido seria até secundário. Os valar eram os soberanos de Arda, a cena de homens atacando "deuses" é imcompatível com a imagem que tenho deles.
Eu imagino que a sua presença transmita um sentimento tão sublime que ultrapassa a barreira do "físico". A aparência de Oromë poderia ser terrível e causaria medo, mas a de Irmo seria bela e complacente. Ele é o vala que passeia pelos sonhos e pela mente dos Filhos por toda Arda... naquele momento ele compreenderia o ódio deles todos, e veria como era pequena e frágil aquele sentimento semeado por um pequeno e inocente maia... :obiggraz:
Talvez Námo aparecesse e mostraria com o seu conhecimento da Música, que os homens deveriam aceitar e compreeder seu destino. Eles precisavam de uma "explicação", um "toque". Sauron mentiu, então quem melhor que um Poder pra explicar tudinho? E sem nem precisar falar nada.

Pearl, eu estava imaginando cosias que achei até plausíveis, por isso gostei... mas com certeza aquele era um problema grande demais. Sempre que envolver destino, isso sai da alçada dos valar, pois nem eles sabiam o que seria dos homens. O negócio era com Ilúvatar mesmo.
E eu preciso pensar um pouco mais antes de concordar com a idéia de que Númenor foi um erro. :tsc: Faz tempo que li isso...

Swanhild disse:
Comentário geral sobre Númenor vencer os Valar em uma guerra: Eu acho que isso era impossível. Sauron instigou os Númenorianos ao ataque com o objetivo de destruir Númenor, porque ele sabia que os Valar tinham poder para derrotá-los ou para impedir que a guerra acontecesse (como de fato eles impediram).
Perfeito.
Por isso que Sauron era O cara. Enganou até a gente, fazendo pensar que Númenor venceria Valinor. 8-)
Sempre entendi que o plano dele era derrotar seus maiores inimigos com a arma dos outros. Só não contava o próprio Eru fosse entrar na história. Tadinho, ele pensava mesmo que ia ter guerra. :roll:


Agora outro assunto que eu gosto, a corrupção de Arda.
Um amigo uma vez tinha me perguntado como poderia um elfo desafiar pessoalmente Melkor e ferí-lo tanto. Melkor que havia erguido montanhas e combatido os outroa valar... era realmente estranho. Eu sempre gostei dessa parte do livro, mas também achei um pouco demais para um elfo isso... até que entendi outras coisas.

Quando o mundo era outro, iluminado por Lâmpadas, Arda viveu sua Primavera. Era um lar perfeito para os Primogênitos, e os homens também viveriam em paz. Mas... Melkor teve a brilhante idéia de espalhar a sua própria essência por praticamente toda Arda, em cada partícula dela. Era como o Anel, mas ao invés de concentrar em um objeto pequeno, estava em tudo, literalmente tudo.
À excessão de Amam, o continente Sagrado e Imaculado, por isso. Lá Melkor havia vivido, mas não chegou e espalhar sua essência, como pelo resto da Terra. Por isso era um refúgio e lar para os elfos, e não a TM maculada por Melkor, que só servia para os homens, pois estavam nela de passagem, com um destino desconhecido.

Na Guerra da Ira Beleriand afundou. Mas se essa guerra fosse em Amam, não aconteceria nada ao continente, pois ali era uma terra "limpa", sem o "elemento Melkor" impregnado nela.

Fëaruin Alcarintur disse:
O que eu menciono de uma guerra seria entre o exército de Pharazôn, e o exército de Valinor, não os próprios Valar. Contra o exército, eu acho que é provável que os numenorianos viessem a vencer, como eu já disse e repito, com ENORMES perdas, mas ainda assim, venceriam. Contra os Valar propriamente dito, seria impossível que eles vencessem.

É que eu acho isso meio impossível, aí não gosto tanto de imaginar como seria. Eu cheguei àquela conclusão sobre os valar fazendo uma historinha na cabeça sobre como seria, baseado no Akallabêth. Parecia que guerra realmente não ia ter de jeito nenhum... os elfos haviam recuado, por ordem dos valar, provavelmente; e medo.
Mas se não fosse como foi, Eru não tivesse castigado os Numenorianos, provavelmente apareceriam os valar, não os elfos. Não imagino guerra campal em Amam. Não de homens...
 
Não que a guerra ocorreria se os Valar não tivessem feito o que fizeram, maaaaaas se ocorresse, eu acho que os numenorianos eram capazes de derrotar o exército de Valinor.
 
Maglor disse:
Fëaruin Alcarintur disse:
Contra os Valar propriamente dito, seria impossível que eles vencessem.
os elfos haviam recuado, por ordem dos valar, provavelmente; e medo.
Mas se não fosse como foi, Eru não tivesse castigado os Numenorianos, provavelmente apareceriam os valar, não os elfos. Não imagino guerra campal em Amam. Não de homens...

Mas será que os Valar usariam o seu poder contra os Filhos de Ilúvatar? Nunca eles usaram seu poder diretamente contra os Filhos, e duvido que isso acontecesse.
 
Eu também duvido. :wink:

Imagino que seria como escrevi nos outros posts. Não havaria guerra de jeito nenhum.

A pergunta que o Fearuin faz é, "se houvesse, Númenor venceria das tropas de Valinor (vanyar+maiar)?"
 
Maglor disse:
escrevi nos outros posts. Não havaria guerra de jeito nenhum.

A pergunta que o Fearuin faz é, "se houvesse, Númenor venceria das tropas de Valinor (vanyar+maiar)?"

Eu sei. E eu tenho certeza que Númenor venceria. (Pq vc colocou só vanyar, e não os noldor e teleri? Eles tb lutariam, com certeza.)
 
Sim, os noldor que sobraram e os teleri, que seja.

Eu só não tenho essa certeza toda. Se sete balrogs de Morgoth foram esse terror na Pirmeira Era, imagine centenas e centenas de maiar que habitavam Valinor...
Essa discussão não tem muito rumo. Acho isso meio sem razão. Mas tudo bem. :obiggraz:
 
Mas os balrogs tinham justamente a função de causar o terror. E os exércitos dos Noldor não deveriam ser tão gigantescos quanto a armada de Pharazôn. E nem todos os Maiar lutariam, mas ao menos os vanyar seria trucidados. Eles eram o menor povo élfico, e não eram fortes como os noldor. É cãopricadis.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo