• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Numenor - Terras e Títulos

hamiltox10

Usuário
Me parece que os numenorianos foram grandes senhores durante o decurso da segunda era. Quando realizavam expedições e atingiam os confins do mundo, sempre explorando, me pergunto se não atracavam em locais como o Harad Distante, ou até mesmo circundavam o Belagaer e davam a volta para o leste, até Rhun e além.

Com muitos fidalgos desejosos de posses e terras vocês não acham que os numenorianos fizeram isso? Afinal, a frota deles fora descrita pelo professor como uma "floresta" em meio ao mar.
 
Sim, creio que eles viajaram para todas as direções possíveis - exceto, a princípio, para o Oeste, devido à interdição dos Valar. Vejamos esse trecho do Akallabêth:
Era por isso que, em decorrência da Interdição dos Valar, as viagens dos dúnedain naquele tempo eram sempre na direção leste, não oeste, desde as trevas do norte ao calor do sul, e para além do sul até a Escuridão Inferior. E os dúnedain chegaram mesmo a entrar nos mares interiores, a velejar pela Terra-média e a avistar do alto de suas proas os Portões da Manhã no leste. E chegavam às vezes às costas das Grandes Terras, e sentiam pena do mundo abandonado da Terra-média.

Desse trecho podemos depreender a vastidão das viagens dos númenorianos, pois os Portões da Manhã ficavam no extremo Leste da Terra, e era onde o Sol nascia (lembremos que a Terra ainda era plana naquela época).

Os dúnedain fundaram "colônias" ou "postos avançados" na Terra-média, como Umbar ou Lond Daer. Eram tanto postos de "contato" como fonte de extração de matérias-primas:
A devastação produzida pelos númenorianos foi incalculável. Por muitos anos aquelas terras [ao redor do rio Gwathló] foram sua principal fonte de madeira, não apenas para seus estaleiros em Lond Daer, mas também para a própria Númenor.

Contos Inacabados, A História de Galadriel e Celeborn.

Podemos perceber que a relação de Númenor com a Terra-média era tanto de ajuda, proteção e transmissão de conhecimento - por exemplo, a esquadra enviada para ajudar na guerra contra Sauron - quanto de exploração quase colonial - essa última se destacando quando Númenor começou a decair.

Eu não lembro de relatos sobre postos permanentes númenorianos em regiões mais distantes. Creio que as viagens para esses lugares foram feitas mais para suprir o enorme desejo de conhecimento dos dúnedain do que para relações mais estáveis, como a de exploração. Essas relações seriam feitas em regiões mais próximas de Elenna, era mais fácil para os númenorianos.
 
Última edição:
Não estou encontrando o tópico agora, mas existiram alguns debates aqui na AT sobre a colonização de Númenor e os desastres ambientais causados por eles. Eles fundaram cidades, construiram portos e em sua "decadência" (moral, mas não bélica, já que o poderio militar e territórios conquistados por Númenor na sua queda formaram o maior reino de filhos de Eru que é citado nas obras de Tolkien), chegaram a escravizar homens menores.

E não só no norte da TM, como Pelargir ou Umbar. Diz o Silma (e os Contos Inacabados) que os Numenoreanos exploraram águas bem ao sul do Cinturão de Arda, e bem mais ao leste do que Harad.
 
Os númenorianos atingiram vastidões incontáveis do mundo, mas nunca li que eles por exemplo chegaram ao extremo oriente da Terra media em seu litoral ocidental ou que tenham dado uma volta ao mundo nos navios. Não chegou a tanto, mas pode ser que no final da Terceira Era e com a ocultação de Aman foi possível descobrir águas e terras ocidentais, mas neste caso como uma evolução natural dos recursos tecnológicos dos homens, alinhado à permissão de Eru Ilúvatar, uma vez que os elfos e valar não mais faziam sentindo nas deliberações do planeta.
 
Última edição:

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo