• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

NROL-101 (podia ser um tópico para todos eles mas não: o NROL-101 é o cara legal)

dermeister

Ent cara-de-pau
Quem tem interesse em tecnologia de satélites e sensoreamento remoto, ou mesmo quem só acompanha lançamentos, definitivamente conhece as missões do NRO (National Reconnaissance Office, a agência dos EUA responsável pela aquisição de inteligência de sinais e imagem por satélite).

Os detalhes dos satélites e do perfil das missões são, naturalmente, secretos mas todos sabemos que são coisas muito, muito, suculentas. Imaginem câmeras com resolução de centímetros, imagens multi-espectrais, antenas capazes de pegar emissões de rádio fraquíssimas (e identificá-las automaticamente por análise de tráfego), radares de abertura sintética de deixar a comunidade científica com água na boca, etc. Enfim, qualquer coisa que a gente consegue imaginar com os dos pés no chão, eles definitivamente tem -- eles só não usam a tecnologia alienígena porque o que podia ajudar nisso fugiu e está passeando junto com o Simon Pegg e o Nick Frost (dsclp aí, é bobo mas eu gostei do filme).

Exceto pelo fato de que não dá para realmente esconder um satélite; dependendo das características da missão pode-se deixá-los mais ou menos discretos, mas nunca ocultá-los totalmente. Satélites de IMINT precisam ficar em órbitas baixas e missões de SIGINT são observáveis por causa das antenas enormes. Existe uma comunidade relativamente grande de pessoas interessadas em rastrear cada lançamento, determinar a natureza da missão, obter os elementos orbitais e atualizá-los periodicamente -- algumas vezes encontra-se coisas surpreendentes como um satélite geoestacionário "estacionado" ao lado de um Thuraya para espionar a telefonia celular via satélite no Oriente Médio inteiro (não precisam nem decriptar a comunicação para ser útil, metadados matam). Claro que isso é no mundo dos hobbies e nenhuma informação pública (OSINT) que temos aí sequer chega aos pés do que é obtido pelas agências de inteligência dos outros países (que tem suas próprias missões, mas não tem o orçamento quase infinito do Departamento de Defesa dos EUA).

Se não dá para esconder uma missão, a segunda melhor solução é divulgá-la controladamente e fazer marketing em cima (é tudo parte do black budget, mas sempre é bom que o público veja como parte do dinheiro é gasto) e assim chegamos nos famosos distintivos de missão dos NROL (eles são para cada missão, mas algumas envolvem mais de um satélite compartilhando o distintivo). Alguns dos meus preferidos:


NROL-37 precisa de um Cavaleiro Negro? Sem problema!

NROL-37_Mission_Patch.png



O NROL-55 é Vulcano também (o deus grego, não o Spock):

NROL-55_mission_badge.png



NROL-11 é um radar, e se ele fica corujando por aí ("corujar" também é gíria de radioamador) por que não ir direto ao ponto?

NROL-11_Mission_Patch.png



NROL-79: Atena é bem-vinda também:

NROL-79_Mission_Patch.png


NROL-34 para não deixar o Odin de fora (tem um olho só mas são dois satélites... Huginn e Muninn?)

NROL-34_Mission_Patch.png


NROL-35 tem uma feiticeira bad-ass!

NROL-35_Mission_Patch.png



NROL-39 criou um monte de controvérsia na época dele. Mas, ei, é uma missão de uma agência de inteligência para ajudar em objetivos militares que certamente envolvem descer morte e terror sobre os inimigos. Estavam querendo os ursinhos carinhosos?!

NROL_39.png





Mas o mais recente da turma, que deveria ter subido hoje se a missão não tivesse sido adiada. Senhoras e senhores, eis o NROL-101 (bem grandão porque esse distintivo merece):

NROL-101_Mission_Patch_BEM GRANDAO PORQUE ESSE MERECE.png

GOODNESS PERSISTS



É isso, temos tengwar no espaço agora.
 
Última edição:
É bem curioso que a despeito da função que o satélite vai desempenhar, pra simbolizar essas missões, ficou um espaço muito agradável e excelente pros criadores arrasarem na criatividade. Que bom que existe arte nessas missões!
 
E a próxima tentativa está marcada para amanhã (06/Nov) a partir das 19:30 UTC-03; a janela de lançamento fecha às 22:10 e eu estou aqui matutando sobre o que dá pra deduzir sobre a natureza da missão com isso.

Tem a agenda aqui com o banner estiloso e tudo: https://www.ulalaunch.com/missions/next-launch/atlas-v-nrol-101


l101_externalsitebanner.jpg

Só acho que podiam deixar a transcrição de fora para incentivar os curiosos a procurarem sobre tengwar :D
 
Depois de trocentos adiamentos, ele finalmente subiu lá pelas 19h de hoje! Estava meio perdido entre minhas coisas aqui e nem lembrei de assistir ao vivo, mas taí o vídeo do lançamento:


Eles comentam duas frases minguadas sobre os tengwar do distintivo aos 10:10 e a contagem regressiva começa aos 40:30.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo