1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Númenor era bem grande. Do tamanho do Mato Grosso do Sul

Tópico em 'J.R.R. Tolkien e suas Obras (Diga Amigo e Entre!)' iniciado por Elessar Hyarmen, 22 Dez 2012.

1. Elessar Hyarmen

Elessar Hyarmen Senhor de Bri

Levando em consideração o filme do Hobbit no cinema, juntei minha empolgação com a curiosidade e resolvi encontrar o tamanho aproximado da ilha de Númenor. Estava sem nada para fazer mesmo...

No mapa dos Contos Inacabados eu fiz o seguinte:

0,7 cm = 50 milhas = 80 km

1 milha = 1,6 km

1 légua = 4,8 km

Encontrando a escala no mapa

Fórmula E2 = d1 x E1 / d2

d1 = 4,7 cm (de Andunie até Romena)

E = ?

Portanto:

0,7 cm = 80 km

1 cm = x

1,0 x 80 = 0,7x

80 = 0,7

80/0,7 = 114,28571 ou x = 114 km

Dividindo a ilha de Númenor em vários quadrados (pequenos, médios e grandes) teremos:

Aq = Área do quadrado

Aq = a x b = Xkm2

Aq 114 x 114 = 12.996 km2

Quadrados grandes = 12 (no total). Então 12 x 12996 = 155.952

Quadrados médios = 41 (no total). Então 41 x 3249 = 133.209

Quadrados pequenos = 77 (no total). Então 77 x 812 = 62.524

Somando todas as três áreas:
    155.952 + 133.209 + 62.524 = 351.685 km2

Vale lembrar que eu dividi Numenor em varios quadrantes, pequenos, medios e grandes. Cada quadrantes das tres categorias possui uma determinada area. Eu somei quantos quadrados tinha de cada um e depois somei seus valores como mencionado acima.

Portanto, a ilha de Númenor possuía uma área de 351.685 km2. Teria mais ou menos o tamanho do Estado do Mato Grosso do Sul com uma área de 357.124 km2.

Enfim, Númenor era bem grande.

• Ótimo Ótimo x 9
    • Gostei! Gostei! x 4
    • LOL LOL x 2
  2. Morfindel Werwulf Rúnarmo

Morfindel Werwulf Rúnarmo Geofísico entende de terremoto

Mas lá diz que 0,7 cm=50 milhas? E de onde saiu esses 3249 e 812 km[SUP]2[/SUP]?

3. O que é mais incrível, o Elessar calculando isso ou o Morfindel contestando? :lol:

• LOL LOL x 5
    • Gostei! Gostei! x 1
  4. Grimnir

Grimnir Usuário

gostei do cálculo, mas achei um resultado diferente.

considerando
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    (que achei aqui no Valinor mesmo), a ilha parece estar dentro de um retângulo de 500x550 milhas, o que daria 275000 milhas quadradas. como Númenor não ocupa toda essa área, por ter o formato de uma estrela, teríamos que excluir os espaços vazios. acho que então seria possível encontrar as 168000 milhas quadradas citadas no Atlas de Arda.

• Gostei! Gostei! x 1
  5. Lórien Leaf

Lórien Leaf Usuário

Então era realmente uma ilha bem grande, grande o bastante para o povo desse país se desenvolver muito bem. Numenor devia ser bem rica em recursos naturais além claro, da boa formaçao e da ligação estreita com os elfos e semi-deuses de Valinor.

6. Túrin.Turambar

Túrin.Turambar Usuário

Pra colocar em perspectiva em relação à Terra Média, se esse for um mapa correto, Númeror era quase do tamanho da Grande Beleriand.

Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)

Eu sempre imaginei que fosse um décimo disso.

7. Lindoriel

Lindoriel Saurita Catita

MEO DEOOOOOOS eu jamais teria a "pachorra" de medir isso!! :lol:

Até porque sempre fui péssima com números... :oops:

• Gostei! Gostei! x 1
    • LOL LOL x 1
    • Mandar Coração Mandar Coração x 1
  8. abylos

abylos Usuário Usuário Premium

Alguém consegue calcular a parte que sobrou emersa(que era o santuario de iluvatar) depois da destruição dela?

Será que tem o tamanho da Terra do nunca? :P(pra um fanfic, meu sabe :roll:)

9. Túrin.Turambar

Túrin.Turambar Usuário

Era o topo de uma montanha né, não deve ser muita coisa.

10. Placebo

Placebo O Bonitão das Tapiocas

Ja tentei fazer esse calculo quando comprei 'contos inacabados' deu mais 400 mil km². o Elessar com certeza deve ter acertado.

11. Morfindel Werwulf Rúnarmo

Morfindel Werwulf Rúnarmo Geofísico entende de terremoto

12. Excluído049

Excluído049 Excluído a pedido

Bom. Nunca fui bom em álgebra, mas acredito que o cálculo está razoavelmente correto, levando em consideração as proporções que costumo ver nos mapas.

13. Felagund

Felagund Well-Known Member

Mas ai não são montanhas né? Para se caracterizar uma montanha, é necessário que a origem seja vulcanica (um vulcão morto, por exemplo) ou tectonica (codileiras). Então, quase que em todos os casos, as montanhas são sim conicas. Outras formações rochosas que não sejam dessas duas "fontes" citadas recebem outro nomes, como planaltos de altitude, chapadas, e etc...

Compartilhar