1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

"Numa toca no chão..."

Tópico em 'J.R.R. Tolkien e suas Obras (Diga Amigo e Entre!)' iniciado por Yuge, 12 Jan 2004.

  1. Yuge

    Yuge Usuário

    Hobbits vivem em tocas. Mas, por que? É apenas cultural, ou isso tem alguma função? Talvez o subterrâneo seja mais confortavel, seja melhor para conservação de alimentos na despença? De que forma imaginam que eram construidas? O que Tolkien escreveu sobre isso?
     
  2. Khalmyr

    Khalmyr Usuário

    As tocas vieram de uma das divisçoes dos Hobbits que viveram no pé de alguma montanha junto com anões

    acho que foi assim que os Hobbits começaram esse costume


    *desculpe a falta de detalhes é que estou sem o meu livro :mrgreen:
     
  3. Nerwen

    Nerwen Usuário

    Uma das origens da palavra Hobbit, é habbit, coelho em inglês... Talvez eles se sentissem mais protegidos vivendo em tocas. Sobre sua arquitetura, as únicas fontes de informação que conheço são as descritas no livro e os desenhos do Tolkien...
    um techo do livro:

    "Todos os hobbits viviam originalmente em tocas no chão, ou assim acreditavam, e nesse tipo de moradia ainda se sentiam mais à vontade; mas com o passar do tempo foram obrigados a adotar outros tipos de habitação. Na verdade, no Condado da época de Bilbo, geralmente apenas os mais ricos e os mais pobres mantinham o antigo hábito. Os mais pobres foram viver em tocas do tipo mais primitivo, na verdade meros buracos com apenas uma ou nenhuma janela, enquanto os abastados ainda construíam versões mais luxuosas da s escavações simples de antigamente.

    Mas locais adequados para esses tipos de túneis grandes e ramificados (ou smials, como os chamavam) não se encontravam em qualquer lugar, e nas planícies e nos distritos baixos os hobbits, conforme se multiplicavam, começaram a construir acima do solo. Na verdade, mesmo nas regiões montanhosas das aldeias mais antigas, como a Vila dos Hobbits ou Tuqueburgo, ou no distrito principal do Condado, que se chamava Grã Cava e ficava sobre as Colinas Brancas, havia agora muitas casas de madeira, tijolo ou pedra. Estas eram especialmente preferidas por mineiros, ferreiros, cordoeiros e carreteiros e outros profissionais do tipo, pois mesmo na época em que tinham tocas onde morar, os hobbits já estavam havia muito tempo acostumados a construir oficinas e barracões."
     
  4. No começo eles moravam em tocas ao pé das montanhas, mas depois que começaram a construir, eles passaram a morar em casas, mas estas continuavam a parecer tocas, portas redondas e sem janelas, e apenas um andar...... os hobbits odiavam dormir longe do chão..... acho q por tradição aos seus antepassados q eles faziam casas iguais a tocas...... e o q Nerwen disse parece certo, eles realmente lembram os coelhos, pelo nome, por serem pequenos, por morarem em tocas, por ter varios filhos e por terem pés peludos!!!!!heheheh :D
     
  5. Lothiriel

    Lothiriel Usuário

    construiram casas é? nao sabia!
     
  6. Yuge

    Yuge Usuário

    Queria saber como tocas como a de Bilbo foram construidas, com tantas janelas e corredores longos, não devia ser simplesmente cavar. Ou os hobbits eram engenheiros tão bons quanto os anões! ( o que eu não duvido!)
    Eu imaginava que algumas tocas poderiam ser casas com estrutura forte, um pouco abaixo do solo, parecidas com algumas casas vikings. Depois cobriam o telhado com uma camada de terra e a grama crescia por cima... isso traria algumas vantagens, pois facilmente poderia-se subir sobre a casa (tendo um quintal em cima dela). As portas redondas funcionariam como mais ou menos arcos, tendo portas grandes sem prejudicar a estrutura. Por fim, a casa-toca estaria bem isolada termicamente, fresca no verão e quente no inverno. A forma de construção que eu escrevi me parece mais simples e segura do que ir cavando numa colina. Várias tocas juntas eventualmente criariam grandes colinas artificiais.
     
  7. Deriel

    Deriel Administrador

    Isso é apenas lenda de crítico... Tolkien refuta a conexão entre hobbit e rabbit (coelho) em suas Cartas :mrgreen:
     
  8. Eldarwen

    Eldarwen Usuário

    Onde está que hobbits contruiam casas?
     
  9. Hansi

    Hansi Usuário

    Eldarwen: No Prólogo, SdA:SdA, página 6-8. :mrgreen:
     
  10. Nerwen

    Nerwen Usuário

    Deriel escreveu:
    Bom saber disso, não se pode confiar em tudo que se lê por ai... :mrgreen:


    Eldarwen escreveu:
    Vale lembrar que na aldeia de Bri havia muitos hobbits, estes tb moravam em casas... :wink:
     
  11. Mesmo no Condado já existem casas, no Prólogo do SdA p.6:

    "Na verdade, mesmo nas regiões montanhosas das aldeias mais antigas, como a Vila dos Hobbits ou Tuqueburgo, ou no distrito principal do Condado, que se chamava Grã Cava e ficava sobre as Colinas Brancas, havia agora muitas casas de madeira, tijolo ou pedra."

    Vale lembrar tb q antes de Frodo partir ele se mudou de casa, pode-se ter dúvidas se ele mudou pra uma casa mesmo ou para uma toca, as a dúvida se desfaz pelo fato de q quando a casa dele foi atacada por um Nazgûl, o seu amigo Fatty q tinha ficado lá conseguiu fugir pela porta dos fundos, uma toca não tem porta dos fundos.... senão ele teria entrado mais dentro da montanha....heheheh
     
  12. Nerwen

    Nerwen Usuário

    Me lembrei do caso do velho Magote, este tb morava em casa... Acho que as tocas ficavam mais limitadas para a vila dos hobbits. :wink:
     
  13. The NIGHT ELF

    The NIGHT ELF Usuário

    Talvez tocas fosse uma das coisas q eles faziam melhor pois pelo menos no filme eram muito bem feitas (era uma especialidade deles)
    eu ja vi uma maket do condado e na verdade naum eram igual no filme e sim um pouco para fora do chão descobertas entendem, naum eram enteira de grama por cima.Vou procurar o site e depois eu falo.....
     
  14. Eru- o Ilúvatar

    Eru- o Ilúvatar Usuário

    Outra coisa a se considerar. Hobbits também viviam em cidades habitadas por homens, e nesses lugares eles vivam em casas, não tocas.

    Seria como traçar uma dicotomia entre isso e a oposição entre morar em casa no interior e em apartamento nas grandes cidades.

    Lembram da Ponei Saltitante? Aquela estalagem inclusive tinha camas no tamanho certo para que hobbits nela dormissem. :wink:
     
  15. Chrysophylax

    Chrysophylax Usuário

    Eu tenho uma plataforma de RPG do Senhor dos Anéis que vem com diversos mapas de tocas e aldeias de hobbits.... se alguém quiser saber mais, eu escaneio e boto no forum..... okay? :mrgreen:
     
  16. Nandorë

    Nandorë Usuário

    A descrição e o desenho da Colina feitos por Tolkien me dão a impressão de que a Colina era bem natural. Realmente cavada no chão pelos hobbits...
    Tanto que é dito no primeiro capítulo dO Hobbit que a curva do túnel não era reta, seguia o flanco da Colina. Também é dito que os melhores cômodos ficavam do lado esquerdo de quem entra, pois eram os únicos com janelas. Se a Colina fosse artificial e feita por cima da toca, ela poderia ter janelas pra qualquer lado, pois a colina seria feita "depois". Não teria que seguir a curvatura...
     
  17. Siginbund

    Siginbund Usuário

    Poxa...meu Visinho Sr. Pé Soberbo mora numa meia agua aqui atras de casa...ele a mulher e os filho....a casinha é boa até...
    :lol: :lol: :lol: E vocês já perceberam a Semelhança de uma toca Hobbit e a Casa dos Telletubies??? IDENTICA

    Falando Sério Agora.... Os Hobbits Viveram com os Anões não foi?? será que os hobbits aprenderam a "escavar" com os anões? :tsc:
     
  18. bom hobbits gostava de conforto e proteção, e gostavam de coisas naturais, ou seja, cortar arvores, e construir alicersses no cham, acho que esta fora dos padrões dos hobbits.
     
  19. Sim! E depois um tempo, as tocas passaram a ser uma coisa que só as pessoas com dinheiro tinham, ou que vinham de famílias grtandes, como os Tûks de grandes Smials.
    Ou estão as tocas eram quase que um buraco no chão para os hobbits mais pobres. As casas foram ficando mais comum. Mas de apenas um andar, por favor!
    Beijos
    Lu
     
  20. Sim de um andar até pq eles ñ gostavam de esforços físicos, e mesmo as casas, eram imitações de tocas, como aquela que Frodo compra na terra do Buques se ñ me engano. :wink:
     

Compartilhar