• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Numenor é Atlântida?

1134

Usuário
Não sei se alguem percebeu, mas achei vários indícios que a ilha de Numenor é o paraíso perdido de Atlântida... As coincidências são várias: Atlantida foi destruída por adorarem falsos deuses (assim como Numenor por esquecerem os Valar), ambas eram ilhas paradisíacas e inicialmente perfeitas, as duas foram tragadas pelo mar, etc.
Vocês concordam ou acham que viajei demais??
 
Sabe que eu já tinha pensado nisso antes. Pode ser que Tolkien tenha se inspirado em Atlantida para criar Numenor.
 
Vou bater numa teclinha que eu sempre bato... precisamos ver o pq ele disse que desejava criar uma "mitologia". Na verdade vemos muitas coisas na obras de Tolkien que nos lembram outras coisas de outras mitologias: é intencional. O livro foi feito com essa intenção, esse seria o livro que relata como ou de onde surgiram as outras mitologias. Por exemplo: Elfos. Os Elfos de verdade, com as histórias de verdade, seriam aqueles que Tolkien relata em suas obras. Com o passar do tempo as histórias desses Elfos foram passadas de boca em boca, modificadas, alteradas, acrescentadas, por tanto milênios, que acabaram no que a gente conhece hoje por mitologia nórdica. Nisso está a grande sacada de Tolkien, eu acho. "Explicar" (pseudo-explicar) de onde surgiram as lendas e as mitologias.

Númenor seria o que deu origem à lenda de Atlantida, sim :) Ou seja, a historia de Numenor, passada de boca em boca, de geração em geração, acabou chegando até nós como a lenda de Atlantida
 
quote:
Vou bater numa teclinha que eu sempre bato... precisamos ver o pq ele disse que desejava criar uma "mitologia". Na verdade vemos muitas coisas na obras de Tolkien que nos lembram outras coisas de outras mitologias: é intencional. O livro foi feito com essa intenção, esse seria o livro que relata como ou de onde surgiram as outras mitologias. Por exemplo: Elfos. Os Elfos de verdade, com as histórias de verdade, seriam aqueles que Tolkien relata em suas obras. Com o passar do tempo as histórias desses Elfos foram passadas de boca em boca, modificadas, alteradas, acrescentadas, por tanto milênios, que acabaram no que a gente conhece hoje por mitologia nórdica. Nisso está a grande sacada de Tolkien, eu acho. "Explicar" (pseudo-explicar) de onde surgiram as lendas e as mitologias.

Númenor seria o que deu origem à lenda de Atlantida, sim :) Ou seja, a historia de Numenor, passada de boca em boca, de geração em geração, acabou chegando até nós como a lenda de Atlantida





Tô besta...
Perfeita a sua explicação, DEriel. Parabens!

*******************
By Bastian Hawkins

Tenho em mim uma vontade
Que anseia amar-te, a resistir-me.
Pra revelar minha verdade.
Ou consurmir-me
 
quote:
Vou bater numa teclinha que eu sempre bato... precisamos ver o pq ele disse que desejava criar uma "mitologia". Na verdade vemos muitas coisas na obras de Tolkien que nos lembram outras coisas de outras mitologias: é intencional. O livro foi feito com essa intenção, esse seria o livro que relata como ou de onde surgiram as outras mitologias. Por exemplo: Elfos. Os Elfos de verdade, com as histórias de verdade, seriam aqueles que Tolkien relata em suas obras. Com o passar do tempo as histórias desses Elfos foram passadas de boca em boca, modificadas, alteradas, acrescentadas, por tanto milênios, que acabaram no que a gente conhece hoje por mitologia nórdica. Nisso está a grande sacada de Tolkien, eu acho. "Explicar" (pseudo-explicar) de onde surgiram as lendas e as mitologias.

Númenor seria o que deu origem à lenda de Atlantida, sim :) Ou seja, a historia de Numenor, passada de boca em boca, de geração em geração, acabou chegando até nós como a lenda de Atlantida




Melhor explicação que essa so em Mandos falando em Quenya com o proprio Tolkien.

"Vamos pra Valinor"
 
Sei la, mas q me deixou d queixo caido, isso deixou...

E eu tenho certeza q Tolkien se inspirou na lenda de Atlantida sim, ele mesmo fala (nao lembro se foi nos Contos Inacabados, acho q sim) q eh uma mençao...

"Faithless is he that says farewell when the road darkens."

*Gimli, filho de Glóin
 
Eu tb achei perfeita a explicação do Deriel!!! Tolkien pegou várias mitologias, e as usou como base para formar sua própria mitologia. Assim como o Brasil no movimento antropofágico, que visava pegar consumir a cultura extrangeira para criar uma própria...
 
eu aposto que se analizarmos a obra do tolkien com mais atenção perceberemos muitas outras semelhanças, afinal, naum foi tolkien que criou os dragões, trolls, elfos e anões. tudo isso foi coletado das histórias que já existem.

-------------------------
Barlach, o único anão de 2 metros de altura da Terra Média
 
exato. Tolkien criou os HOBBITS, com certeza.

Como não foi ele quem criou outros seres como os Trolls, ele foi acusado de plágio...

"Then Tom put the Ring round the end of his little finger and held it up to the candlelight... There was no sign of Tom disappearing!"
 
eu to traduzindo um estudo de sete paginas comparando numenor a atlantida e to enviando pra valinor em breve....

The words of a banished king
"I swear revenge"
Filled with anger aflamed our hearts
Full of hate full of pride
We screamed for revenge
 
Depois de ler o SdA e mais um pouco sobre Tolkien na net eu percebi essa parada de q Tolkien quis criar sua mitologia se baseando ans outras mas só q pra parecer o contrario, q as outras tinham se baseado nele!
Foi brilhante a explicação do Deriel!

"Nós temos todo o tempo do mundo, mas o mundo não tem o tempo todo pra nós"
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo